As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque vão viver os próximos meses Entre Tintas e Pincéis. O projeto visa promover a imersão dos pequenos na linguagem plástica, conforme determina a legislação vigente.
1.
IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Entre Tintas e Pincéis
Período: 03/11/2015 a 23/12/2015
Grupos
Envolvidos: Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque.
2.
JUSTIFICATIVA
Segundo Vygotsky (1998), o sentimento estético tem
que se tornar um assunto da educação como são todos os outros assuntos, e
receber atenção especial, visto que a criatividade estética permite à criança
exercitar seus desejos e formar hábitos, dominar o funcionamento da representação
simbólica na linguagem, formular e transmitir suas ideias, auxiliando-a no
desenvolvimento da modalidade categorial de pensamento.
Sobre o
mesmo tema, Marisa Szpigel, coordenadora educativa do Instituto Moreira Salles
e formadora de professores em Artes, afirma que é preciso estimular a produção
artística, desde muito cedo, proporcionando as condições para identificar
marcas pessoais na hora de criar e de apreciar obras de arte. Nessa
perspectiva, oferecemos às crianças atendidas no CEI Almerinda de Albuquerque,
ao longo do ano, a oportunidade de deixarem suas marcas em suportes como
azulejos, papel, tecido, bandejas de isopor, etc. Os pequenos se concentram em
atividades que envolvem desenho e pintura e apreciam quando os educadores
expõem suas obras de arte e comentam sobre elas.
Durante o
planejamento pedagógico, observou-se que a maioria das atividades artísticas
propostas às crianças nos últimos meses, notadamente durante o projeto Tem Bicho no Livro, foram orientadas em
relação ao tema ou formato, isto é, havia quase sempre um modelo a ser seguido.
Essa constatação nos levou a refletir acerca do trabalho com artes realizado na
unidade e dos caminhos a seguir. O trecho “Campo de Experiências: Traços, Sons,
Cores e Imagens”, do documento Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da
Educação, trouxe luz à discussão. Aponta a BNCC que:
As
crianças constituem sua identidade
pessoal e social nas interações com diversos atores sociais, aprendendo a
se expressar por meio de múltiplas linguagens no contato com manifestações
culturais locais e de outros países. Daí ser importante que, desde bebês, as
crianças tenham oportunidades de explorar diferentes materiais, recursos
tecnológicos e de multimídia, realizando suas produções com gestos, sons,
traços, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, de modo singular, inventivo e
prazeroso, desenvolvendo sua sensibilidade. (Grifos nossos)
Sabendo da importância de
trabalhar com as diferentes linguagens da arte, dentro e fora da sala de aula, e
considerando que nossas crianças estão no estágio
sensório-motor, em que movimento e percepções sensoriais são fundamentais, desenvolvemos
o projeto Entre Tintas e Pincéis.
3. OBJETIVO GERAL
Levar a criança a conhecer, ver e representar
o mundo por meio da pintura livre, ampliando a imaginação, a habilidade e a
criatividade.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a:
· Conhecer diversas obras de arte de pintores
brasileiros e estrangeiros, reconhecendo alguns elementos dessas obras.
·
Produzir e apreciar obras de arte,
valorizando suas produções e as dos outros artistas.
·
Ampliar as percepções sensoriais por meio do contato
com diferentes materiais e suportes.
·
Desenvolver a motricidade fina.
5.
EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão
garantidas às crianças experiências que:
● Promovam a imersão em atividades de artes
plásticas.
● Promovam o conhecimento de si e do mundo por
meio da ampliação das percepções sensoriais, expressivas e corporais.
● Favoreçam o progressivo domínio das várias
formas de expressões gestual, verbal e plástica.
● Ampliem a confiança e a participação nas
atividades individuais e coletivas.
● Recriem, em contextos significativos para as
crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço
temporais.
● Incentivem a curiosidade, a exploração, o
encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social.
6.
ESTRATÉGIAS
·
Pintura
livre em diferentes suportes (parede, tecido, bandejas de isopor e papelão,
figuras em letras em gesso, latas, pregadores de roupa, cartolina, papel
madeira, caixas de papelão, embalagens, CD, DVD, formas de pizza, etc.); e
usando diferentes técnicas (pela sombra, espelhada, com sopro, com esponja, com
seringa, com barbante, com tampinhas de garrafa, com borrifador, com cotonete,
com bilas, com raspas de giz de cera...).
·
Confecção
de painel com quadros famosos.
·
Exploração
de envelope de gravuras com quadros famosos.
·
Pintura corporal.
·
Dia da
Beleza (maquiagem, manicure).
·
Arte com
areia colorida na garrafa.
·
Pintura
coletiva com participação dos pais.
·
Exposição
das obras produzidas pelas crianças.
7. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante
todo o projeto por meio da observação do envolvimento e da participação das
crianças nas atividades propostas. Os registros deverão contemplar as ações e
reações da criança no contato com obras de arte, seus gestos e falas, bem como
o comportamento durante a criação artística. Ao final do projeto, sugere-se uma
exposição de arte com as obras das crianças, aberta aos familiares e a toda a
comunidade.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Câmara da Educação Básica. Ministério
da Educação. Brasília, 2015.
______. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação
Básica. Ministério da Educação. Brasília, 2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal
de Educação. Proposta Pedagógica da
Educação Infantil. Fortaleza: PMF, 2009.
SZPIGEL, Marisa. É preciso estimular a produção artística
desde cedo. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em 02 nov. 2015.
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. A formação
social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
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