A
poesia para crianças, assim como a prosa, tem que ser antes de tudo, muito boa!
De primeiríssima qualidade!!! Bela, movente, cutucante, nova, surpreendente,
bem escrita... Mexendo com a emoção, com as sensações, com os poros, mostrando
algo de especial ou que passaria despercebido, invertendo a forma usual de a
gente se aproximar de alguém ou de alguma coisa... Prazerosa, triste, sofrente,
se for a intenção do autor... Prazerosa, gostosa, lúdica, brincante, se for a
intenção do autor... (ABRAMOVICH, 1989, p. 67).
Na turminha do Infantil 3, a
educadora Roberta Bedê usou o poema A Formiga,
de Vinicius de Moraes, para trabalhar comparação de tamanho. Depois de ler o
texto, mediu a altura das crianças e marcou com fita adesiva colorida na parede
da sala.
Ainda explorando o poema A Arca
de Noé, a educadora Eliane de Freitas, da turminha do Infantil 2, desenvolveu
atividade semelhante. A partir do poema, incentivou as crianças a comparar o
tamanho dos animais. Depois, mediu os pequenos e marcou as alturas com
canetinha. Aí foi a vez de fazer relações de tamanho entre as crianças.
Além de possibilitar a apreciação
do gênero poesia, a atividade recria, em contexto significativo para as
crianças, relações de medida. Obrigada, Vinicius!
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