segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A BANDINHA DOS BEBÊS

Os pequeninos do Infantil 1, incentivados pela educadora Beatriz Freitas, tocaram pandeiros, triângulos, maracás, sininhos, chocalhos, afoxés... Levar a criança a vivenciar situações de experimentação e descoberta de fontes sonoras é um dos objetivos do projeto MovimentaSons.

















MovimentaSons

Unindo música, dança, dramatização e jogo, as brincadeiras cantadas são de grande importância para o desenvolvimento da criança, visto que desenvolvem a coordenação motora e o senso rítmico, favorecem a interação e promovem o conhecimento das tradições folclóricas. As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque vão participar de muitas brincadeiras cantadas, durante os meses de março e abril, no desenvolvimento do projeto MovimentaSons. 



1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: MovimentaSons
Período: 29/02/2016 a 29/04/2016
Grupos Envolvidos: Educadoras, pais e crianças do CEI Almerinda de Albuquerque

2.      JUSTIFICATIVA

O documento Brinquedos e Brincadeiras nas Creches (MEC, 2012) aponta que não se pode separar a qualidade da brincadeira da qualidade da Educação Infantil.  Nessa perspectiva, ainda que o brincar possa ser considerado inerente à criança, exige um conhecimento, um repertório que ela precisa aprender. Para brincar em uma instituição de Educação Infantil não basta disponibilizar brinquedos, é preciso planejamento do espaço físico e de ações que favoreçam um brincar de qualidade. Dito de outra forma, o brincar não depende apenas da criança, mas demanda suporte do educador, que deve organizar o ambiente para recebê-la, planejar momentos que favoreçam as interações entre os pequenos, observar e registar de que forma eles brincam.
O CEI Almerinda de Albuquerque procura organizar suas práticas pedagógicas no sentido de oferecer às crianças autonomia na exploração dos brinquedos e vivência de brincadeiras variadas, ampliando gradualmente o repertório lúdico dos pequenos. Não foi diferente neste início de ano letivo, marcado pela adaptação de crianças e educadores ao ambiente e ao grupo. Muitas brincadeiras fizeram parte da rotina da unidade e animaram a turminha, notadamente aquelas que associavam movimento e música. A partir dessa observação pensamos em promover dois meses inteirinhos dedicados às brincadeiras cantadas, resgatando as tradicionais cantigas de roda e explorando uma diversidade de canções que ampliam as experiências corporais, sensoriais e afetivas das crianças.
Inicialmente, listamos as brincadeiras cantadas que já fazem parte do repertório do centro. Em seguida, acrescentamos à lista algumas sugestões das educadoras e enviamos um bilhetinho aos pais, solicitando que descrevessem as brincadeiras cantadas que fazem parte de sua cultura familiar. Com a resposta das famílias, passamos a planejar as ações e providenciamos o material necessário à realização do projeto que recebeu o nome de MovimentaSons.

3.      OBJETIVO GERAL

Levar a criança a vivenciar uma diversidade de brincadeiras cantadas a fim de ampliar o repertório musical, corporal, sensorial e afetivo.

3.1  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar a criança a:
·         Ouvir e produzir sons, acompanhados de movimentos e uso de recursos da natureza, do corpo e de objetos diversos.
·         Vivenciar diferentes brincadeiras cantadas
·         Participar de cirandas de roda
·         Conhecer e acompanhar músicas variadas.
·         Brincar com a voz (cantar, imitar vozes dos animais, recitar parlendas, repetir trava-línguas, etc.)
·         Explorar instrumentos musicais
·         Produzir sons a partir de materiais do cotidiano (panelas, latas, tubos, canos, caixas)
·         Ouvir e identificar os sons do ambiente (despertador, liquidificador, chuveiro, etc.)
·         Dançar ritmos variados, seguindo o ritmo  
·         Reproduzir canções e participar de brincadeiras cantadas escolhidas pelos pais.
·         Desenvolver noções espaçotemporais
·         Interagir com colegas e educadores.

4.      EXPERIÊNCIAS

De acordo com a Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto, serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla,
expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

5.      ESTRATÉGIAS

·         Brincadeiras cantadas (O Rabo da Serpente, Dança das Cadeiras, Dança do Balão, Vamos Brincar na Floresta?, Pé com pé, A Bandinha, Chegaram os Animais, Pirulito que Bate Bate, Janelinha, A Loja do Mestre André, Casinha, Desengonçada, Boneco de Lata, De Abóbora faz Melão, O Trem, Maria Anita, Tomatinho Vermelho, Girafa, O Balão, A Minhoca e o Leão, Dança das Caveiras, Bichinhos Teimosos, Marcha Soldado, Bola de Sabão, Samba Lelê, Escravos de Jó, A Dona Aranha, Pintinho Amarelinho, A Mão Direita, Pai Francisco, O Carro, Corrida de Sapos, Roda Pião, Carneirinho, Carneirão; O Trem Maluco, Fui ao Mercado, O Pião, Vamos Passear no Bosque?, Pula Corda, Baile da Vassoura, Subindo no Poleiro, Bom Barqueiro, Dança da Laranja, Estoura Balões, etc.)
·         Brincadeiras de roda (Ciranda Cirandinha, Atirei o Pau no Gato, Onde Está a Margarida?, Eu Entrei na Roda, Fui à Espanha, Fui ao Itororó,  O Cravo e a Rosa, Caranguejo, Nesta rua, Terezinha de Jesus etc.) 
·         Roda de conversa
·         Roda de canções
·         Dramatizações
·         Chamadas com apoio de música (A Canoa Virou, Se eu Fosse um Peixinho, O Foguete, Como é seu Nome?, Eu vi o Sapo, etc.,)
·         Exibição de vídeos musicais (atividade coletiva no pátio com uso de Datashow)
·         Audição de músicas infantis
·         Danças (ritmos diversos)
·         Show de calouros, utilizando caixa de som e microfones sem fio
·         Produção de sons com objetos variados (tocos de madeira, panelas, tubos, canos, caixas, etc.)
·         Confecção de um instrumento musical a partir de sucata
·         Exploração de envelopes de gravuras com o tema
·         Produção de painel com gravuras ligadas ao tema
·         Manuseio do Varal de Sons


6.      RECURSOS

● Instrumentos musicais
● CD e DVD musical
●Cordas
● Bexigas coloridas
● Sucata para confecção de instrumentos musicais
● Sacos para Corrida de Sapos
● Livros infantis
● Papel madeira
● Cola colorida
● Tinta guache
● Canetinhas


7.      AVALIAÇÃO
Os educadores devem observar como as crianças exploram os instrumentos musicais, sua interação com o grupo e os avanços e dificuldades na ampliação das linguagens verbal, gestual e musical. As observações devem ser apontadas no Caderno de Registro Diário do Professor. Sugere-se a análise das fotos e vídeos produzidos durante as experiências propostas para embasar os registros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Brinquedos e Brincadeiras nas Creches: Manual de Orientação Pedagógica/ Ministério de Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2012.

______. Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, Conselho Nacional Educação. Brasília: MEC/SEF, 2009.

JUCÁ, Dalila. Falando Sério: 100 Brincadeiras. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

"AMPLIANDO" AS POSSIBILIDADES DE LEITURA

Conforme determina a legislação educacional vigente, é preciso garantir o contato cotidiano das crianças com variados suportes textuais e incentivar a curiosidade e o questionamento dos pequenos sobre a linguagem escrita. Aqui, a turminha do Infantil 2, incentivada pela educadora Cristina Girão, usa lupas para ler revistas e folhetos publicitários.  















EU E O OUTRO

Para levar a criança a manter contato com a própria imagem e a identificar a figura do outro a educadora Manuela Nepomuceno explorou, junto com a turminha do Infantil 1,  caixa com fotografias e fardamentos. Em seguida, “vestiu” palitoches, que os pequenos levaram, cuidadosamente, para casa. Registramos alguns momentos da brincadeira.