O CEI Almerinda de Albuquerque iniciou hoje as atividades do projeto Cantos, Encantos e Acalantos, cujo objetivo é favorecer a imersão das crianças na linguagem musical. Conheça o projeto.
1.
IDENTIFICAÇÃO: Projeto “Cantos,
Encantos e Acalantos”.
2. GRUPOS
ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
3. PERÍODO:
04 de maio a 30 de junho de 2015
4.
JUSTIFICATIVA
A Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Municipal de
Educação, estabelece, no artigo 9º, que “as práticas pedagógicas que compõem a
proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as
interações e a brincadeira, garantindo experiências que favoreçam a imersão das
crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários
gêneros e formas de expressão: gestual, plástica, dramática e musical” (Inciso II) e ainda que
“promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes
plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura”
(Inciso IX). (GRIFOS NOSSOS).
Segundo o Referencial Curricular
Nacional da Educação Infantil, “as crianças interagem com a música, as
brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os
movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas,
conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua
produção musical”.
Em consonância com a legislação vigente, a Proposta Pedagógica de
Educação Infantil do Município de Fortaleza sugere que a prática musical deve
ocorrer por meio de atividades lúdicas, com ênfase no aspecto afetivo, e pela
exploração sensório-motora dos materiais sonoros.
A música sempre fez parte do cotidiano do CEI Almerinda de Albuquerque. O
soninho dos pequenos é sempre embalado por canções de ninar e as brincadeiras
cantadas fazem parte da rotina. Este ano, em particular, a música está sendo largamente
utilizada nas atividades desenvolvidas na turma do Infantil 1, cujas crianças
ainda não dominam a linguagem oral, mas reagem, batendo palmas e gesticulando,
ao ouvirem a voz das educadoras entoando canções. Quanto às outras turmas, não
há dúvidas de que as crianças gostam tanto de ouvir música quanto de cantar, o
que pode ser comprovado em alguns vídeos produzidos na unidade e na fala dos
pais que, durante reunião com as famílias, manifestaram o desejo de conhecer as
letras das músicas que os filhos costumam cantar na unidade para poder
acompanhá-los. A partir dessas observações nasceu o projeto Cantos, Encantos e Acalantos.
5. OBJETIVO GERAL
● Levar a
criança a desenvolver a linguagem musical a partir da participação em
atividades lúdicas e prazerosas, a fim de utilizar essa linguagem para
expressar ideias, emoções e sentimentos.
5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a:
● Ampliar a
percepção auditiva
● Ouvir,
perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções
musicais.
● Brincar com a
música
●
Reproduzir sons e canções
●
Diferenciar silêncio e som
●
Conhecer alguns instrumentos musicais
●
Ampliar o repertório musical
6. EXPERIÊNCIAS
Em
atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o
desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I
- promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de
experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação
ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da
criança;
II
- favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo
domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal,
plástica, dramática e musical;
III
- possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e
interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e
gêneros textuais orais e escritos;
IV
- recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas,
medidas, formas e orientações espaço temporais;
V
- ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais
e coletivas;
VI
- possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da
autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e
bem-estar;
VIII
- incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao
tempo e à natureza;
IX
- promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas
manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança,
teatro, poesia e literatura;
XI
– Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e
tradições culturais brasileiras;
XII
- possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas
fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos;
7. ESTRATÉGIAS
●
Chamadinha com fotos e música
●
Contato com os pais para colher informações acerca das músicas de ninar que
cantam para os filhos (produzir CD com essas e outras canções para presentear
as famílias).
●
Manuseio dos instrumentos da bandinha
●
Contação de histórias (Duas Festas de Ciranda,
Bocejo,Maria que ria, Um som...
animal!Animais do nosso entorno, O Jogo da Parlenda, As Caretas do Boi da Cara
Preta, A Doce Cozinheira Borboletinha, A Família do Sapo Sapeca, Os Irmãos
Carneirinho e Carneirão. Sobe, Sobe, Dona Aranha, As Mentiras da Beth Barata, A
Menina e o Tambor, Tequinho, o Menino Samba, Tequinho e o Ensaio da Bateria, A
Canção de Rosamélia, Dona Chica Chicabum, A Festa da Muriçoca, Arrasta-pé para
São José, A Festa no Céu, A Flauta do Tatu, O Flautista de Bremen, A Vida no
Sertão é Feliz ou não?, Sinsalabim, poesia para mim, A Festa dos Bichos; Paca,
cara, cará, caramujo, cotia: Viva a cantoria; O Banho da Bicharada, O que rima
com..., Rita, não grita!).
●
Confecção de instrumentos com sucata
●
Exploração do Varal dos Sons
●
Passeio pela rua para ouvir/identificar os sons. Produção de texto coletivo,
tendo o professor como escriba. (Infantil III)
●
Percepção e identificação de eventos sonoros diversos (sons do cotidiano, vozes
dos animais, sons da natureza, fala, canto, etc.)
●
Desfile das crianças de pijamas ao som de músicas de ninar (Infantil 1)
●
Produção de sons e movimentos, usando o próprio corpo
●
Produção de sons com objetos variados (panela, tampas, colheres, brinquedos,
embalagens, etc.)
●
Brincadeiras e jogos orientados pelo ritmo da música
●
Apreciação do silêncio (falar baixinho na roda de conversa, dispor colchonetes
para as crianças relaxarem, tentar não produzir sons por alguns minutos)
●
Escuta de obras musicais variadas
●
Confecção de painel com gravuras de instrumentos musicais
●
Audição de músicas tradicionais brasileiras
●
Danças juninas
●
Show de calouros/videokê
●
Produção de vídeos das crianças falando e/ou cantando (exibição coletiva)
●
Apresentação de músicas infantis com instrumentista convidado.
8. RECURSOS
●
CD variados
●
Bandinhas
●
Sucata para confecção de instrumentos
●
Livros de história
●
Papel celofane
●
Papel madeira
●
Cartolina
●
Cola branca e colorida
●
Gizão de cera
●
Revistas e jornais
9. CULMINÂNCIA
O encerramento do projeto
acontecerá com o Arraiá da “Cumade”
Almerinda, festa junina tradicional na instituição, no último dia letivo do
semestre.
10. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto, por meio das observações
acerca do envolvimento das crianças nas
diversas atividades desenvolvidas, que serão apontadas no Caderno de Registro
Diário do Professor. Sugere-se a análise das fotos e vídeos produzidos durante
as experiências propostas para embasar os registros.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de
Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
BRASIL, Secretaria da Educação
Fundamental. Referenciais Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil: Artes- Brasília MEC/SEF, 1998.
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