domingo, 24 de março de 2013

MEU NOVO ESPAÇO

Recebemos as crianças para o início do ano letivo de 2013. Durante o planejamento coletivo, foi desenvolvido o projeto Meu Novo Espaço.


 1. IDENTIFICAÇÃO

Projeto:Meu Novo Espaço
Período: 18/03/2013 a 27/04/2013
Grupos Envolvidos: Educadoras, pais e crianças do CEI Almerinda de Albuquerque

2. JUSTIFICATIVA

Muitas crianças que ingressam na creche vivem pela primeira vez a experiência de estar por algumas horas longe da família e da proteção que a própria casa representa. A criança passa a conviver com um grande número de adultos e crianças, em um ambiente totalmente novo. Assim, é importante que, nos primeiros dias, receba atenção especial para facilitar o processo de adaptação. Nessa hora, vale tudo: promover brincadeiras para estimular a interação com as outras crianças e com as educadoras, fazer um passeio pelas dependências da instituição, mostrar as salas, a cozinha, o banheiro e outros espaços. Toda a rotina deve ser voltada para promover a socialização e fazer com que as crianças se sintam seguras com seus educadores.
O planejamento do período da adaptação deve incluir também as famílias das crianças. Pais e outros familiares devem ter acesso à instituição, participando das atividades desenvolvidas tanto quanto possível. Assim, podem conhecer melhor os espaços e os educadores, o que favorece o estabelecimento de vínculos afetivos. A partir dessa reflexão nasceu o Projeto Meu Novo Espaço.

3. OBJETIVO GERAL

Promover a integração das crianças de forma lúdica, prazerosa e saudável, para que se sintam seguras no novo espaço.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estabelecer uma relação saudável entre educador X criança; criança X criança e educador X pais.
Estimular a linguagem oral a fim de possibilitar a expressão de desejos, necessidades e emoções.
Construir as regras de convivência grupal para que haja harmonia e respeito entre os colegas.
Promover momentos de musicalização, explorando o corpo como forma de expressão e descontração.
Levar as crianças a conhecer o espaço físico da creche, adquirindo segurança ao deslocar-se de um local para o outro.


4. EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio de percepções sensoriais, expressivas e corporais, respeitando os ritmos e os desejos de cada uma.
Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica e social.
Possibilitem a apreciação e a interação com textos variados.
Recriem, em contexto significativo para elas, as orientações espaço temporais.
Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
Permitam elaborar a autonomia em ações de cuidado pessoal, saúde e bem-estar.
Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
Promovam a imersão em atividades como artes plásticas, música, poesia e literatura.

5. ESTRATÉGIAS
Visita aos espaços da creche.
Rodinha de conversa
Interação com os funcionários da instituição
Confecção de cartaz com nome de todos os colegas
Roda de histórias com dedoches/fantoches
Leitura de gravuras e objetos
Brincadeiras variadas
Chamadas com fichas de identificação
Carimbo com as mãos
Modelagem com massinha
Banho de bacia
Banho de piscina
Atividades de pintura/colagem
Brincadeiras de Roda
Mímicas

6. RECURSOS
● Livros infantis
● Envelopes de gravuras
● Instrumentos musicais
● CD e DVD musical
● Papel sulfite
●Papel madeira
● Canetinhas coloridas
● Gizão de cera
● Cola colorida
● Tinta guache
●Massa de modelar
● Revistas/jornais

7. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras acerca da participação das crianças nas atividades sugeridas. Os registros (escritos e fotográficos) deverão acontecer durante todo o projeto e servir de suporte às mudanças que se tornarem necessárias.

8. OBSERVAÇÕES

Deve ser garantido aos pais o direito de permanecer na unidade durante o tempo que solicitarem e de participar das atividades desenvolvidas com as crianças.

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