sábado, 26 de outubro de 2013

POESIA E MATEMÁTICA



A poesia para crianças, assim como a prosa, tem que ser antes de tudo, muito boa! De primeiríssima qualidade!!! Bela, movente, cutucante, nova, surpreendente, bem escrita... Mexendo com a emoção, com as sensações, com os poros, mostrando algo de especial ou que passaria despercebido, invertendo a forma usual de a gente se aproximar de alguém ou de alguma coisa... Prazerosa, triste, sofrente, se for a intenção do autor... Prazerosa, gostosa, lúdica, brincante, se for a intenção do autor... (ABRAMOVICH, 1989, p. 67).


Na turminha do Infantil 3, a educadora Roberta Bedê usou o poema A Formiga, de Vinicius de Moraes, para trabalhar comparação de tamanho. Depois de ler o texto, mediu a altura das crianças e marcou com fita adesiva colorida na parede da sala.  
Ainda explorando o poema A Arca de Noé, a educadora Eliane de Freitas, da turminha do Infantil 2, desenvolveu atividade semelhante. A partir do poema, incentivou as crianças a comparar o tamanho dos animais. Depois, mediu os pequenos e marcou as alturas com canetinha. Aí foi a vez de fazer relações de tamanho entre as crianças.
Além de possibilitar a apreciação do gênero poesia, a atividade recria, em contexto significativo para as crianças, relações de medida. Obrigada, Vinicius!














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