terça-feira, 2 de setembro de 2014

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA O ENCANTO

O CEI Almerinda de Albuquerque desenvolve nos meses de setembro e outubro o projeto Quem Conta um Conto Aumenta o Encanto


1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto Quem Conta um Conto Aumenta o Encanto

2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

3. PERÍODO: 01 de setembro a 31 de outubro de 2014

4. JUSTIFICATIVA

O CEI Almerinda de Albuquerque está localizado na zona leste de Fortaleza, na comunidade conhecida como Lagamar, área com diversos problemas de infraestrutura básica e conhecida pela violência. O centro procura, então, ser o contraponto a essa realidade, garantindo às crianças um lugar onde os sonhos possam ser vividos. A leitura de histórias é uma das estratégias utilizadas pelas educadoras para despertar a criatividade e estimular a fantasia das crianças. Consideramos que, mesmo diante dos vários recursos tecnológicos (TV, computador, retroprojetores, etc.) utilizados nas atividades de leitura do centro, nada substituiu o contato com o livro. A Hora da História é, certamente, o momento da rotina que exerce maior fascínio sobre as crianças.  
Um dos principais objetivos de se contar história é o entretenimento, mas sua importância vai muito além. Por meio da leitura/contação de histórias podemos enriquecer as experiências das crianças, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter e proporcionando a vivência do imaginário. Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado), o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, as relações espaciais e temporais, dentre outras.
Considerando que a dimensão afetiva é muito importante no contato com a literatura infantil, não apenas os educadores, mas também os pais devem contar histórias para as crianças. Assim, o centro deve estimular essa prática, desenvolvendo ações que facilitem o contato dos pais com a literatura e promovam a contação de histórias na casa das crianças. A partir dessa reflexão nasceu o projeto Quem Conta um Conto Aumenta o Encanto.  

3.      OBJETIVO GERAL  

·         Promover a interação das crianças com o universo da imaginação e da fantasia das histórias infantis a fim de desenvolver diversas formas de linguagem, envolvendo os pais nesse processo.

3.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar as crianças a:

·         Desenvolver a criatividade e a imaginação a partir da interação com as histórias infantis.
·         Entender a história como recurso que abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender e interpretar a si próprio e à realidade, articulando objetividade e subjetividade.
·         Vivenciar momentos prazerosos junto à família por meio da contação de histórias promovidas pelos pais/familiares (livros enviados pelo centro).
·         Ampliar o vocabulário e o universo discursivo por meio da interação com as histórias.
·         Interpretar e recontar oralmente histórias e fatos, utilizando as ilustrações como apoio.
·         Conhecer as personagens das histórias a fim de identificar semelhanças e diferenças entre elas.
·         Desenvolver noções espaciais e temporais por meio da escuta de histórias.
·         Conhecer algumas canções ligadas às histórias a fim de ampliar o repertório musical.
·         Assistir a vídeos de histórias infantis a fim de desenvolver o gosto por música e cinema.
·         Expressar seus desejos, necessidades e emoções.

6. EXPERIÊNCIAS

De acordo com o que determina o artigo 9º da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

  7. ESTRATÉGIAS
·         Exploração de livros variados
·         Contação de histórias com apoio do livro
·         Contação de histórias com apoio de fantoches/dedoches
·         Contação de histórias feita pelos pais das crianças (enviar livros para casa)
·         Teatro de sombras;
·         Audição de histórias (CDs variados)
·         Exibição de vídeos com histórias infantis
·         Dramatização das histórias com as crianças
·         Confecção de painel com as personagens das histórias
·         Pintura com guache/cola colorida
·         Confecção de palitoches e máscaras das personagens das histórias
·         Baile à fantasia (Desfile de personagens)
·         Dia da culinária (Atividade baseada nas histórias)
·         Pesquisa e confecção de gráfico com os livros favoritos das crianças;
·         Brincadeira de levar o livro ao médico (trabalhar o cuidado com o livro)
·         Exploração de palavras (nomes das personagens, ambientes, histórias...)
·         Mímicas das personagens
·         Desenho dirigido (Trabalhar expressões e sentimentos através do enredo da história. Ex. alegria, tristeza; raiva etc.);
·         Identificação de cores e formas nos livrinhos;
·         Atividades de sequência temporal, utilizando gravuras com começo, meio e fim das histórias
·         Exploração de conceitos matemáticos (noções) muito/pouco; perto/longe; pequeno/grande; nas imagens dos livros
·         Atividades psicomotoras
·         Visita a livraria e/ou banca de jornal

8. RECURSOS

● Livros de histórias (contos clássicos e preferidos das crianças)
● CDs e DVDs de histórias
● Baú de fantasias
● Papel sulfite/papel madeira
● Tinta guache/cola branca/cola colorida
● Lápis de cor/gizão de cera
● Tesoura sem ponta
● Palitos de picolé/palitos de churrasco
● Ingredientes para “aula de culinária”
● Sacola para envio de livros aos pais

9. CULMINÂNCIA

Contação de histórias coletiva, com a participação das famílias das crianças (convidar autor ou contador de histórias).
10. AVALIAÇÃO

Parecer descritivo das educadoras acerca participação nas atividades propostas e da capacidade de conto e reconto desenvolvida pelas crianças, considerando a expressão oral e a coerência no esquema temporal e espacial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,1991.

BRASIL. Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, Conselho Nacional Educação. Brasília: MEC/SEF, 2009.

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