segunda-feira, 16 de outubro de 2017

MALA DE RIMAS

O CEI Almerinda de Albuquerque de Albuquerque inciou hoje as atividades do projeto Mala de Rimas, cujo objetivo é promover a interação das crianças com textos poéticos, brincadeiras cantadas, parlendas, ditos populares e trava-línguas, a fim de ampliar o vocabulário, incorporando novas palavras e expressões.




1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Mala de Rimas

Período: 16/10/2017 a 17/11/2017

Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2. JUSTIFICATIVA

        De acordo com o Inciso II da Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem garantir experiências que favoreçam o progressivo domínio das crianças nas formas de expressão gestual e verbal. Em atendimento a essa dirtetriz, o CEI Almerinda de Albuquerque planeja, cuidadosamente, momentos que valorizem a livre expressão dos pequenos. O desenvolvimento da oralidade é, pois, um das habilidades trabalhadas em toda a rotina, principalmente nos tempos Roda de Conversa e  Hora da História,  em que observamos o crescente interesse da turminha por textos poéticos que trazem rimas em sua composição. Assim, nasceu o projeto Mala de Rimas.
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3. OBJETIVOS

Levar a criança a:

·     Ampliar o vocabulário, incorporando novas palavras e expressões, por meio da interação com textos poéticos, brincadeiras cantadas, ditos populares, parlendas e trava-línguas.
·      Desenvolver a linguagem oral em variadas situações comunicativas (transmissão de  mensagens, brincadeiras, dramatizações...)
·  Manusear livros, revistas e outros suportes textuais, despertando o interesse pela linguagem escrita.
·   Representar por meio de desenho e pintura os textos poéticos explorados, desenvolvendo a motricidade fina.
·         Ampliar a percepção auditiva, percebendo as rimas presentes nos textos.
·         Criar suas próprias rimas, desenvolvendo a atenção e a criatividade.

4.      EXPERIÊNCIAS

Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:

·       Promovam a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, teatro, poesia e literatura.
·      Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
·      Promovam o conhecimento de si por meio da ampliação das experiências sensoriais, expressivas e corporais.
·     Favoreçam a imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica e musical.
·  Recriem, em contexto significativo para elas, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·       Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.

5.      ESTRATÉGIAS

·         Produção de uma mala com material impresso (livros, poemas soltos, ditados populares, parlendas e trava-línguas) para utilização nas acolhidas, rodas de conversa, hora da história etc.
·      Envio de bilhetinho aos pais, solicitando lista de ditos populares, trava-línguas e parlendas que conhecem (divulgar nas rodas de conversa).  
·         Montagem de painel com poesias e imagens.
·         Leitura de histórias e poemas variados
·         Tarde de declamação de poemas (educadores e pais)
·         Produção de desenho e pintura (representação de poemas)
·         Teatro de fantoches
·         Brincadeiras cantadas variadas
·         Exibição de vídeos com brincadeiras cantadas.  
·         Envio de poemas aos pais para que leiam com os filhos.
·         Distribuição de poemas nas ruas do entorno da unidade.

6. AVALIAÇÃO

Parecer descritivo das educadoras sobre a evolução das crianças no que diz respeito ao desenvolvimento da expressão oral e ao comportamento leitor. Os registros (escritos e imagéticos) deverão acontecer durante todo o projeto.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.

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