IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Pintando o 7
Período: 14/02/2013 a 28/02/2013
Grupos envolvidos: Educadoras, crianças e pais do Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque
JUSTIFICATIVA
A Resolução Nº 5 do Conselho Nacional de Educação, no artigo 9º, Inciso IX, institui que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem garantir experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de artes plásticas e gráficas.
A Proposta Pedagógica da Educação Infantil do Município de Fortaleza, que norteia o trabalho do CEI Almerinda de Albuquerque, aponta que o trabalho com as artes plásticas possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo, como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade e, nesse sentido, amplia o conhecimento de mundo que as crianças possuem. Manipulando
diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e
possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de
expressão artística, as crianças podem expressar pensamentos e emoções. A
partir desse entendimento foi criado o projeto Pintando o 7.
OBJETIVO GERAL
Levar as crianças a ampliar o conhecimento de si e do mundo por meio da
exploração de diferentes objetos e materiais gráficos, descobrindo novas formas
de manuseio, percebendo características, efeitos e propriedades diversas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar as crianças a
Produzir e apreciar obras de arte, valorizando suas produções e as dos outros artistas.
Desenvolver as percepções sensoriais por meio do contato com diferentes materiais e suportes.
Expressar seus sentimentos e emoções, utilizando a pintura como instrumento.
EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação das percepções sensoriais, expressivas e corporais que possibilitem a movimentação ampla, a expressão da individualidade e o respeito pelo ritmo e desejos das crianças.
Favoreçam a imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas de expressões gestual, verbal, plástica e musical.
Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social.
Promovam a imersão em atividades de artes plásticas.
Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Pintura livre e orientada em diferentes suportes (parede, tecido, bandejas de isopor e papelão, figuras e letras em gesso, pregadores de roupa, cartolina, papel madeira, caixas de papelão, embalagens plásticas...).
Confecção de painel com gravuras escolhidas pelas crianças.
Mistura de cores.
Observação de réplicas de quadros famosos para reprodução.
Pintura no corpo.
Dia da Beleza (Maquiagem, cabeleireiro, manicure).
Pintura com diferentes técnicas (pela sombra, espelhada, com sopro, com esponja, com seringa, com borrifador, com raspas de giz de cera...).
Exposição das obras produzidas pelas crianças (convidar os pais).
Brincadeira "Escorregando no Mingau".
Aula de culinária (gelatina).
Atividade de descolorir papel crepom.
Carimbo com legumes.
Tingimento em tecido (Tai Dai).
RECURSOS
Cola colorida, tinta guache, gizão de cera, pregadores de roupa, revistas, jornais, tesoura sem ponta, bandejas de isopor e de papelão, toucas higiênicas e material para aula de culinária, produtos de maquiagem, seringas, borrifadores, barbante, cartolina, papel madeira, papel crepom, anilina, maisena e tecidos.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto a partir da observação do envolvimento e da participação das crianças nas atividades propostas. Os registros serão escritos e fotográficos. Ao final do projeto, sugere-se visita a uma galeria de arte.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
Pintura livre e orientada em diferentes suportes (parede, tecido, bandejas de isopor e papelão, figuras e letras em gesso, pregadores de roupa, cartolina, papel madeira, caixas de papelão, embalagens plásticas...).
Confecção de painel com gravuras escolhidas pelas crianças.
Mistura de cores.
Observação de réplicas de quadros famosos para reprodução.
Pintura no corpo.
Dia da Beleza (Maquiagem, cabeleireiro, manicure).
Pintura com diferentes técnicas (pela sombra, espelhada, com sopro, com esponja, com seringa, com borrifador, com raspas de giz de cera...).
Exposição das obras produzidas pelas crianças (convidar os pais).
Brincadeira "Escorregando no Mingau".
Aula de culinária (gelatina).
Atividade de descolorir papel crepom.
Carimbo com legumes.
Tingimento em tecido (Tai Dai).
RECURSOS
Cola colorida, tinta guache, gizão de cera, pregadores de roupa, revistas, jornais, tesoura sem ponta, bandejas de isopor e de papelão, toucas higiênicas e material para aula de culinária, produtos de maquiagem, seringas, borrifadores, barbante, cartolina, papel madeira, papel crepom, anilina, maisena e tecidos.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto a partir da observação do envolvimento e da participação das crianças nas atividades propostas. Os registros serão escritos e fotográficos. Ao final do projeto, sugere-se visita a uma galeria de arte.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza: PMF, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário