O CEI Almerinda
de Albuquerque de Albuquerque inciou hoje as atividades do projeto Mala de Rimas, cujo objetivo é promover
a interação das crianças com textos poéticos, brincadeiras cantadas, parlendas,
ditos populares e trava-línguas, a fim de ampliar o vocabulário, incorporando novas palavras e expressões.
1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Mala de Rimas
Período: 16/10/2017
a 17/11/2017
Grupos Envolvidos:
Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2. JUSTIFICATIVA
De acordo com o Inciso II
da Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação,
as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil
devem garantir experiências que favoreçam o progressivo domínio das crianças
nas formas de expressão gestual e verbal. Em atendimento a essa dirtetriz, o
CEI Almerinda de Albuquerque planeja, cuidadosamente, momentos que valorizem a
livre expressão dos pequenos. O desenvolvimento da oralidade é, pois, um das
habilidades trabalhadas em toda a rotina, principalmente nos tempos Roda de
Conversa e Hora da História, em que observamos o crescente interesse da
turminha por textos poéticos que trazem rimas em sua composição. Assim, nasceu
o projeto Mala de Rimas.
.
3. OBJETIVOS
Levar a criança a:
· Ampliar o vocabulário,
incorporando novas palavras e expressões, por meio da interação com textos poéticos, brincadeiras cantadas, ditos populares, parlendas e trava-línguas.
· Desenvolver a linguagem
oral em variadas situações comunicativas (transmissão de mensagens, brincadeiras, dramatizações...)
· Manusear livros, revistas
e outros suportes textuais, despertando o interesse pela linguagem escrita.
· Representar por meio de
desenho e pintura os textos poéticos explorados, desenvolvendo a motricidade
fina.
·
Ampliar a percepção
auditiva, percebendo as rimas presentes nos textos.
·
Criar suas próprias rimas,
desenvolvendo a atenção e a criatividade.
4.
EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão
garantidas às crianças experiências que:
· Promovam a interação das
crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e
gráficas, cinema, teatro, poesia e literatura.
· Possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e
escrita, e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos.
· Promovam o conhecimento
de si por meio da ampliação das experiências sensoriais, expressivas e
corporais.
· Favoreçam a imersão nas
diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões
gestual, verbal, plástica e musical.
· Recriem, em contexto
significativo para elas, relações quantitativas, medidas, formas e orientações
espaço temporais.
· Ampliem a confiança e a
participação nas atividades individuais e coletivas.
5.
ESTRATÉGIAS
·
Produção de uma mala com material impresso
(livros, poemas soltos, ditados populares, parlendas e trava-línguas) para
utilização nas acolhidas, rodas de conversa, hora da história etc.
· Envio de bilhetinho aos pais, solicitando
lista de ditos populares, trava-línguas e parlendas que conhecem (divulgar nas
rodas de conversa).
·
Montagem de painel com poesias e imagens.
·
Leitura de histórias e poemas variados
·
Tarde de declamação de poemas (educadores
e pais)
·
Produção de desenho e pintura (representação
de poemas)
·
Teatro de fantoches
·
Brincadeiras cantadas variadas
·
Exibição de vídeos com brincadeiras
cantadas.
·
Envio de poemas aos pais para que leiam
com os filhos.
·
Distribuição de poemas nas ruas do entorno
da unidade.
6. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras sobre a evolução das crianças no que
diz respeito ao desenvolvimento da expressão oral e ao comportamento leitor. Os registros (escritos e imagéticos)
deverão acontecer durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação
Básica. Brasília, 2009.
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