quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CRIANÇAS NO MUNDO DE VINÍCIUS

1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Crianças no Mundo de Vinicius

Período: 16/10/2013 a 29/11/2013

Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2. JUSTIFICATIVA

      Conforme estabelece o artigo 9º, Inciso IX, da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem garantir experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura. No atendimento a essa diretriz, as educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque desenvolveram o projeto Crianças no Mundo de Vinicius. Durante o desenvolvimento do projeto a poesia de Vinicius de Moraes será utilizada não apenas para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, mas também para a discussão de questões filosóficas, despertando a sensibilidade das crianças.

     

3.     OBJETIVOS

Levar a criança a:

·         Desenvolver a linguagem oral em variadas situações comunicativas.
·         Ter contato com diferentes gêneros textuais.
·         Conversar sobre os sentimentos despertados pelos poemas.
·         Caracterizar as personagens dos poemas.
·         Representar por meio de desenho e pintura os poemas lidos.
·         Perceber as rimas presentes nos textos.
·         Criar seus próprios poemas

4.      EXPERIÊNCIAS

Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:

·         Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, dança teatro, poesia e literatura.
·         Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
·         Promovam o conhecimento de si por meio da ampliação das experiências sensoriais, expressivas e corporais.
·         Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica e musical.
·         Recriem, em contexto significativo para elas, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·         Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.


5.      ESTRATÉGIAS

·         Montagem de painel com poesias (e imagens) de Vinícius
·         Apresentação do poeta Vinícius de Moraes às crianças (fotos/pequena biografia)
·         Leitura do poema A ARCA DE NOÉ (Solicitar que as crianças citem os animais que elas acham que estavam na arca e fazer lista, tendo o professor como escriba)
·         Montagem de mural com A ARCA DE NOÉ, utilizando gravuras.
·         Tarde de declamação de poemas de Vinicius de Moraes na unidade.
·         Leitura do poema O RELÓGIO. (Levar um relógio para a sala para que as crianças identifiquem o barulho que ele faz. Trabalhar noções de tempo).
·         Leitura do poema A FORMIGA. (Trabalhar relações de tamanho (medir as crianças e solicitar que digam quem é maior ou menor, separar objetos de diferentes tamanhos, fazer listas com animais grandes e pequenos, tendo o professor como escriba...).
·         Leitura do poema GALINHA D’ANGOLA. (Disponibilizar material para pintura com a mão).
·         Leitura do poema AS BORBOLETAS. (Solicitar que as crianças identifiquem as cores das borboletas na sala. Disponibilizar material para pintura livre).
·         Leitura do poema O GIRASSOL, seguida de brincadeiras de roda.
·         Leitura do poema O ELEFANTINHO. (conversar com as crianças sobre o medo).
·         Leitura do poema O LEÃO. (Conversar com as crianças acerca do que significa ser forte e valente).
·         Pintura pela sombra com as personagens dos poemas.
·          Desfile dos bichos da Arca de Noé (fantasias).
·          Teatro de fantoches com as animais dos poemas.
·         Leitura do poema A CASA. (Fazer atividade de colagem com palitos ou canudos).
·         Leitura do poema AQUARELA. (Promover atividades de pintura em papel, tela, tecido ou parede).
·         Leitura do poema A FOCA. (Fazer atividade de pintura para fantoche no palito).
·         Audição de músicas com letras de Vinicius e seus parceiros.  
·         Leitura do poema AS ABELHAS. (Fazer degustação de mel).
·         Leitura do poema O PINGUIM. (Dançar a dança do pinguim).
·         Leitura do poema CANÇÃO DA NOITE, seguida de atividade de relaxamento.
·         Leitura do poema o PATO. (Conversar com as crianças sobre as atitudes do pato e fazer atividade de pintura).
·         Leitura do poema O PERU, seguida de dramatização pelas crianças.
·         Exibição de vídeos com os poemas do autor.  
·         Envio de poemas de Vinicius aos pais para que leiam com os filhos.
·         Passeio ao Parque do Cocó (Manhã Poética).

6. RECURSOS
● Livros
● Revistas
● Tinta guache
● CD
● DVD
● Papel madeira
● Papel sulfite
● Lápis
● Canetinhas
● Giz de cera
● Tesoura sem ponta
● Palitos/canudinhos

7. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras sobre a evolução das crianças no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem oral e da expressão de seus sentimentos, bem como das interações entre elas. Os registros (escritos e fotográficos) deverão acontecer durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza: PMF, 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário