O CEI Almerinda de Albuquerque desenvolve nos meses de setembro e outubro o projeto Quem Conta um Conto Aumenta o Encanto.
1.
IDENTIFICAÇÃO: Projeto Quem Conta um Conto Aumenta o Encanto
2. GRUPOS
ENVOLVIDOS: Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
3. PERÍODO:
01 de setembro a 31 de outubro de 2014
4.
JUSTIFICATIVA
O CEI Almerinda de Albuquerque está
localizado na zona leste de Fortaleza, na comunidade conhecida como Lagamar,
área com diversos problemas de infraestrutura básica e conhecida pela
violência. O centro procura, então, ser o contraponto a essa realidade,
garantindo às crianças um lugar onde os sonhos possam ser vividos. A leitura de
histórias é uma das estratégias utilizadas pelas educadoras para despertar a
criatividade e estimular a fantasia das crianças. Consideramos que, mesmo
diante dos vários recursos tecnológicos (TV, computador, retroprojetores, etc.)
utilizados nas atividades de leitura do centro, nada substituiu o contato com o
livro. A Hora da História é, certamente, o momento da rotina que exerce maior
fascínio sobre as crianças.
Um dos
principais objetivos de se contar história é o entretenimento, mas sua
importância vai muito além. Por meio da leitura/contação de histórias podemos
enriquecer as experiências das crianças, desenvolvendo diversas formas de
linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter e proporcionando a vivência
do imaginário. Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções
cognitivas importantes, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido
ou narrado), o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, as relações
espaciais e temporais, dentre outras.
Considerando
que a dimensão afetiva é muito importante no contato com a literatura infantil,
não apenas os educadores, mas também os pais devem contar histórias para as
crianças. Assim, o centro deve estimular essa prática, desenvolvendo ações que
facilitem o contato dos pais com a literatura e promovam a contação de
histórias na casa das crianças. A partir dessa reflexão nasceu o projeto Quem Conta um Conto Aumenta o Encanto.
3.
OBJETIVO GERAL
·
Promover
a interação das crianças com o universo da imaginação e da fantasia das
histórias infantis a fim de desenvolver diversas formas de linguagem,
envolvendo os pais nesse processo.
3.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar
as crianças a:
·
Desenvolver
a criatividade e a imaginação a partir da interação com as histórias infantis.
·
Entender a história como recurso que abre espaço
para a alegria e o prazer de ler, compreender e interpretar a si próprio e à
realidade, articulando objetividade e subjetividade.
·
Vivenciar
momentos prazerosos junto à família por meio da contação de histórias
promovidas pelos pais/familiares (livros enviados pelo centro).
·
Ampliar
o vocabulário e o universo discursivo por meio da interação com as histórias.
·
Interpretar
e recontar oralmente histórias e fatos, utilizando as ilustrações como apoio.
·
Conhecer
as personagens das histórias a fim de identificar semelhanças e diferenças
entre elas.
·
Desenvolver
noções espaciais e temporais por meio da escuta de histórias.
·
Conhecer
algumas canções ligadas às histórias a fim de ampliar o repertório musical.
·
Assistir
a vídeos de histórias infantis a fim de desenvolver o gosto por música e
cinema.
·
Expressar
seus desejos, necessidades e emoções.
6. EXPERIÊNCIAS
De acordo com o que determina o
artigo 9º da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional
de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças
experiências que:
I - promovam o conhecimento de si
e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais
que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito
pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das
crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários
gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e
escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V - ampliem a confiança e a
participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o relacionamento e
a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes
plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
X - promovam a interação, o
cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade
da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
XI - propiciem a interação e o
conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais
brasileiras;
XII - possibilitem a utilização
de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros
recursos tecnológicos e midiáticos.
·
Exploração de livros variados
·
Contação de histórias com apoio do livro
·
Contação de histórias com apoio de fantoches/dedoches
·
Contação de histórias feita pelos pais das
crianças (enviar livros para casa)
·
Teatro de sombras;
·
Audição de histórias (CDs variados)
·
Exibição de vídeos com histórias infantis
·
Dramatização das histórias com as crianças
·
Confecção de painel com as personagens das
histórias
·
Pintura com guache/cola colorida
·
Confecção de palitoches e máscaras das personagens
das histórias
·
Baile à fantasia (Desfile de personagens)
·
Dia da culinária (Atividade baseada nas
histórias)
·
Pesquisa e confecção de gráfico com os livros
favoritos das crianças;
·
Brincadeira de levar o livro ao médico
(trabalhar o cuidado com o livro)
·
Exploração de palavras (nomes das personagens,
ambientes, histórias...)
·
Mímicas das personagens
·
Desenho dirigido (Trabalhar expressões e
sentimentos através do enredo da história. Ex. alegria, tristeza; raiva etc.);
·
Identificação de cores e formas nos livrinhos;
·
Atividades de sequência temporal, utilizando gravuras
com começo, meio e fim das histórias
·
Exploração de conceitos matemáticos (noções)
muito/pouco; perto/longe; pequeno/grande; nas imagens dos livros
·
Atividades psicomotoras
·
Visita a livraria e/ou banca de jornal
8.
RECURSOS
● Livros de histórias (contos clássicos e preferidos das
crianças)
● CDs e DVDs de histórias
● Baú de fantasias
● Papel sulfite/papel madeira
● Tinta guache/cola branca/cola colorida
● Lápis de cor/gizão de cera
● Tesoura sem ponta
● Palitos de picolé/palitos de churrasco
● Ingredientes para “aula de culinária”
● Sacola para envio de livros aos pais
9.
CULMINÂNCIA
Contação de histórias coletiva, com a
participação das famílias das crianças (convidar autor ou contador de
histórias).
10.
AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras acerca participação
nas atividades propostas e da capacidade de conto e reconto desenvolvida pelas
crianças, considerando a expressão oral e a coerência no esquema temporal e
espacial.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo:
Scipione,1991.
BRASIL. Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, Conselho Nacional Educação.
Brasília: MEC/SEF, 2009.
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