O CEI Almerinda de Albuquerque recebeu os pequenos para o início do segundo semestre letivo de 2016 com brinquedos e brincadeiras tradicionais. A estratégia faz parte do projeto Crianças em Ação: Brincadeira e Tradição. (ver abaixo).
1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Crianças em Ação: Brincadeira e Tradição
Período: 02/08/2016
a 02/09/2016
Grupos Envolvidos:
Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2. JUSTIFICATIVA
As brincadeiras
e brinquedos populares são parte da cultura, sendo transmitidos de geração para
geração principalmente por meio da oralidade. Muitos desses brinquedos e
brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras se modificam, recebendo
novos conteúdos. No entanto, em consequência dos processos de urbanização e de
industrialização dos últimos anos, as brincadeiras e brinquedos tradicionais
foram sendo esquecidos.
Os pais
das crianças atendidas no CEI Almerinda de Albuquerque ficam o dia todo no
trabalho e não têm tempo ou disposição para brincar com as crianças e, assim, a
instituição acaba sendo o único espaço onde os pequenos podem viver a
ludicidade. A partir dessa constatação e percebendo o grande envolvimento da
turminha em brincadeiras tradicionais como Amarelinha, Pula Corda e Corrida de
Cavalinhos de Pau, as educadoras do centro desenvolveram o projeto Crianças em Ação: Brincadeira e Tradição.
.
3. OBJETIVOS
· Resgatar brincadeiras
e brinquedos populares a fim de estimular o contato das crianças com a cultura
infantil ancestral de seus pais ou responsáveis e familiares.
· Levar a criança a viver plenamente o prazer de brincar.
· Levar a criança a viver plenamente o prazer de brincar.
·
Proporcionar momentos que favoreçam a interação
entre adultos e criança e crianças e crianças.
·
Estimular o desenvolvimento motor e a criatividade
das crianças.
4. EXPERIÊNCIAS
Em
atendimento às diretrizes da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do
Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão
garantidas às crianças experiências que:
·
Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da
ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem
movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e
desejos da criança.
·
Propiciem a interação e o conhecimento pelas
crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
·
Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes
linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de
expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
·
Recriem, em contexto significativo para elas,
relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·
Ampliem a confiança e a participação nas atividades
individuais e coletivas.
5. ESTRATÉGIAS
· Envio de cartinha aos pais solicitando que descrevam suas
brincadeiras na infância (reproduzir as brincadeiras em sala)
·
Exploração de Envelope de Gravuras sobre o tema
·
Roda de conversa sobre o tema
·
Conto e reconto de lendas brasileiras
·
Produção de brinquedos de sucata
· Contato com brinquedos tradicionais (pião, pipa, peteca,
bonecos de pano, cavalinhos de pau, rói-rói, cordas, carrinhos de madeira,
bolinhas de gude, etc.)
·
Audição de músicas folclóricas
·
Brincadeiras de roda
·
Brincadeiras variadas (Lagarta Pintada, Bolinhas de
Sabão, Telefone sem fio, Fui à feira, Boca de forno, Bom Barqueiro ou Passarás,
Batatinha Frita, Chicotinho Queimado, Passa-Anel, Barquinho de papel, Estátua,
Mímica, Acerte a Lata, Pescaria, Amarelinha, Pula Corda, Batata Quente, Pé de
lata, Passa-Bola, Bambolê, Peteca, Dança da Laranja, Corrida de Três Pés,
Corrida com ovo na colher, Corrida de sacos, Cabra- Cega, Cabo de Guerra,
Morto-Vivo, Dança das Cadeiras, Coelho na toca, Esconde-Esconde, Trenzinho,
etc.)
·
Brincadeiras junto com pais e/ou responsáveis na
sala ou no pátio da unidade
6. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras sobre a participação
das crianças nas atividades propostas, dos papéis assumidos por elas nas
brincadeiras e das formas de resolução dos conflitos surgidos nesses momentos.
É importante registrar, ainda, como as crianças organizam espaços e materiais e,
ainda, suas falas e preferências.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução
Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília,
2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza:
PMF, 2009.
http://www.qdivertido.com.br/vamosbrincar.php
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