1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Educação
com sentidos
Período: 10/03/2014
a 30/04/2014
Grupos Envolvidos: Crianças
e educadoras
do CEI Almerinda de Albuquerque.
2. JUSTIFICATIVA
A
Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, aponta no artigo 9º, Inciso
I, que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação
Infantil devem garantir experiências que promovam o conhecimento de si e do
mundo por meio da ampliação das percepções sensoriais. O Referencial Curricular
Nacional Para a Educação Infantil indica que as instituições de educação
infantil devem organizar suas rotinas no sentido de garantir às crianças
oportunidades para que sejam capazes de familiarizar-se com a imagem do próprio
corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações
que ele produz. (BRASIL, 1998). Em atendimento a essas diretrizes, procuramos
fazer do CEI Almerinda de Albuquerque um ambiente onde as crianças possam
desenvolver todas as suas potencialidades. Os estímulos sensoriais, é claro, fazem
parte desse trabalho.
Basta um
olhar atento para perceber o quanto as crianças da unidade fazem uso dos
sentidos para estar no mundo. Os pequeninos do Infantil I manifestam seus
agrados e desagrados por meio de gestos e do choro. As crianças maiores
conversam com os adultos e entre si, desenham, pintam, falam acerca dos mais
variados assuntos, escutam e reproduzem canções, contam e recontam histórias...
A partir dessas observações nasceu o projeto Educação com Sentidos, cujo objetivo é oferecer estímulos
sensoriais às crianças, sem descuidar dos estímulos afetivos, físicos e
cognitivos.
3. OBJETIVO GERAL
·
Oferecer às crianças estímulos visuais, auditivos,
táteis, olfativos e gustativos, a fim de promover o conhecimento de si e do
mundo a partir da ampliação das percepções sensoriais.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Identificar e nomear diferentes objetos a fim de
ampliar o vocabulário.
·
Identificar ausência e presença de sons no ambiente,
desenvolvendo a percepção auditiva.
·
Experimentar diferentes sabores, expressando suas
preferências alimentares.
·
Conhecer o próprio corpo, desenvolvendo atitudes de
autocuidado.
·
Expressar afeto a partir do toque com as mãos.
·
Manusear diferentes objetos, explorando suas
propriedades.
·
Identificar diferentes formas, cores e texturas.
·
Experimentar sensações provocadas por diferentes
temperaturas.
5. EXPERIÊNCIAS
Durante
o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·
Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio de
percepções sensoriais, expressivas e corporais, respeitando os ritmos e os
desejos de cada uma.
·
Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica
e social.
·
Recriem, em contexto significativo para elas, relações
quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·
Ampliem a confiança e a participação nas atividades
individuais e coletivas.
·
Permitam elaborar a autonomia em ações de cuidado
pessoal, saúde e bem-estar.
·
Incentivem a curiosidade, a exploração, o
encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social, ao
tempo e à natureza.
·
Promovam a imersão em atividades como artes
plásticas, música, poesia e literatura.
·
Propiciem a interação e o conhecimento das
manifestações e tradições culturais brasileiras.
6. ESTRATÉGIAS
·
Tapete de Texturas
·
Caixa dos Cheiradores
·
Degustação de alimentos variados (preferencialmente
aqueles que não fazem parte do cardápio).
·
Aula de culinária
·
Exploração das bandinhas musicais
·
Show de calouros
·
Roda de Canções
·
Audição de sons do cotidiano e músicas variadas
·
Exploração dos envelopes de gravuras
·
Quebra-cabeças
·
Jogo da memória
·
Chamadinha com fotos
·
Exploração fotos das crianças
·
Confecção de painel com fotos no pátio
·
Exibição de DVD com momentos vividos na unidade
·
Atividades de modelagem (argila/massinha)
·
Brincadeiras variadas (Bexiga Molhada, Corrida do
Saci, Mímica, Estoura Balões, Dança das Cadeiras, Salve-se com um Abraço,
Corrida com Água, Boliche maluco, Cabo de Guerra, Brincadeiras de Roda).
·
Teatro de
sombras
·
Pinturas
variadas (pela sombra, soprada, com barbante, com esponja)
·
Banho de
bacia usando esponja
·
Pintura
no rosto
·
Chuvinha
de papel
·
Varal dos
sons e dos cheiros
·
Atividade
de reconhecimento de temperaturas (usar bacia com gelo, balde com água fria e
morna, secadores de cabelo...)
·
Contação de histórias (utilizar também textos
poéticos)
·
Exploração das caixas táteis e caixas com espelhos
·
Atividades com espelhos e lupas
·
Cabra-cega diferente (identificando objetos pelo
tato, identificando alimentos pelo tato, olfato e paladar....)
·
Massageando o colega
·
Atividades xerografadas (discriminação visual)
·
Medindo as crianças
·
Exploração dos Blocos Lógicos
·
Dia do cinema com pipoca
·
Teatro de fantoches/dedoches
·
Baile de máscaras
·
Confecção de binóculo com sucata
·
Confecção de sachet
com sabonete
·
Carimbo com legumes
7. RECURSOS
● Livros
infantis
● CD/DVD
● Instrumentos
musicais
● Papel
sulfite
●Papel
madeira
●
Canetinhas coloridas
● Gizão
de cera
● Argila
● Tinta
guache
● Massa
de modelar
●
Revistas/jornais
● Álbuns
de fotografias
● Baú de
fantasias
● Esponjas
de banho
● Espelhos
e lupas
● Creme
hidratante
8. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras
acerca da participação das crianças nas atividades sugeridas. Os registros
(escritos e fotográficos) deverão acontecer durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL (1988). Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Ministério
da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental.
Brasília:MEC/SEF, vol 1.
BRASIL. Resolução
Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília,
2009.
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