segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FAZ DE CONTA

A brincadeira de faz de conta constitui a atividade principal da criança pré-escolar não por ser a mais frequente, mas por atuar como um catalisador em torno do qual se desenvolvem importantes funções psicológicas, como a memória, a ação voluntária, o pensamento abstrato, a afetividade e a imaginação.
A possibilidade de atuar num mundo imaginário, de operar com os significados desligados dos objetos e ações reais é de grande importância para o desenvolvimento infantil. Ao atribuir novos significados aos objetos durante as brincadeiras, a criança desenvolve o pensamento abstrato e descobre a relação arbitrária entre signo e significado. 

Fonte: Vigotski, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zóia Prestes. In Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, 2008.


A turminha do Infantil 3 adora brincar de faz de conta, primeira atividade cultural em que as crianças operam com os significados.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário