terça-feira, 3 de novembro de 2015

ENTRE TINTAS E PINCÉIS



As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque vão viver os próximos meses Entre Tintas e Pincéis. O projeto visa promover a imersão dos pequenos na linguagem plástica, conforme determina a legislação vigente.


      1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Entre Tintas e Pincéis

Período: 03/11/2015 a 23/12/2015

Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque.


2. JUSTIFICATIVA

Segundo Vygotsky (1998), o sentimento estético tem que se tornar um assunto da educação como são todos os outros assuntos, e receber atenção especial, visto que a criatividade estética permite à criança exercitar seus desejos e formar hábitos, dominar o funcionamento da representação simbólica na linguagem, formular e transmitir suas ideias, auxiliando-a no desenvolvimento da modalidade categorial de pensamento.
Sobre o mesmo tema, Marisa Szpigel, coordenadora educativa do Instituto Moreira Salles e formadora de professores em Artes, afirma que é preciso estimular a produção artística, desde muito cedo, proporcionando as condições para identificar marcas pessoais na hora de criar e de apreciar obras de arte. Nessa perspectiva, oferecemos às crianças atendidas no CEI Almerinda de Albuquerque, ao longo do ano, a oportunidade de deixarem suas marcas em suportes como azulejos, papel, tecido, bandejas de isopor, etc. Os pequenos se concentram em atividades que envolvem desenho e pintura e apreciam quando os educadores expõem suas obras de arte e comentam sobre elas.
Durante o planejamento pedagógico, observou-se que a maioria das atividades artísticas propostas às crianças nos últimos meses, notadamente durante o projeto Tem Bicho no Livro, foram orientadas em relação ao tema ou formato, isto é, havia quase sempre um modelo a ser seguido. Essa constatação nos levou a refletir acerca do trabalho com artes realizado na unidade e dos caminhos a seguir. O trecho “Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Imagens”, do documento Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação, trouxe luz à discussão. Aponta a BNCC que:
As crianças constituem sua identidade pessoal e social nas interações com diversos atores sociais, aprendendo a se expressar por meio de múltiplas linguagens no contato com manifestações culturais locais e de outros países. Daí ser importante que, desde bebês, as crianças tenham oportunidades de explorar diferentes materiais, recursos tecnológicos e de multimídia, realizando suas produções com gestos, sons, traços, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, de modo singular, inventivo e prazeroso, desenvolvendo sua sensibilidade. (Grifos nossos)

            Sabendo da importância de trabalhar com as diferentes linguagens da arte, dentro e fora da sala de aula, e considerando que nossas crianças estão no estágio sensório-motor, em que movimento e percepções sensoriais são fundamentais, desenvolvemos o projeto Entre Tintas e Pincéis.


3.      OBJETIVO GERAL

Levar a criança a conhecer, ver e representar o mundo por meio da pintura livre, ampliando a imaginação, a habilidade e a criatividade.

4.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar a criança a:

·   Conhecer diversas obras de arte de pintores brasileiros e estrangeiros, reconhecendo alguns elementos dessas obras.
·         Produzir e apreciar obras de arte, valorizando suas produções e as dos outros artistas.
·         Ampliar as percepções sensoriais por meio do contato com diferentes materiais e suportes.
·         Desenvolver a motricidade fina.

5. EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
● Promovam a imersão em atividades de artes plásticas.
● Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação das percepções sensoriais, expressivas e corporais.
● Favoreçam o progressivo domínio das várias formas de expressões gestual, verbal e plástica.
● Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
● Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
● Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social.

6.      ESTRATÉGIAS
·         Pintura livre em diferentes suportes (parede, tecido, bandejas de isopor e papelão, figuras em letras em gesso, latas, pregadores de roupa, cartolina, papel madeira, caixas de papelão, embalagens, CD, DVD, formas de pizza, etc.); e usando diferentes técnicas (pela sombra, espelhada, com sopro, com esponja, com seringa, com barbante, com tampinhas de garrafa, com borrifador, com cotonete, com bilas, com raspas de giz de cera...).
·         Confecção de painel com quadros famosos.
·         Exploração de envelope de gravuras com quadros famosos.
·         Pintura corporal.
·         Dia da Beleza (maquiagem, manicure).
·         Arte com areia colorida na garrafa.
·         Pintura coletiva com participação dos pais.
·         Exposição das obras produzidas pelas crianças.
7. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto por meio da observação do envolvimento e da participação das crianças nas atividades propostas. Os registros deverão contemplar as ações e reações da criança no contato com obras de arte, seus gestos e falas, bem como o comportamento durante a criação artística. Ao final do projeto, sugere-se uma exposição de arte com as obras das crianças, aberta aos familiares e a toda a comunidade.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Câmara da Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília, 2015. 
______. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Ministério da Educação. Brasília, 2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza: PMF, 2009.
SZPIGEL, Marisa. É preciso estimular a produção artística desde cedo. Disponível em  http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em 02 nov. 2015.
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

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