terça-feira, 11 de março de 2014

EDUCAÇÃO COM SENTIDOS

Crianças e educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque vivem o projeto Educação com Sentidos. Quer conhecer?

1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Educação com sentidos

Período: 10/03/2014 a 30/04/2014

Grupos Envolvidos: Crianças e educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque.

2. JUSTIFICATIVA

      A Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, aponta no artigo 9º, Inciso I, que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem garantir experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação das percepções sensoriais. O Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil indica que as instituições de educação infantil devem organizar suas rotinas no sentido de garantir às crianças oportunidades para que sejam capazes de familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz. (BRASIL, 1998). Em atendimento a essas diretrizes, procuramos fazer do CEI Almerinda de Albuquerque um ambiente onde as crianças possam desenvolver todas as suas potencialidades. Os estímulos sensoriais, é claro, fazem parte desse trabalho.
      Basta um olhar atento para perceber o quanto as crianças da unidade fazem uso dos sentidos para estar no mundo. Os pequeninos do Infantil I manifestam seus agrados e desagrados por meio de gestos e do choro. As crianças maiores conversam com os adultos e entre si, desenham, pintam, falam acerca dos mais variados assuntos, escutam e reproduzem canções, contam e recontam histórias... A partir dessas observações nasceu o projeto Educação com Sentidos, cujo objetivo é oferecer estímulos sensoriais às crianças, sem descuidar dos estímulos afetivos, físicos e cognitivos.

3.      OBJETIVO GERAL

·         Oferecer às crianças estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos e gustativos, a fim de promover o conhecimento de si e do mundo a partir da ampliação das percepções sensoriais.

4.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Identificar e nomear diferentes objetos a fim de ampliar o vocabulário.
·         Identificar ausência e presença de sons no ambiente, desenvolvendo a percepção auditiva.
·         Experimentar diferentes sabores, expressando suas preferências alimentares.
·         Conhecer o próprio corpo, desenvolvendo atitudes de autocuidado.
·         Expressar afeto a partir do toque com as mãos.
·         Manusear diferentes objetos, explorando suas propriedades.
·         Identificar diferentes formas, cores e texturas.
·         Experimentar sensações provocadas por diferentes temperaturas.


5.      EXPERIÊNCIAS

Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·         Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio de percepções sensoriais, expressivas e corporais, respeitando os ritmos e os desejos de cada uma.
·         Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica e social.
·         Recriem, em contexto significativo para elas, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·         Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
·         Permitam elaborar a autonomia em ações de cuidado pessoal, saúde e bem-estar.
·         Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
·         Promovam a imersão em atividades como artes plásticas, música, poesia e literatura. 
·         Propiciem a interação e o conhecimento das manifestações e tradições culturais brasileiras.
6.      ESTRATÉGIAS

·         Tapete de Texturas
·         Caixa dos Cheiradores
·         Degustação de alimentos variados (preferencialmente aqueles que não fazem parte do cardápio).
·         Aula de culinária
·         Exploração das bandinhas musicais
·         Show de calouros
·         Roda de Canções
·         Audição de sons do cotidiano e músicas variadas
·         Exploração dos envelopes de gravuras
·         Quebra-cabeças
·         Jogo da memória
·         Chamadinha com fotos
·         Exploração fotos das crianças
·         Confecção de painel com fotos no pátio
·         Exibição de DVD com momentos vividos na unidade
·         Atividades de modelagem (argila/massinha)
·         Brincadeiras variadas (Bexiga Molhada, Corrida do Saci, Mímica, Estoura Balões, Dança das Cadeiras, Salve-se com um Abraço, Corrida com Água, Boliche maluco, Cabo de Guerra, Brincadeiras de Roda).
·         Teatro de sombras
·         Pinturas variadas (pela sombra, soprada, com barbante, com esponja)
·         Banho de bacia usando esponja
·         Pintura no rosto
·         Chuvinha de papel
·         Varal dos sons e dos cheiros
·         Atividade de reconhecimento de temperaturas (usar bacia com gelo, balde com água fria e morna, secadores de cabelo...)
·         Contação de histórias (utilizar também textos poéticos)
·         Exploração das caixas táteis e caixas com espelhos
·         Atividades com espelhos e lupas
·         Cabra-cega diferente (identificando objetos pelo tato, identificando alimentos pelo tato,  olfato e paladar....)
·         Massageando o colega
·         Atividades xerografadas (discriminação visual)
·         Medindo as crianças
·         Exploração dos Blocos Lógicos
·         Dia do cinema com pipoca
·         Teatro de fantoches/dedoches
·         Baile de máscaras
·         Confecção de binóculo com sucata
·         Confecção de sachet com sabonete
·         Carimbo com legumes
7.      RECURSOS

● Livros infantis
● CD/DVD
● Instrumentos musicais
● Papel sulfite
●Papel madeira
● Canetinhas coloridas
● Gizão de cera
● Argila
● Tinta guache
● Massa de modelar
● Revistas/jornais
● Álbuns de fotografias
● Baú de fantasias
● Esponjas de banho
● Espelhos e lupas
● Creme hidratante

8.      AVALIAÇÃO

Parecer descritivo das educadoras acerca da participação das crianças nas atividades sugeridas. Os registros (escritos e fotográficos) deverão acontecer durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL (1988). Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília:MEC/SEF, vol 1.
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.


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