quinta-feira, 10 de setembro de 2015

TEM BICHO NO LIVRO

O CEI Almerinda de Albuquerque desenvolve, no período de  04/09/2015 a 02/10//2015, o projeto intitulado Tem Bicho no Livro. 

1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Tem Bicho no Livro
Período: 04/09/2015 a 02/10//2015
Grupos Envolvidos: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2.      JUSTIFICATIVA

As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque já possuem um bom repertório de personagens dos vários livros utilizados na Hora da História. Dentre essas personagens, os animais são os preferidos dos pequeninos, que imitam suas vozes e seus movimentos, além de recontarem partes dos enredos.
Durante o desenvolvimento do projeto O Boi da Cara de Todas as Cores, mais uma vez observamos o interesse da turma pelos bichos presentes nas histórias. Diante disso, as educadoras selecionaram alguns livros, no acervo da instituição, para serem apresentados às crianças no projeto intitulado Tem Bicho no Livro. A escolha levou em conta a preferência das crianças e outras obras literárias, cujos protagonistas são animais.
Cientes da importância do contato com os livros para o desenvolvimento da linguagem oral, da imaginação, da fantasia e da afetividade da criança, pretendemos enriquecer a Hora da História, apresentando as obras com apoio de recursos como álbum seriado, teatro de fantoches, dramatizações, cinema, etc. Durante o planejamento pedagógico, as educadoras pesquisaram e listaram algumas estratégias que poderiam ser utilizadas no trabalho com cada livro, além dos tradicionais recontos. A importância do protagonismo das crianças nas diferentes práticas norteou as discussões do grupo. Assim, acordou-se ouvir atentamente o que os pequenos já sabem sobre o tema e, ainda, incentivá-los a sugerir brincadeiras, outros livros que desejam conhecer, animais que podem ser levados às salas, etc.

3.      OBJETIVOS

·         Promover a interação das crianças com os livros a fim de que desenvolvam o gosto pela literatura e o comportamento leitor.
·         Possibilitar o contato das crianças com diferentes animais para que possam respeitá-los e valorizá-los.
4. EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à Resolução Nº 05/2009 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
X – promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
XI – propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos;

5. ESTRATÉGIAS
·         Leitura/Contação de histórias (SUGESTÕES)
TÍTULO
AUTOR
EDITORA
1.
A ARCA DE NOÉ
RUTH ROCHA
MARIANA MASSARANI
2.
A DOCE COZINHEIRA BORBOLETINHA
NANA TOLEDO
VALE DAS LETRAS
3.
A ESCOLA DOS BICHOS
HORÁCIO DÍDIMO
ED. DEMÓCRITO ROCHA
4.
A FAMÍLIA DO SAPO SAPECA
NANA TOLEDO
VALE DAS LETRAS
5.
A FESTA NO CÉU
ÂNGELA LAGO
MELHORAMENTOS
6.
A VIDA NO SERTÃO É FELIZ OU NÃO?
DALILA JUCÁ
SEDUC
7.
BALAS, BOMBONS, CARAMELOS
ANA MARIA MACHADO
MODERNA
8.
CAMILÃO, O COMILÃO
ANA MARIA MACHADO
SALAMANDRA
9.
DE PATAS, PENAS E ESCAMAS
MALÔ CARVALHO
AUTÊNTICA
10.
ELEFANTE
RUTH ROCHA
SALAMANDRA
11.
EUGÊNIO, O GÊNIO
RUTH ROCHA
ÁTICA
12.
GATO QUE PULAVA EM SAPATO
FERNANDA LOPES DE ALMEIDA
ÁTICA
13.
O BANHO DA BICHARADA
LUCIANO ALBUQUERQUE
SEDUC
14.
O DESFILE DOS BICHOS
ELISABETE VIANA
SEDUC
15.
O PASSARINHO QUE NÃO SABIA VOAR
FABIANO DOS SANTOS
LITTERE
16.
O SANDUÍCHE DA MARICOTA
AVELINO GUEDES
MODERNA
17.
OS IRMÃOS CARNEIRINHO e CARNEIRÃO   
NANA TOLEDO
VALE DAS LETRAS
18.
QUEM SOLTOU O PUM?
BLANDINA FRANCO
MELHORAMENTOS
19.
QUERO UM BICHO DE ESTIMAÇÃO
LAUREN CHILD
CIA. DAS LETRINHAS
20.
VIDA NO MAR
JORGE FERNANDO DOS SANTOS
PRUMO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES A PARTIR DAS HISTÓRIAS
TÍTULO DO LIVRO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1.
A Arca de Noé
·         Montar, junto com as crianças, uma arca em papel madeira. Disponibilizar livros e revistas para que procurem gravuras, recortem e colem na arca.
·         Fazer barquinhos de papel para brincadeira na água.
·         Produzir texto coletivo, tendo professor como escriba (lista de animais da arca).
·         Imitar os animais da arca (vozes, movimentos).
·         Promover roda de canções (O Pato, O Leão, A Girafa, etc.).
·         Ouvir o CD Arca de Noé, incentivando as crianças a acompanharem as canções.
2.
A Doce Cozinheira Borboletinha
·         Contar a história com apoio de dedoches (avental)
·         Cantar, junto com as crianças, a música que deu origem ao livro.
·         Confeccionar borboletinhas com carimbo das mãos das crianças.
·         Produzir borboletinha com papel 60 Kg (asas pintadas pelas crianças) e colher de plástico (corpo).
·         “Aula” de culinária (brigadeiro)
·         Pintar gravura da borboleta (atividade coletiva)
3.
A Escola dos Bichos
·         Contar a história com apoio de palitoches das personagens.
·         Construir painel com as personagens, incentivando as crianças a identificarem/imitarem os animais.
·         Promover desfile de personagens (máscaras/fantasias)
·         Disponibilizar gravuras das personagens para que as crianças pintem e colem palitos de picolé.   
4.
A Família do Sapo Sapeca
·         Contar a história com apoio da televisão de rolo.
·         Conversar com as crianças sobre os cuidados com o corpo, utilizando materiais de higiene como apoio.
·         Confeccionar, junto com as crianças, máscaras do sapo em prato de papelão.
·         Brincar de Corrida de Sapos, incentivando a participação de todas as crianças.
·         Promover a brincadeira Banho sem Água.


5.
A Festa no Céu
·      Dramatizar a história com a participação das crianças.
·         Explorar a bandinha de música e caixa de violões.
·         Confeccionar violões em papel 60 Kg. Incentivar as crianças a pintarem e colarem cordas (fios de lã).
·         Brincar com quebra-cabeça da tartaruga.
·         Confeccionar tartaruga com garrafa PET e pedacinhos de E.V.A.
·         Promover roda de canções, com apoio de fantoches.
6.
A Vida no Sertão é Feliz ou não?
·         Conversar com as crianças sobre os animais do sertão (Conhecem o sertão? Já viram alguns dos animais da história?, etc.)
·         Promover roda de canções, incentivando as crianças a citarem os animais da história.
·         Montar painel com gravuras dos animais da fazenda.
Brincar de Imitando os Animais (vozes e movimentos). 
7.
Balas, Bombons, Caramelos
·         Promover escovação orientada
·         Brincar de escovar os dentes do hipopótamo (desenho em papel madeira) .
·         Confeccionar painel com alimentos saudáveis e alimentos que podem provocar danos à saúde.
·         Exibir o vídeo Escovando os Dentes e conversar com as crianças sobre o enredo.
8.
Camilão, o Comilão
·         Montar painel com gravuras dos alimentos citados no livro. Solicitar que as crianças apontem as quantidades. Anotar ao lado das gravuras.
·         Produzir lista dos alimentos que a personagem ganhou dos amigos (texto coletivo, tendo professor como escriba).
·         Promover degustação com um ou mais dos alimentos citados na história.
·         Exibir gravuras de alimentos (meio físico ou virtual). Solicitar que as crianças expressem suas preferências alimentares.
9.
De Patas, Penas e Escamas
·         Dispor nas mesinhas gravuras (ou fantoches) de animais. Solicitar que as crianças imitem as vozes de cada animal.
·         Fazer mímica dos animais para que as crianças identifiquem cada um. (As crianças também devem imitar).
·         Confeccionar painel com animais, dividindo por características ou habitat.  
·         Exibir os vídeos Bichos I e Bichos II e promover atividade de desenho orientado.
10.
Elefante
·         Promover desfile com máscaras/fantasias de elefante.
·         Disponibilizar gravuras de animais para que as crianças separem por tamanho (grande/pequeno)
·         Confeccionar, junto com as crianças, um elefante de sucata.
·         Disponibilizar gravura de elefante para a produção de colagem com pedacinhos de E.V.A.
11.
Eugênio, o Gênio
·         Depois da leitura da história, conversar com as crianças sobre o significado de algumas expressões (o que é ser um gênio?, o que é ter mau gênio?, o que significa empacar?, etc.)
·         Brincar com as crianças de vaiar o que não gostam e aplaudir o que gostam, usando envelope de gravuras como apoio.
·         Promover passeio de carroça puxada por burro no entorno da unidade.  
·         Solicitar que as crianças desenhem o que mais gostaram no passeio.
12.
O Gato que Pulava em Sapato
·         Promover diversas atividades psicomotoras (Cama de Gato, Circuito, Corrida dos Animais, Mamãe, Posso Ir?, Patins Engraçados, Pobre Gatinho, Gato e Rato, etc.)
·         Brincar de Amarelinha com as crianças calçando sapatos maiores que os pés.
·         Levar um gato ao pátio para observação das crianças.
13.
O Banho da Bicharada
·         Conversar com as crianças sobre a importância da higiene corporal, usando envelope de gravuras como apoio.
