A brincadeira de faz de conta constitui a atividade
principal da criança pré-escolar não por ser a mais frequente, mas por atuar
como um catalisador em torno do qual se desenvolvem importantes funções
psicológicas, como a memória, a ação voluntária, o pensamento abstrato, a
afetividade e a imaginação.
A possibilidade de atuar num mundo imaginário, de
operar com os significados desligados dos objetos e ações reais é de grande
importância para o desenvolvimento infantil. Ao atribuir novos significados aos
objetos durante as brincadeiras, a criança desenvolve o pensamento abstrato e
descobre a relação arbitrária entre signo e significado.
Fonte: Vigotski, L. S. A brincadeira e o seu papel no
desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zóia Prestes. In Revista Virtual
de Gestão de Iniciativas Sociais, 2008.
A
turminha do Infantil 3 adora brincar de faz de conta, primeira atividade
cultural em que as crianças operam com os significados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário