terça-feira, 4 de agosto de 2015

O BOI DA CARA DE TODAS AS CORES

O CEI Almerinda de Albuquerque recebeu as crianças para o segundo semestre letivo com muita brincadeira e música. O Boi da Cara Preta esteve presente na Hora da História e antes do repouso. A personagem do nosso folclore faz tanto sucesso no centro que virou até tema de projeto. Veja a seguir.


1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: O Boi da Cara de Todas as Cores
Período: 03/08/2015 a 04/09//2015
Grupos Envolvidos: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2.      JUSTIFICATIVA

               A Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, determina no Artigo 9º, Inciso XI, que “as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras”. Assim, o CEI Almerinda de Albuquerque inclui em sua rotina diária brincadeiras populares e cantigas de roda como forma de aproximar o folclore da realidade das crianças. Além de estimular o movimento, fundamental para a faixa etária atendida no centro (1 a 3 anos), elas favorecem a interação com as linguagens gestual, verbal e musical.
               Durante o projeto Cantos, Encantos e Acalantos realizamos algumas atividades envolvendo o Boi Bumbá (audição de música, danças, pinturas e colagens em gravuras, etc.). O Boi encantou tanto os pequenos que adquirimos o livro O Boi da Cara de Todas as Cores (Clarisse Ilgenfritz, Editora Armazém da Cultura) para animar a Hora da História. A contação fez o maior sucesso e resolvemos transformar essa personagem no anfitrião de uma festa que vai acontecer durante todo o mês de agosto no CEI. A ideia é deixar que O Boi da Cara de Todas as Cores (nome emprestado do livro para o projeto) convide personagens do folclore brasileiro para interagir com as crianças, que também vão explorar brinquedos e brincadeiras tradicionais.

3.      OBJETIVOS

·     Resgatar brincadeiras e brinquedos populares a fim de estimular o contato das crianças com a cultura infantil ancestral de seus pais ou responsáveis e familiares.
·         Promover a interação das crianças com as linguagens gestual, verbal, musical, dramática e plástica a partir das tradições culturais brasileiras.

4. EXPERIÊNCIAS

Em atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VII – possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade.
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
X – promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
XI – propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos;

5. ESTRATÉGIAS

·    Contação de histórias (O Boi da Cara de Todas as Cores; Saci, o Amigo da Floresta; Curupira; A Mula-sem-cabeça; Lobisomem; A Festa no Céu; Iara, a Mãe D’água, etc.). 
·         Brincadeira do Boi Bumbá
·         Exploração do Baú de Brinquedos Tradicionais 
·         Construção de brinquedos com sucata (milonga, peteca, pipa). Convidar os pais das crianças para participar da atividade.
·         Brincadeiras de Roda
·         Audição de músicas folclóricas
·         Teatro com personagens do nosso folclore
·         Brincadeiras diversas (Jogo de Bila, Corrida do Saci, Boliche com personagens do folclore, Corrida do Saco, Dança da Laranja, Corrida do Ovo na Colher, Acerte a Lata, Boca do Palhaço, Cabra-Cega, Esconde-Esconde, Estátua, Amarelinha, Morto-Vivo, Pula Corda, Bambolê, Corrida de cavalinhos de pau, Dança das Cadeiras, Cabo de Guerra, Bola no Lençol, Pula-Pipoca...)
·         Desenho livre e orientado
·         Confecção de painel com brincadeiras tradicionais 
·         Teatro de Dedoches/Fantoches
·         Pintura em diferentes suportes (tecido, azulejo, bandeja de isopor, prato de papelão, cartolina, etc.)
·         Modelagem com argila
·         Arte com areia colorida na garrafinha
·         Atividade com tampinhas coloridas
·         Circuito psicomotor
·         Exibição de vídeos
·         Degustação de comidas típicas

6. AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá durante todo o projeto, por meio das observações acerca do envolvimento das crianças nas diversas atividades desenvolvidas. O registro deverá ser feito no Caderno de Registro Diário do Professor. Sugere-se a produção de fotos e vídeos das experiências.

7. REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Artes- Brasília MEC/SEF, 1998.

PECHI, Daniela. O Jeito Certo de Trabalhar o Folclore. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jeito-certo-trabalhar-folclore-635351.shtml. Acesso em 03/08/2015. 

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