·         Promover a brincadeira Banho sem água.
·         Listar os animais da história e as partes do corpo que eles lavam.
·         Promover atividade de desenho livre (cada criança deve escolher o animal que quer representar).
14.
O Desfile dos Bichos
·         Apresentar teatro de sombras com as personagens da história.
·         Promover Baile dos Animais (as crianças devem usar máscaras e/ou fantasias).
·         Confeccionar mural com gravuras das personagens.
·         Colocar diversos brinquedos de animais em caixa-surpresa. Incentivar as crianças a retirarem o animal da caixa, identificá-lo e imitá-lo.
15.
O Passarinho que não Sabia Voar
·         Conversar com as crianças sobre os pássaros que vivem em gaiolas.
·         Brincar de Passarinho no Ninho, Cobra no Buraco.
·         Levar alguns pássaros para observação das crianças.
·         Tentar fotografar os passarinhos que visitam a unidade e mostrar às crianças (passarinhos que sabem voar).
16.
O Sanduíche da Maricota
·         Promover roda de conversa sobre os alimentos de que as crianças gostam/não gostam, utilizando gravuras (meio físico ou virtual).
·         Dramatizar a história com as crianças.
·         Promover “aula” de culinária. Cada criança deve preparar um sanduíche, escolhendo o recheio.
·         Solicitar que cada criança liste o que colocou no sanduíche. Anotar no quadro.
17.
Os Irmãos Carneirinho e Carneirão
·         Cantar, junto com as crianças, a canção que deu origem ao livro.
·         Disponibilizar gravuras de carneiros para colagem com algodão.
·         Disponibilizar bandinha para livre exploração.
18.
Quem Soltou o Pum?
·         Perguntar às crianças quem tem um cachorro e incentivá-las a falar sobre ele (nome, o que come, o que faz?).
·         Levar um cachorro para o pátio para brincar com as crianças.
·         Montar um cachorro a partir de dobradura de papel.
19.
Quero um Bicho de Estimação
·         Conversar com as crianças sobre os animais de estimação. Solicitar que elas falem sobre seus animais de estimação (nome, alimentação, etc.)
·         Escrever lista de animais de estimação das crianças (texto coletivo, tendo professor como escriba)
·         Promover desenho orientado com canetinhas (Meu Animal de Estimação)

20.
Vida no Mar
·         Montar painel com gravuras de animais que vivem no mar.
·         Brincar de pescaria (peixinhos de E.V.A)
·         Confeccionar peixinhos com pratos de papelão.
·         Levar peixinhos no aquário para observação das crianças.
·         Promover passeio à praia.
 OBSERVAÇÃO: Sugere-se que os pais possam levar à unidade seus animaizinhos de estimação para serem apresentados às crianças. 
6. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto, por meio das observações acerca do envolvimento das crianças nas diversas atividades desenvolvidas. O registro deverá ser feito no Caderno de Registro Diário do Professor. Sugere-se a produção de fotos e vídeos das experiências.
7. REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
Instituto Avisa Lá – Formação continuada de educadores. Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da educação infantil / Instituto Avisa Lá – Formação continuada de educadores, Ministério da Educação; Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF – São Paulo : Ed.Instituto Avisa Lá , 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário