A turma do CEI
Almerinda de Albuquerque começou, na manhã de hoje, uma viagem pelo mundo da
fotografia. O projeto Cliques de Criança: Revelando a Educação Infantil (ver abaixo) pretende ampliar os conhecimentos das crianças acerca do registro fotográfico no cotidiano da unidade.
1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Cliques de Criança: Revelando a Educação
Infantil
Período: 16/10/2018
a 21/12/2018
Grupos Envolvidos:
Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2. JUSTIFICATIVA
As
educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque costumam registrar suas práticas
pedagógicas por meio de portfólios, relatórios, artigos e relatos de
experiência. A fotografia é um dos recursos que dão suporte a esses registros
e, sendo assim, as crianças estão sempre em contato com os cliques de câmeras e
celulares e expressam sua curiosidade, quando são fotografadas, dizendo “Tia,
tira minha foto!” e, logo em seguida: “Tia, deixa eu ver!” ou “Tia, deixa eu
tirar uma foto!”. As fotografias também
são utilizadas em painéis que decoram os ambientes do Centro e nas chamadinhas,
promovendo o contato diário dos pequenos com essa linguagem.
Durante
os planejamentos pedagógicos, realizados na primeira semana de outubro, as
educadoras fizeram referência ao encantamento que os registros imagéticos
provocam nas crianças, que gostam de admirar as fotos expostas, na sala e no
pátio, e ficam bastante concentradas durante as exibições de fotos e de vídeos
dos passeios realizados. Essas observações indicaram que seria possível
desenvolver ações para ampliar os conhecimentos da turma acerca do registro
fotográfico no cotidiano da unidade, favorecendo o contato com recursos
tecnológicos. Assim nasceu o projeto Cliques de Criança: Revelando a Educação
Infantil.
3. OBJETIVO GERAL
● Valorizar
a participação das crianças nos registros fotográficos, em diferentes momentos
e contextos, trabalhando as fotografias das experiências a partir de seus
olhares.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a:
·
Reconhecer a fotografia como um registro de memória
pessoal e coletiva.
·
Produzir e apreciar fotografias.
·
Utilizar suas produções imagéticas como suporte para
narrrativas
·
Identificar mudanças nos ambientes e nas pessoas a
partir de fotografias antigas e recentes.
·
Produzir obras de arte utilizando fotografias,
desenhos e pinturas.
·
Reconher a fotografia como arte e como atividade profissional.
·
Brincar de faz de conta com elementos ligados à
fotografia.
4. EXPERIÊNCIAS
De
acordo com a Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional
de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças
experiências que:
·
Promovam
o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de
artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.
·
Incentivem
a curiosidade, a exploração e o conhecimento das crianças em relação ao mundo
físico e social, ao tempo e à natureza.
·
Recriem,
em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas,
formas e orientações espaçotemporais.
·
Promovam o conhecimento de si por meio da ampliação
das experiências sensoriais, expressivas e corporais e da expressão da
individualidade.
·
Ampliem a confiança e a participação nas atividades
individuais e coletivas.
·
Possibilitem às crianças experiências de narrativas,
de apreciação e de interação com a linguagem oral e escrita, e o convívio com
diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
5. ESTRATÉGIAS
·
Envio
de bilhetinhos/mensagens aos pais solicitando fotos da família e das crianças
quando bebês.
·
Exploração
de álbuns fotográficos (fotos em preto e branco e fotos coloridas)
·
Exploração
de livros de fotografias (Sebastião Salgado, por exemplo).
·
Produção
de painel com fotos das crianças e das educadoras.
·
Confecção
de cartaz com fotos antigas e recentes do bairro em que a creche está
localizada (pesquisa em sites e
jornais).
·
Brincadeira
de faz de conta com câmeras de sucata.
·
Boliche
de fotos
·
Montagem
de quebra-cabeças com fotos
·
Pintura
de fotos em preto e branco, utilizando canetinhas coloridas.
·
Observação
do funcionamento de câmeras fotográficas (analógicas e digitais), de celulares
e de tablets.
·
Produção
de fotos das crianças e posterior exibição das imagens na tela digital, computador
portátil ou DataShow.
·
Montagem
de um “estúdio” para sessão de fotos com as crianças. (Disponibilizar
fantasias, adereços e maquiagem, incentivando cada criança a escolher o que
deseja usar e a posar para as fotos).
·
Confecção
de câmeras artesanais.
·
Produção
de fotos pelas crianças em diferentes momentos e contextos (dentro e fora da
instituição).
·
Produção
de selfies pelas crianças com uso de
celulares.
·
Narrativas
de histórias com o tema (A Vaca
Fotógrafa, de Adriano Messias, A
Fotografia, de Maurício de Sousa, O
Retrato, de Mary França e Clic-Clic,
a Máquina Biruta do Seu Olavo, de Maurício Veneza).
·
Exibição
do vídeo A Fotografia (Turma da
Mônica)
·
Exposição
de fotos das crianças produzidas por elas e pelas educadoras com presença das
famílias e da comunidade.
·
Produção
de livros tendo as crianças como personagens.
6. AVALIAÇÃO
·
Parecer
descritivo das educadoras acerca da participação das crianças nas atividades
propostas.
·
Análise
das fotos produzidas pelas crianças com a participação de todo o grupo.
·
Relatos
das experiências.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de
Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24228. Acesso em 11 out.
2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário