terça-feira, 2 de agosto de 2016

CRIANÇAS EM AÇÃO: BRINCADEIRA E TRADIÇÃO

O CEI Almerinda de Albuquerque recebeu os pequenos para o início do segundo semestre letivo de 2016 com brinquedos e brincadeiras tradicionais. A estratégia faz parte do projeto Crianças em Ação: Brincadeira e Tradição. (ver abaixo).


1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Crianças em Ação: Brincadeira e Tradição

Período: 02/08/2016 a 02/09/2016

Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2. JUSTIFICATIVA

   As brincadeiras e brinquedos populares são parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração principalmente por meio da oralidade. Muitos desses brinquedos e brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo novos conteúdos. No entanto, em consequência dos processos de urbanização e de industrialização dos últimos anos, as brincadeiras e brinquedos tradicionais foram sendo esquecidos.
Os pais das crianças atendidas no CEI Almerinda de Albuquerque ficam o dia todo no trabalho e não têm tempo ou disposição para brincar com as crianças e, assim, a instituição acaba sendo o único espaço onde os pequenos podem viver a ludicidade. A partir dessa constatação e percebendo o grande envolvimento da turminha em brincadeiras tradicionais como Amarelinha, Pula Corda e Corrida de Cavalinhos de Pau, as educadoras do centro desenvolveram o projeto Crianças em Ação: Brincadeira e Tradição.
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3.     OBJETIVOS
 ·    Resgatar brincadeiras e brinquedos populares a fim de estimular o contato das crianças com a cultura infantil ancestral de seus pais ou responsáveis e familiares.
·         Levar a criança a viver plenamente o prazer de brincar.
·         Proporcionar momentos que favoreçam a interação entre adultos e criança e crianças e crianças.
·         Estimular o desenvolvimento motor e a criatividade das crianças.

4.      EXPERIÊNCIAS

Em atendimento às diretrizes da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·         Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança.
·         Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
·         Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
·         Recriem, em contexto significativo para elas, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·         Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.

5.      ESTRATÉGIAS

·    Envio de cartinha aos pais solicitando que descrevam suas brincadeiras na infância (reproduzir as brincadeiras em sala)
·         Exploração de Envelope de Gravuras sobre o tema
·         Roda de conversa sobre o tema
·         Conto e reconto de lendas brasileiras
·         Produção de brinquedos de sucata
·       Contato com brinquedos tradicionais (pião, pipa, peteca, bonecos de pano, cavalinhos de pau, rói-rói, cordas, carrinhos de madeira, bolinhas de gude, etc.)
·         Audição de músicas folclóricas
·         Brincadeiras de roda
·         Brincadeiras variadas (Lagarta Pintada, Bolinhas de Sabão, Telefone sem fio, Fui à feira, Boca de forno, Bom Barqueiro ou Passarás, Batatinha Frita, Chicotinho Queimado, Passa-Anel, Barquinho de papel, Estátua, Mímica, Acerte a Lata, Pescaria, Amarelinha, Pula Corda, Batata Quente, Pé de lata, Passa-Bola, Bambolê, Peteca, Dança da Laranja, Corrida de Três Pés, Corrida com ovo na colher, Corrida de sacos, Cabra- Cega, Cabo de Guerra, Morto-Vivo, Dança das Cadeiras, Coelho na toca, Esconde-Esconde, Trenzinho, etc.)
·         Brincadeiras junto com pais e/ou responsáveis na sala ou no pátio da unidade

6. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras sobre a participação das crianças nas atividades propostas, dos papéis assumidos por elas nas brincadeiras e das formas de resolução dos conflitos surgidos nesses momentos. É importante registrar, ainda, como as crianças organizam espaços e materiais e, ainda, suas falas e preferências.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza: PMF, 2009.

http://www.qdivertido.com.br/vamosbrincar.php











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