1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Arraiá da Cumade Almerinda
Período:15/06/13 a 28/06/2012
Grupos
Envolvidos: Educadoras,
pais e crianças do CEI Almerinda de Albuquerque
2.
JUSTIFICATIVA
A comunidade do Lagamar, onde está localizado o Centro de
Educação Infantil Almerinda de Albuquerque, realiza, durante o período junino,
quadrilhas e festas. Entendendo a importância de valorizar nossas tradições
culturais, todos os anos o CEI Almerinda desenvolve com as crianças atividades
como a audição de músicas juninas, danças, brincadeiras, quadrilhas, etc. Em 2013,
a exemplo do que aconteceu nos anos anteriores, as famílias participarão do Arraiá da Cumade Almerinda junto com
os filhos.
3.
OBJETIVO GERAL
·
Levar as crianças a
conhecer as tradições juninas, a partir de atividades que possibilitem a
socialização, a expressão e a comunicação.
4. EXPERIÊNCIAS
Durante
o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·
Propiciem
a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições
culturais brasileiras.
·
Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio de
percepções sensoriais, expressivas e corporais, respeitando os ritmos e os
desejos de cada uma.
·
Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica
e social.
·
Recriem, em contexto significativo para elas, as
orientações espaçotemporais.
·
Ampliem a confiança e a participação nas atividades
individuais e coletivas.
·
Permitam elaborar a autonomia em ações de cuidado
pessoal, saúde e bem-estar.
·
Incentivem a curiosidade, a exploração, o
encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social, ao
tempo e à natureza.
·
Promovam a imersão em atividades como artes
plásticas, música, poesia e literatura.
5.
ESTRATÉGIAS
·
Envio de convite (incluindo as músicas que serão
trabalhadas no período) aos pais para que ensaiem com as crianças.
·
Envelope de gravuras com o tema
·
Audição de músicas juninas
·
Roda de canções
·
Debulha de feijão verde
·
Colagem: pipoca, grãos de milho, bandeirinhas
(cordão)
·
Atividades xerografadas (símbolos juninos)
·
Pula fogueira
·
Modelagem com massinha
·
Banho na bacia
·
Brincadeiras de Roda
·
Brincadeiras juninas (Corrida do ovo na colher, Acerte
a lata, Corrida da Pipoca, Árvore da Sorte, Busca ao Tesouro, etc.)
·
Ensaio/apresentação de danças com a participação de
crianças, educadoras e pais.
6. RECURSOS
● Envelopes de gravuras
● CD (músicas juninas)
● Papel sulfite
●Papel madeira
● Canetinhas coloridas
● Gizão de cera
● Cola colorida
● Tinta guache
● Massa de modelar
● Revistas/jornais
● Feijão para debulhar
● Chapéus de palha
● Tecido, palhas de coqueiro, peneiras e balões
para decorar a unidade.
● Brindes para sorteio nas brincadeiras
7. AVALIAÇÃO
* Conversa com os pais para conhecer a fala das
crianças acerca das atividades desenvolvidas na unidade.
* Parecer descritivo das educadoras acerca da
participação das crianças nas atividades sugeridas.
* Os registros (escritos e fotográficos) deverão
acontecer durante todo o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário