Unindo
música, dança, dramatização e jogo, as brincadeiras cantadas são de grande
importância para o desenvolvimento da criança, visto que desenvolvem a coordenação
motora e o senso rítmico, favorecem a interação e promovem o conhecimento das
tradições folclóricas. As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque vão
participar de muitas brincadeiras cantadas, durante os meses de março e abril, no desenvolvimento do projeto MovimentaSons.
1.
IDENTIFICAÇÃO
Projeto: MovimentaSons
Período: 29/02/2016 a 29/04/2016
Grupos
Envolvidos: Educadoras, pais e crianças do CEI Almerinda de
Albuquerque
2.
JUSTIFICATIVA
O documento Brinquedos e Brincadeiras nas Creches (MEC, 2012) aponta que não se
pode separar a qualidade da brincadeira da qualidade da Educação Infantil. Nessa
perspectiva, ainda que o brincar possa ser considerado inerente à criança,
exige um conhecimento, um repertório que ela precisa aprender. Para brincar em
uma instituição de Educação Infantil não basta disponibilizar brinquedos, é
preciso planejamento do espaço físico e de ações que favoreçam um brincar de
qualidade. Dito de outra forma, o brincar não depende apenas da criança, mas
demanda suporte do educador, que deve organizar o ambiente para recebê-la,
planejar momentos que favoreçam as interações entre os pequenos, observar e
registar de que forma eles brincam.
O CEI Almerinda de Albuquerque procura
organizar suas práticas pedagógicas no sentido de oferecer às crianças
autonomia na exploração dos brinquedos e vivência de brincadeiras variadas,
ampliando gradualmente o repertório lúdico dos pequenos. Não foi diferente
neste início de ano letivo, marcado pela adaptação de crianças e educadores ao
ambiente e ao grupo. Muitas brincadeiras fizeram parte da rotina da unidade e
animaram a turminha, notadamente aquelas que associavam movimento e música. A
partir dessa observação pensamos em promover dois meses inteirinhos dedicados
às brincadeiras cantadas, resgatando as tradicionais cantigas de roda e
explorando uma diversidade de canções que ampliam as experiências corporais,
sensoriais e afetivas das crianças.
Inicialmente, listamos as brincadeiras
cantadas que já fazem parte do repertório do centro. Em seguida, acrescentamos
à lista algumas sugestões das educadoras e enviamos um bilhetinho aos pais,
solicitando que descrevessem as brincadeiras cantadas que fazem parte de sua
cultura familiar. Com a resposta das famílias, passamos a planejar as ações e
providenciamos o material necessário à realização do projeto que recebeu o nome
de MovimentaSons.
3.
OBJETIVO GERAL
Levar
a criança a vivenciar uma diversidade de brincadeiras cantadas a fim de ampliar
o repertório musical, corporal, sensorial e afetivo.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar
a criança a:
·
Ouvir
e produzir sons, acompanhados de movimentos e uso de recursos da natureza, do
corpo e de objetos diversos.
·
Vivenciar
diferentes brincadeiras cantadas
·
Participar
de cirandas de roda
·
Conhecer
e acompanhar músicas variadas.
·
Brincar
com a voz (cantar, imitar vozes dos animais, recitar parlendas, repetir
trava-línguas, etc.)
·
Explorar
instrumentos musicais
·
Produzir
sons a partir de materiais do cotidiano (panelas, latas, tubos, canos, caixas)
·
Ouvir
e identificar os sons do ambiente (despertador, liquidificador, chuveiro, etc.)
·
Dançar
ritmos variados, seguindo o ritmo
·
Reproduzir
canções e participar de brincadeiras cantadas escolhidas pelos pais.
·
Desenvolver
noções espaçotemporais
·
Interagir
com colegas e educadores.
4. EXPERIÊNCIAS
De acordo com a Resolução Nº 05, de 17 de
dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento
do projeto, serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por
meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que
possibilitem movimentação ampla,
expressão da individualidade e respeito pelos
ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas
diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e
formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
IV - recriem, em contextos significativos
para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações
espaçotemporais;
V - ampliem a confiança e a participação das
crianças nas atividades individuais e coletivas;
IX - promovam o relacionamento e a interação
das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e
gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
5. ESTRATÉGIAS
·
Brincadeiras
cantadas (O Rabo da Serpente, Dança das Cadeiras, Dança do Balão, Vamos Brincar
na Floresta?, Pé com pé, A Bandinha, Chegaram os Animais, Pirulito que Bate
Bate, Janelinha, A Loja do Mestre André, Casinha, Desengonçada, Boneco de Lata,
De Abóbora faz Melão, O Trem, Maria Anita, Tomatinho Vermelho, Girafa, O Balão,
A Minhoca e o Leão, Dança das Caveiras, Bichinhos Teimosos, Marcha Soldado, Bola
de Sabão, Samba Lelê, Escravos de Jó, A Dona Aranha, Pintinho Amarelinho, A Mão
Direita, Pai Francisco, O Carro, Corrida de Sapos, Roda Pião, Carneirinho,
Carneirão; O Trem Maluco, Fui ao Mercado, O Pião, Vamos Passear no Bosque?,
Pula Corda, Baile da Vassoura, Subindo no Poleiro, Bom Barqueiro, Dança da
Laranja, Estoura Balões, etc.)
·
Brincadeiras
de roda (Ciranda Cirandinha, Atirei o Pau no Gato, Onde Está a Margarida?, Eu
Entrei na Roda, Fui à Espanha, Fui ao Itororó,
O Cravo e a Rosa, Caranguejo, Nesta rua, Terezinha de Jesus etc.)
·
Roda
de conversa
·
Roda
de canções
·
Dramatizações
·
Chamadas
com apoio de música (A Canoa Virou, Se eu Fosse um Peixinho, O Foguete, Como é
seu Nome?, Eu vi o Sapo, etc.,)
·
Exibição
de vídeos musicais (atividade coletiva no pátio com uso de Datashow)
·
Audição
de músicas infantis
·
Danças
(ritmos diversos)
·
Show de calouros,
utilizando caixa de som e microfones sem fio
·
Produção
de sons com objetos variados (tocos de madeira, panelas, tubos, canos, caixas,
etc.)
·
Confecção
de um instrumento musical a partir de sucata
·
Exploração
de envelopes de gravuras com o tema
·
Produção
de painel com gravuras ligadas ao tema
·
Manuseio
do Varal de Sons
6.
RECURSOS
● Instrumentos
musicais
● CD e DVD
musical
●Cordas
● Bexigas
coloridas
● Sucata para
confecção de instrumentos musicais
● Sacos para
Corrida de Sapos
● Livros
infantis
● Papel madeira
● Cola colorida
● Tinta guache
● Canetinhas
7. AVALIAÇÃO
Os educadores devem observar como as crianças exploram os instrumentos
musicais, sua interação com o grupo e os avanços e dificuldades na ampliação
das linguagens verbal, gestual e musical. As observações devem ser apontadas no
Caderno de Registro Diário do Professor. Sugere-se a análise das fotos e vídeos
produzidos durante as experiências propostas para embasar os registros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Brinquedos e Brincadeiras nas Creches:
Manual de Orientação Pedagógica/ Ministério de Educação. Secretaria da Educação
Básica. Brasília: MEC/SEB, 2012.
______.
Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de
2009, Conselho Nacional Educação. Brasília: MEC/SEF, 2009.
JUCÁ,
Dalila. Falando Sério: 100
Brincadeiras. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário