quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PALAVRAS EM TODO CANTO

LENDO O JORNAL E GRIFANDO O QUE PRECISA SER COBRADO MAIS TARDE.
O Inciso III da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, aponta que as que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que possibilitem às crianças a interação com a linguagem oral e escrita e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. Nesse sentido, faz parte da rotina de nossas crianças a exploração de livros, revistas e outros suportes textuais. Os pequenos demonstram cada vez mais interesse em manusear os livros da sala de aula e fazem perguntas sobre o que as educadoras estão escrevendo. Compreendendo que a criança deve conviver com a escrita em sua função social, as educadoras desenvolveram o projeto Palavras em Todo Canto.


OBJETIVOS

Exercitar a expressão em diferentes linguagens.
Desenvolver a linguagem oral em variadas situações comunicativas.
Ter contato com diferentes suportes textuais.
Desenvolver hipóteses de escrita.

ESTRATÉGIAS

Rodas de conversa 
Passeio pelos espaços da unidade para observação de cartazes, cardápio, painel de fotos e outros suportes textuais.
Passeio pelo entorno da instituição a fim de identificar numeração das casas, faixas com anúncios, etc.
Confecção de painel com o prenome das crianças.
Atividades utilizando embalagens com rótulos.
Envio de bilhetes para as crianças (Utilizar os Correios).
Visita do carteiro da rua (mostrar às crianças o que leva na bolsa e falar sobre o seu trabalho).
Teatro de fantoches
Chamadinhas com fichas de identificação.
Escrita coletiva de textos (carta, reconto de história, listas, etc.)
Atividades gráficas variadas.
Exploração de livros, revistas e outros suportes textuais.
Desenho livre e orientado
Leitura de histórias e poesias
Audição de músicas
Exibição de vídeos
Escrita no computador
Brincadeiras diversas (Telefone sem fio, Dramatizações, Faz de Conta, etc)
Exploração dos Envelopes de Gravuras.
Aulas de culinária.
Visita a uma livraria. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário