quarta-feira, 19 de junho de 2013

"ARRAIÁ" DA "CUMADE" ALMERINDA - O PROJETO

O Arraiá da Cumade Almerinda acontece todos os anos no CEI Almerinda de Albuquerque. As crianças debulham feijão, fabricam de bolo de milho, brincam de Pula Fogueira, Acerte a Lata e Corrida da Pipoca e, claro, dançam quadrilha ao lado dos pais e das educadoras.

1.   IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Arraiá da Cumade Almerinda
Período:15/06/13 a  28/06/2012
Grupos Envolvidos: Educadoras, pais e crianças do CEI Almerinda de Albuquerque

   2. JUSTIFICATIVA

      A comunidade do Lagamar, onde está localizado o Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque, realiza, durante o período junino, quadrilhas e festas. Entendendo a importância de valorizar nossas tradições culturais, todos os anos o CEI Almerinda desenvolve com as crianças atividades como a audição de músicas juninas, danças, brincadeiras, quadrilhas, etc. Em 2013, a exemplo do que aconteceu nos anos anteriores, as famílias participarão do Arraiá da Cumade Almerinda  junto com os filhos.

3.      OBJETIVO GERAL

·         Levar as crianças a conhecer as tradições juninas, a partir de atividades que possibilitem a socialização, a expressão e a comunicação.

4.      EXPERIÊNCIAS

Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·         Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.
·         Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio de percepções sensoriais, expressivas e corporais, respeitando os ritmos e os desejos de cada uma.
·         Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica e social.
·         Recriem, em contexto significativo para elas, as orientações espaçotemporais.
·         Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
·         Permitam elaborar a autonomia em ações de cuidado pessoal, saúde e bem-estar.
·         Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
·         Promovam a imersão em atividades como artes plásticas, música, poesia e literatura.    
5. ESTRATÉGIAS
·         Envio de convite (incluindo as músicas que serão trabalhadas no período) aos pais para que ensaiem com as crianças.
·         Envelope de gravuras com o tema
·         Audição de músicas juninas
·         Roda de canções
·         Debulha de feijão verde
·         Colagem: pipoca, grãos de milho, bandeirinhas (cordão)
·         Atividades xerografadas (símbolos juninos)
·         Pula fogueira
·         Modelagem com massinha
·         Banho na bacia
·         Brincadeiras de Roda
·         Brincadeiras juninas (Corrida do ovo na colher, Acerte a lata, Corrida da Pipoca, Árvore da Sorte, Busca ao Tesouro, etc.)
·         Ensaio/apresentação de danças com a participação de crianças, educadoras e pais.
6. RECURSOS
● Envelopes de gravuras
● CD (músicas juninas)
● Papel sulfite
●Papel madeira
● Canetinhas coloridas
● Gizão de cera
● Cola colorida
● Tinta guache
● Massa de modelar
● Revistas/jornais
● Feijão para debulhar
● Chapéus de palha
● Tecido, palhas de coqueiro, peneiras e balões para decorar a unidade.
● Brindes para sorteio nas brincadeiras

7. AVALIAÇÃO
* Conversa com os pais para conhecer a fala das crianças acerca das atividades desenvolvidas na unidade.
* Parecer descritivo das educadoras acerca da participação das crianças nas atividades sugeridas.
* Os registros (escritos e fotográficos) deverão acontecer durante todo o projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário