segunda-feira, 5 de setembro de 2016

SABOREANDO HISTÓRIAS

A turminha do CEI Almerinda de Albuquerque gosta muito da hora da leitura/contação. Durante o mês de setembro esse momento vai ficar ainda mais animado com as experiências do projeto Saboreando Histórias (veja abaixo).








1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Saboreando Histórias
Período: 05/09/2016 a 13/10//2016
Grupos Envolvidos: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2. JUSTIFICATIVA
A hora da alimentação desperta nos pequenos a percepção de cheiros, sabores e texturas e, nesse sentido, é uma experiência sensorial importante, que permite o conhecimento de si e do mundo e favorece a expressão da individualidade. Avaliamos as refeições como momentos privilegiados de aprendizagem.
Mesmo sabendo da necessidade de experimentar das crianças, reconhecemos que o cardápio e a apresentação dos alimentos servidos no CEI Almerinda de Albuquerque não variam, isto é, os pratos já chegam prontos para o consumo e as frutas descascadas e cortadas em pedaços ou em forma de suco, o que impede a turminha de conhecer, por exemplo, sementes e cascas das frutas e legumes.
Percebemos, ainda, que os pequenos, durante as contações de história ou manuseio de livros, demonstram interesse em identificar e nomear as gravuras de alimentos, mas ainda o fazem com dificuldade. A partir dessa observação, criamos o projeto Saboreando Histórias, cujo objetivo é levar a criança a ter contato com livros que abordem o tema alimentação, favorecendo o conhecimento de diferentes formas, cores, texturas e aromas, a partir do preparo e da experimentação dos alimentos presentes nas histórias.

3. OBJETIVOS

Levar a criança a:
• Ter contato com histórias que abordem o tema alimentação a fim de identificar e nomear diferentes alimentos, reconhecendo aqueles que são saudáveis.
• Conhecer diferentes formas, cores, texturas, aromas e sabores a partir da experimentação de alimentos variados.
• Identificar semelhanças e diferenças entre os alimentos consumidos em sua casa e no centro.
• Estabelecer diferenças entre alimentos doces, salgados, amargos e azedos.
• Manifestar suas preferências alimentares.
• Aprender noções básicas de higiene no preparo de alimentos
4. EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à Resolução Nº 05/2009 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
X – promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
5. ESTRATÉGIAS
• Leitura/Contação de histórias (SUGESTÕES)
TÍTULO DO LIVRO
AUTOR
A Cesta de Dona Maricota
Tatiana Belinky
A Doce Cozinheira Borboletinha
Nana Toledo
A Galinha dos Ovos de Rapadura
Erilson Santiago
A Galinha Ruiva
Andre Koogan Breitman
Algodão Doce, Doce
Sérgio Néo
Balas, Bombons, Caramelos
Ana Maria Machado
Cachinhos Dourados
Ingrid Biesemeyer
Café com pão, Bolacha não
Marcelo Franco e Souza
Caju e Castanha
Ana Cristina Silva de Oliveira
Camilão, o Comilão
Ana Maria Machado
Chapeuzinho Vermelho
Charles Perrault
Dona Chica Chicabum
Ítalo Castelar
Feliz Aniversário, Rabicó
Monteiro Lobato
Fome Danada
Ana Maria Machado
No Tempo em que a Televisão Mandava no Carlinhos
Ruth Rocha
O Bolo da Vovó
Arlete Alonso
O Piquenique
Eliardo França, Mary França
O Puxa-Puxa da Bruxa
Demitri Túlio
O Ratinho Faminto
Kate Locke
O Ratinho, o Morango Maduro e o Grande Urso Esfomeado
Audrey Wood
O Sanduíche da Maricota
Avelino Guedes
Quem vai Ficar com o Pêssego?
Ah-Hae Yoon
Sapo Comilão
Stela Barbieri
Um Dois, Feijão com Arroz
Ziraldo
Um Dragão no Piquenique
Ana Maria Machado

• Envio de bilhetinho aos pais solicitando lista de alimentos preferidos da família para divulgar durante a roda de conversa.
• Palestra de nutricionista para educadores e pais.
• “Aulas de culinária” (alimentos presentes nas histórias, palito de frutas, bolo de pote, tapioca, salada de verduras, sanduíche, etc.).
• Visita ao depósito de alimentação para conhecer alimentos não perecíveis nas embalagens.
• Visita à cozinha para observar preparo dos alimentos.
• Visita à feira do bairro e/ou ao supermercado para compra de frutas e verduras.
• Degustação de alimentos que não fazem parte do cardápio (pão francês, rapadura, gelatina, frutas e legumes variados...).
• Mesa de frutas (apresentar frutas com casca e, em seguida, cortar em pedaços para degustação pelas crianças).
• Piquenique com a presença dos pais.
• Cabra-Cega com alimentos (as crianças serão vendadas e tentarão adivinhar o alimento apresentado usando tato e olfato)
• Arte com carimbo de legumes
• Produção de mural com gravuras de alimentos saudáveis.
• Produção de painel com rótulos de alimentos.
• Lista de alimentos (doces, salgados, saudáveis, servidos em festas etc.), tendo professor como escriba.
• Degustação de alimentos doces, salgados, amargos e azedos (registrar impressões das crianças sobre as sensações provocadas pela experimentação).
• Faz de conta (self service com gravuras de alimentos e feira).
• Produção de álbum com alimentos saudáveis.
• Modelagem de alimentos com massinha.
• Brincadeiras (A Sopa Está Pronta!, Corrida do Caramelo, Dança da Laranja, Alimentando o Sapo Faminto, O Apanhador de Batatas, Transporte de Água, Escovando os Dentes do Hipopótamo...)
• Caixa-surpresa com frutas.
• Escovação orientada.
• Audição de músicas com o tema alimentação.
• Exibição de vídeos com o tema alimentação.
6. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto, por meio da observação do envolvimento da turminha nas diversas atividades propostas. Sugere-se o registro da fala das crianças durante as “aulas” de culinária e a degustação de novos alimentos, notadamente no que se refere as suas preferências. Verificar a possível resistência das crianças à experimentação de alimentos a fim de criar estratégias que favoreçam essa experiência.
7. REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.

Instituto Avisa Lá – Formação continuada de educadores. Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da educação infantil / Instituto Avisa Lá – Formação continuada de educadores, Ministério da Educação; Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF São Paulo: Ed. Instituto Avisa Lá, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário