O CEI Almerinda de Albuquerque desenvolve, no período de 04/09/2015 a 02/10//2015, o projeto intitulado Tem Bicho no Livro.
1.
IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Tem Bicho no Livro
Período: 04/09/2015 a 02/10//2015
Grupos
Envolvidos: Educadoras,
crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2.
JUSTIFICATIVA
As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque já
possuem um bom repertório de personagens dos vários livros utilizados na Hora
da História. Dentre essas personagens, os animais são os preferidos dos
pequeninos, que imitam suas vozes e seus movimentos, além de recontarem partes
dos enredos.
Durante o desenvolvimento do projeto O Boi da Cara de Todas as Cores, mais
uma vez observamos o interesse da turma pelos bichos presentes nas histórias.
Diante disso, as educadoras selecionaram alguns livros, no acervo da
instituição, para serem apresentados às crianças no projeto intitulado Tem Bicho no Livro. A escolha levou em
conta a preferência das crianças e outras obras literárias, cujos protagonistas são animais.
Cientes da importância do contato com os
livros para o desenvolvimento da linguagem oral, da imaginação, da fantasia e
da afetividade da criança, pretendemos enriquecer a Hora da História,
apresentando as obras com apoio de recursos como álbum seriado, teatro de
fantoches, dramatizações, cinema, etc. Durante o planejamento pedagógico, as
educadoras pesquisaram e listaram algumas estratégias que poderiam ser
utilizadas no trabalho com cada livro, além dos tradicionais recontos.
A importância do protagonismo das crianças nas diferentes práticas norteou as
discussões do grupo. Assim, acordou-se ouvir atentamente o que os pequenos já
sabem sobre o tema e, ainda, incentivá-los a sugerir brincadeiras, outros
livros que desejam conhecer, animais que podem ser levados às salas, etc.
3.
OBJETIVOS
·
Promover a interação das crianças com os livros a
fim de que desenvolvam o gosto pela literatura e o comportamento leitor.
·
Possibilitar o contato das crianças com diferentes
animais para que possam respeitá-los e valorizá-los.
4. EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à
Resolução Nº 05/2009 do Conselho Nacional de Educação, durante o
desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o
conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais,
expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da
individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão
das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de
vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e
musical;
III - possibilitem às
crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem
oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações
quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e
a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade,
a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento
das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o
relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de
música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e
literatura;
X – promovam a interação,
o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da
sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos
naturais.
XI – propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das
manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a
utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e
outros recursos tecnológicos e midiáticos;
5.
ESTRATÉGIAS
·
Leitura/Contação de histórias (SUGESTÕES)
Nº
|
TÍTULO
|
AUTOR
|
EDITORA
|
1.
|
A
ARCA DE NOÉ
|
RUTH ROCHA
|
MARIANA MASSARANI
|
2.
|
A
DOCE COZINHEIRA BORBOLETINHA
|
NANA TOLEDO
|
VALE DAS LETRAS
|
3.
|
A
ESCOLA DOS BICHOS
|
HORÁCIO DÍDIMO
|
ED. DEMÓCRITO ROCHA
|
4.
|
A
FAMÍLIA DO SAPO SAPECA
|
NANA TOLEDO
|
VALE DAS LETRAS
|
5.
|
A
FESTA NO CÉU
|
ÂNGELA LAGO
|
MELHORAMENTOS
|
6.
|
A
VIDA NO SERTÃO É FELIZ OU NÃO?
|
DALILA JUCÁ
|
SEDUC
|
7.
|
BALAS,
BOMBONS, CARAMELOS
|
ANA MARIA MACHADO
|
MODERNA
|
8.
|
CAMILÃO,
O COMILÃO
|
ANA MARIA MACHADO
|
SALAMANDRA
|
9.
|
DE
PATAS, PENAS E ESCAMAS
|
MALÔ CARVALHO
|
AUTÊNTICA
|
10.
|
ELEFANTE
|
RUTH ROCHA
|
SALAMANDRA
|
11.
|
EUGÊNIO,
O GÊNIO
|
RUTH ROCHA
|
ÁTICA
|
12.
|
GATO
QUE PULAVA EM SAPATO
|
FERNANDA LOPES DE ALMEIDA
|
ÁTICA
|
13.
|
O
BANHO DA BICHARADA
|
LUCIANO ALBUQUERQUE
|
SEDUC
|
14.
|
O
DESFILE DOS BICHOS
|
ELISABETE VIANA
|
SEDUC
|
15.
|
O
PASSARINHO QUE NÃO SABIA VOAR
|
FABIANO DOS SANTOS
|
LITTERE
|
16.
|
O
SANDUÍCHE DA MARICOTA
|
AVELINO GUEDES
|
MODERNA
|
17.
|
OS
IRMÃOS CARNEIRINHO e CARNEIRÃO
|
NANA TOLEDO
|
VALE DAS LETRAS
|
18.
|
QUEM
SOLTOU O PUM?
|
BLANDINA FRANCO
|
MELHORAMENTOS
|
19.
|
QUERO
UM BICHO DE ESTIMAÇÃO
|
LAUREN CHILD
|
CIA. DAS LETRINHAS
|
20.
|
VIDA
NO MAR
|
JORGE FERNANDO DOS SANTOS
|
PRUMO
|
SUGESTÕES
DE ATIVIDADES A PARTIR DAS HISTÓRIAS
Nº
|
TÍTULO DO LIVRO
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
1.
|
A Arca
de Noé
|
·
Montar,
junto com as crianças, uma arca em papel madeira. Disponibilizar livros e
revistas para que procurem gravuras, recortem e colem na arca.
·
Fazer
barquinhos de papel para brincadeira na água.
·
Produzir
texto coletivo, tendo professor como escriba (lista de animais da arca).
·
Imitar
os animais da arca (vozes, movimentos).
·
Promover
roda de canções (O Pato, O Leão, A Girafa, etc.).
·
Ouvir o
CD Arca de Noé, incentivando as crianças a acompanharem as canções.
|
2.
|
A Doce Cozinheira
Borboletinha
|
·
Contar
a história com apoio de dedoches (avental)
·
Cantar,
junto com as crianças, a música que deu origem ao livro.
·
Confeccionar
borboletinhas com carimbo das mãos das crianças.
·
Produzir
borboletinha com papel 60 Kg (asas pintadas pelas crianças) e colher de
plástico (corpo).
·
“Aula”
de culinária (brigadeiro)
·
Pintar
gravura da borboleta (atividade coletiva)
|
3.
|
A
Escola dos Bichos
|
·
Contar
a história com apoio de palitoches das personagens.
·
Construir
painel com as personagens, incentivando as crianças a identificarem/imitarem
os animais.
·
Promover
desfile de personagens (máscaras/fantasias)
·
Disponibilizar
gravuras das personagens para que as crianças pintem e colem palitos de
picolé.
|
4.
|
A
Família do Sapo Sapeca
|
·
Contar
a história com apoio da televisão de rolo.
·
Conversar
com as crianças sobre os cuidados com o corpo, utilizando materiais de
higiene como apoio.
·
Confeccionar,
junto com as crianças, máscaras do sapo em prato de papelão.
·
Brincar
de Corrida de Sapos, incentivando a participação de todas as crianças.
·
Promover
a brincadeira Banho sem Água.
|
5.
|
A Festa
no Céu
|
· Dramatizar
a história com a participação das crianças.
·
Explorar
a bandinha de música e caixa de violões.
·
Confeccionar
violões em papel 60 Kg. Incentivar as crianças a pintarem e colarem cordas
(fios de lã).
·
Brincar
com quebra-cabeça da tartaruga.
·
Confeccionar
tartaruga com garrafa PET e pedacinhos de E.V.A.
·
Promover
roda de canções, com apoio de fantoches.
|
6.
|
A Vida
no Sertão é Feliz ou não?
|
·
Conversar
com as crianças sobre os animais do sertão (Conhecem o sertão? Já viram
alguns dos animais da história?, etc.)
·
Promover
roda de canções, incentivando as crianças a citarem os animais da história.
·
Montar
painel com gravuras dos animais da fazenda.
Brincar de Imitando
os Animais (vozes e movimentos).
|
7.
|
Balas,
Bombons, Caramelos
|
·
Promover
escovação orientada
·
Brincar
de escovar os dentes do hipopótamo (desenho em papel madeira) .
·
Confeccionar
painel com alimentos saudáveis e alimentos que podem provocar danos à saúde.
·
Exibir
o vídeo Escovando os Dentes e
conversar com as crianças sobre o enredo.
|
8.
|
Camilão,
o Comilão
|
·
Montar
painel com gravuras dos alimentos citados no livro. Solicitar que as crianças
apontem as quantidades. Anotar ao lado das gravuras.
·
Produzir
lista dos alimentos que a personagem ganhou dos amigos (texto coletivo, tendo
professor como escriba).
·
Promover
degustação com um ou mais dos alimentos citados na história.
·
Exibir
gravuras de alimentos (meio físico ou virtual). Solicitar que as crianças
expressem suas preferências alimentares.
|
9.
|
De
Patas, Penas e Escamas
|
·
Dispor
nas mesinhas gravuras (ou fantoches) de animais. Solicitar que as crianças
imitem as vozes de cada animal.
·
Fazer
mímica dos animais para que as crianças identifiquem cada um. (As crianças
também devem imitar).
·
Confeccionar
painel com animais, dividindo por características ou habitat.
·
Exibir
os vídeos Bichos I e Bichos II e promover atividade de desenho orientado.
|
10.
|
Elefante
|
·
Promover
desfile com máscaras/fantasias de elefante.
·
Disponibilizar
gravuras de animais para que as crianças separem por tamanho (grande/pequeno)
·
Confeccionar,
junto com as crianças, um elefante de sucata.
·
Disponibilizar
gravura de elefante para a produção de colagem com pedacinhos de E.V.A.
|
11.
|
Eugênio,
o Gênio
|
·
Depois
da leitura da história, conversar com as crianças sobre o significado de
algumas expressões (o que é ser um gênio?, o que é ter mau gênio?, o que
significa empacar?, etc.)
·
Brincar
com as crianças de vaiar o que não gostam e aplaudir o que gostam, usando
envelope de gravuras como apoio.
·
Promover
passeio de carroça puxada por burro no entorno da unidade.
·
Solicitar
que as crianças desenhem o que mais gostaram no passeio.
|
12.
|
O Gato
que Pulava em Sapato
|
·
Promover
diversas atividades psicomotoras (Cama de Gato, Circuito, Corrida dos
Animais, Mamãe, Posso Ir?, Patins Engraçados, Pobre Gatinho, Gato e Rato, etc.)
·
Brincar
de Amarelinha com as crianças calçando sapatos maiores que os pés.
·
Levar
um gato ao pátio para observação das crianças.
|
13.
|
O Banho
da Bicharada
|
·
Conversar
com as crianças sobre a importância da higiene corporal, usando envelope de
gravuras como apoio.
·
Promover
a brincadeira Banho sem água.
·
Listar
os animais da história e as partes do corpo que eles lavam.
·
Promover
atividade de desenho livre (cada criança deve escolher o animal que quer
representar).
|
14.
|
O
Desfile dos Bichos
|
·
Apresentar
teatro de sombras com as personagens da história.
·
Promover
Baile dos Animais (as crianças devem usar máscaras e/ou fantasias).
·
Confeccionar
mural com gravuras das personagens.
·
Colocar
diversos brinquedos de animais em caixa-surpresa. Incentivar as crianças a
retirarem o animal da caixa, identificá-lo e imitá-lo.
|
15.
|
O
Passarinho que não Sabia Voar
|
·
Conversar
com as crianças sobre os pássaros que vivem em gaiolas.
·
Brincar
de Passarinho no Ninho, Cobra no
Buraco.
·
Levar
alguns pássaros para observação das crianças.
·
Tentar
fotografar os passarinhos que visitam a unidade e mostrar às crianças
(passarinhos que sabem voar).
|
16.
|
O Sanduíche
da Maricota
|
·
Promover
roda de conversa sobre os alimentos de que as crianças gostam/não gostam,
utilizando gravuras (meio físico ou virtual).
·
Dramatizar
a história com as crianças.
·
Promover
“aula” de culinária. Cada criança deve preparar um sanduíche, escolhendo o
recheio.
·
Solicitar
que cada criança liste o que colocou no sanduíche. Anotar no quadro.
|
17.
|
Os
Irmãos Carneirinho e Carneirão
|
·
Cantar,
junto com as crianças, a canção que deu origem ao livro.
·
Disponibilizar
gravuras de carneiros para colagem com algodão.
·
Disponibilizar
bandinha para livre exploração.
|
18.
|
Quem
Soltou o Pum?
|
·
Perguntar
às crianças quem tem um cachorro e incentivá-las a falar sobre ele (nome, o
que come, o que faz?).
·
Levar
um cachorro para o pátio para brincar com as crianças.
·
Montar
um cachorro a partir de dobradura de papel.
|
19.
|
Quero
um Bicho de Estimação
|
·
Conversar
com as crianças sobre os animais de estimação. Solicitar que elas falem sobre
seus animais de estimação (nome, alimentação, etc.)
·
Escrever
lista de animais de estimação das crianças (texto coletivo, tendo professor
como escriba)
·
Promover
desenho orientado com canetinhas (Meu Animal de Estimação)
|
20.
|
Vida no
Mar
|
·
Montar
painel com gravuras de animais que vivem no mar.
·
Brincar
de pescaria (peixinhos de E.V.A)
·
Confeccionar
peixinhos com pratos de papelão.
·
Levar
peixinhos no aquário para observação das crianças.
·
Promover
passeio à praia.
|
OBSERVAÇÃO: Sugere-se que os pais possam levar à unidade seus
animaizinhos de estimação para serem apresentados às crianças.
6. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto, por
meio das observações acerca do envolvimento das crianças nas diversas atividades
desenvolvidas. O registro deverá ser feito no Caderno de Registro Diário do
Professor. Sugere-se a produção de fotos e vídeos das experiências.
7.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de
Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
Instituto Avisa Lá – Formação
continuada de educadores. Diretrizes em
ação: qualidade no dia a dia da educação infantil / Instituto Avisa Lá –
Formação continuada de educadores, Ministério da Educação; Fundo das Nações
Unidas para a Infância ‑
UNICEF – São Paulo : Ed.Instituto Avisa Lá , 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário