terça-feira, 16 de outubro de 2018

CLIQUES DE CRIANÇA: REVELANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL

A turma do CEI Almerinda de Albuquerque começou, na manhã de hoje, uma viagem pelo mundo da fotografia. O projeto Cliques de Criança: Revelando a Educação Infantil (ver abaixo) pretende ampliar os conhecimentos das crianças acerca do registro fotográfico no cotidiano da unidade. 



1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Cliques de Criança: Revelando a Educação Infantil

Período: 16/10/2018 a 21/12/2018

Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque


2.      JUSTIFICATIVA

As educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque costumam registrar suas práticas pedagógicas por meio de portfólios, relatórios, artigos e relatos de experiência. A fotografia é um dos recursos que dão suporte a esses registros e, sendo assim, as crianças estão sempre em contato com os cliques de câmeras e celulares e expressam sua curiosidade, quando são fotografadas, dizendo “Tia, tira minha foto!” e, logo em seguida: “Tia, deixa eu ver!” ou “Tia, deixa eu tirar uma foto!”.  As fotografias também são utilizadas em painéis que decoram os ambientes do Centro e nas chamadinhas, promovendo o contato diário dos pequenos com essa linguagem.
Durante os planejamentos pedagógicos, realizados na primeira semana de outubro, as educadoras fizeram referência ao encantamento que os registros imagéticos provocam nas crianças, que gostam de admirar as fotos expostas, na sala e no pátio, e ficam bastante concentradas durante as exibições de fotos e de vídeos dos passeios realizados. Essas observações indicaram que seria possível desenvolver ações para ampliar os conhecimentos da turma acerca do registro fotográfico no cotidiano da unidade, favorecendo o contato com recursos tecnológicos.  Assim nasceu o projeto Cliques de Criança: Revelando a Educação Infantil.

3.      OBJETIVO GERAL

● Valorizar a participação das crianças nos registros fotográficos, em diferentes momentos e contextos, trabalhando as fotografias das experiências a partir de seus olhares.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar a criança a:

·         Reconhecer a fotografia como um registro de memória pessoal e coletiva.
·         Produzir e apreciar fotografias.
·         Utilizar suas produções imagéticas como suporte para narrrativas
·         Identificar mudanças nos ambientes e nas pessoas a partir de fotografias antigas e recentes.
·         Produzir obras de arte utilizando fotografias, desenhos e pinturas.
·         Reconher a fotografia como arte e como  atividade profissional.
·         Brincar de faz de conta com elementos ligados à fotografia.


4.      EXPERIÊNCIAS


De acordo com a Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·         Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.
·         Incentivem a curiosidade, a exploração e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
·         Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais.
·         Promovam o conhecimento de si por meio da ampliação das experiências sensoriais, expressivas e corporais e da expressão da individualidade.
·         Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
·         Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e de interação com a linguagem oral e escrita, e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

5.      ESTRATÉGIAS

·         Envio de bilhetinhos/mensagens aos pais solicitando fotos da família e das crianças quando bebês.
·         Exploração de álbuns fotográficos (fotos em preto e branco e fotos coloridas)
·         Exploração de livros de fotografias (Sebastião Salgado, por exemplo).
·         Produção de painel com fotos das crianças e das educadoras.
·         Confecção de cartaz com fotos antigas e recentes do bairro em que a creche está localizada (pesquisa em sites e jornais).
·         Brincadeira de faz de conta com câmeras de sucata.
·         Boliche de fotos
·         Montagem de quebra-cabeças com fotos
·         Pintura de fotos em preto e branco, utilizando canetinhas coloridas.
·         Observação do funcionamento de câmeras fotográficas (analógicas e digitais), de celulares e de tablets.
·         Produção de fotos das crianças e posterior exibição das imagens na tela digital, computador portátil ou DataShow.
·         Montagem de um “estúdio” para sessão de fotos com as crianças. (Disponibilizar fantasias, adereços e maquiagem, incentivando cada criança a escolher o que deseja usar e a posar para as fotos).
·         Confecção de câmeras artesanais.
·         Produção de fotos pelas crianças em diferentes momentos e contextos (dentro e fora da instituição).
·         Produção de selfies pelas crianças com uso de celulares.
·         Narrativas de histórias com o tema (A Vaca Fotógrafa, de Adriano Messias, A Fotografia, de Maurício de Sousa, O Retrato, de Mary França e Clic-Clic, a Máquina Biruta do Seu Olavo, de Maurício Veneza).
·         Exibição do vídeo A Fotografia (Turma da Mônica)
·         Exposição de fotos das crianças produzidas por elas e pelas educadoras com presença das famílias e da comunidade.
·         Produção de livros tendo as crianças como personagens.

6. AVALIAÇÃO

·         Parecer descritivo das educadoras acerca da participação das crianças nas atividades propostas.
·         Análise das fotos produzidas pelas crianças com a participação de todo o grupo.
·         Relatos das experiências.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.


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