1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Crianças no Mundo de Vinicius
Período: 16/10/2013
a 29/11/2013
Grupos Envolvidos:
Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2. JUSTIFICATIVA
Conforme
estabelece o artigo 9º, Inciso IX, da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de
2009, do Conselho Nacional de Educação, as práticas pedagógicas que compõem a
proposta curricular da Educação Infantil devem garantir experiências que promovam
o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de
música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e
literatura. No atendimento a essa diretriz, as educadoras do CEI Almerinda de
Albuquerque desenvolveram o projeto Crianças
no Mundo de Vinicius. Durante o desenvolvimento do projeto a poesia de
Vinicius de Moraes será utilizada não apenas para o desenvolvimento da
linguagem e do pensamento, mas também para a discussão de questões filosóficas,
despertando a sensibilidade das crianças.
3. OBJETIVOS
Levar a criança a:
·
Desenvolver a linguagem oral em variadas situações
comunicativas.
·
Ter contato com diferentes gêneros textuais.
·
Conversar sobre os sentimentos despertados pelos
poemas.
·
Caracterizar as personagens dos poemas.
·
Representar por meio de desenho e pintura os poemas
lidos.
·
Perceber as rimas presentes nos textos.
·
Criar seus próprios poemas
4. EXPERIÊNCIAS
Durante
o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·
Promovam o relacionamento e a interação das crianças
com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema,
dança teatro, poesia e literatura.
·
Possibilitem às crianças experiências de narrativas,
de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com
diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
·
Promovam o conhecimento de si por meio da ampliação
das experiências sensoriais, expressivas e corporais.
·
Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica
e musical.
·
Recriem, em contexto significativo para elas,
relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·
Ampliem a confiança e a participação nas atividades
individuais e coletivas.
5. ESTRATÉGIAS
·
Montagem de painel com poesias (e
imagens) de Vinícius
·
Apresentação do poeta Vinícius de Moraes
às crianças (fotos/pequena biografia)
·
Leitura do poema A ARCA DE NOÉ (Solicitar
que as crianças citem os animais que elas acham que estavam na arca e fazer
lista, tendo o professor como escriba)
·
Montagem de mural com A ARCA DE NOÉ,
utilizando gravuras.
·
Tarde de declamação de poemas de
Vinicius de Moraes na unidade.
·
Leitura do poema O RELÓGIO. (Levar um
relógio para a sala para que as crianças identifiquem o barulho que ele faz. Trabalhar
noções de tempo).
·
Leitura do poema A FORMIGA. (Trabalhar
relações de tamanho (medir as crianças e solicitar que digam quem é maior ou
menor, separar objetos de diferentes tamanhos, fazer listas com animais grandes
e pequenos, tendo o professor como escriba...).
·
Leitura do poema GALINHA D’ANGOLA.
(Disponibilizar material para pintura com a mão).
·
Leitura do poema AS BORBOLETAS.
(Solicitar que as crianças identifiquem as cores das borboletas na sala.
Disponibilizar material para pintura livre).
·
Leitura do poema O GIRASSOL, seguida de
brincadeiras de roda.
·
Leitura do poema O ELEFANTINHO.
(conversar com as crianças sobre o medo).
·
Leitura do poema O LEÃO. (Conversar com
as crianças acerca do que significa ser forte e valente).
·
Pintura pela sombra com as personagens
dos poemas.
·
Desfile dos bichos da Arca de Noé (fantasias).
·
Teatro de fantoches com as animais dos poemas.
·
Leitura do poema A CASA. (Fazer
atividade de colagem com palitos ou canudos).
·
Leitura do poema AQUARELA. (Promover
atividades de pintura em papel, tela, tecido ou parede).
·
Leitura do poema A FOCA. (Fazer
atividade de pintura para fantoche no palito).
·
Audição de músicas com letras de
Vinicius e seus parceiros.
·
Leitura do poema AS ABELHAS. (Fazer
degustação de mel).
·
Leitura do poema O PINGUIM. (Dançar a
dança do pinguim).
·
Leitura do poema CANÇÃO DA NOITE,
seguida de atividade de relaxamento.
·
Leitura do poema o PATO. (Conversar com
as crianças sobre as atitudes do pato e fazer atividade de pintura).
·
Leitura do poema O PERU, seguida de
dramatização pelas crianças.
·
Exibição de vídeos com os poemas do
autor.
·
Envio de poemas de Vinicius aos pais
para que leiam com os filhos.
·
Passeio ao Parque do Cocó (Manhã
Poética).
6. RECURSOS
● Livros
●
Revistas
● Tinta
guache
● CD
● DVD
● Papel
madeira
● Papel
sulfite
● Lápis
●
Canetinhas
● Giz de
cera
● Tesoura
sem ponta
● Palitos/canudinhos
7. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras sobre a evolução
das crianças no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem oral e da
expressão de seus sentimentos, bem como das interações entre elas. Os registros
(escritos e fotográficos) deverão acontecer durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução
Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília,
2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza:
PMF, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário