Tia, que bicho é esse? Ouvimos essa pergunta muitas vezes na Hora da História e em outros momentos da rotina do CEI Almerinda de Albuquerque. Para responder, pelos menos parcialmente, à indagação dos pequeninos criamos o projeto Que Bicho é Esse?
1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto Que Bicho é Esse?
2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
3. PERÍODO: 17 de outubro a 09 de dezembro de 2016
4. JUSTIFICATIVA
Durante o projeto Saboreando
Histórias, desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2016, as
educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque observaram o encantamento da
turminha com os animais presentes nas histórias infantis. Personagens como a galinha (O Sanduíche da Maricota, A Galinha
Ruiva e A Galinha dos Ovos de
Rapadura) o ratinho (O Ratinho
Faminto e O Ratinho, o Morango
Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado) o hipopótamo (Balas, Bombons, Caramelos) e a borboleta
(A Doce Cozinheira Borboletinha) despertaram
a atenção dos pequenos. Surgiram muitas perguntas sobre esses e outros
bichinhos. As crianças queriam saber o que comem, onde moram...
A
partir da reflexão acerca do fascínio que os animais exercem sobre os pequenos
nasceu o projeto Que Bicho é Esse?, cujo
objetivo é levar a criança a reconhecer os animais como seres vivos que
precisam de cuidados, a fim de despertar seu interesse pela preservação da
natureza. O estudo desse tema também favorece o aprendizado da criança sobre
sua própria natureza, as particularidades do outro, o meio ambiente, a
cidadania e a responsabilidade.
3.
OBJETIVOS
Levar a criança a:
· Reconhecer
os animais como seres vivos que precisam de cuidados, identificando atitudes de
preservação da natureza, no geral, e dos animais, em particular.
·
Ter contato com alguns
animais a fim de ampliar a curiosidade acerca das relações entre o homem e os
outros seres vivos.
· Comparar/imitar os
movimentos de alguns animais (rastejar, pular, caminhar, nadar...), ampliando o
repertório corporal.
· Representar alguns
animais a partir de desenhos e pinturas, utilizando diversos suportes e
materiais, desenvolvendo a criatividade.
· Imitar as “vozes” de alguns animais, explorando os
sons da natureza e brincando com a sonoridade das palavras.
· Conhecer diferentes narrativas em que os animais são
personagens, identificando os lugares onde vivem, o que comem e quais os seus
hábitos, desenvolvendo a curiosidade sobre o meio físico e a natureza.
6.
EXPERIÊNCIAS
De acordo com o que determina o artigo 9º da
Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional de Educação,
durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências
que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo
por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que
possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos
ritmos e desejos da criança;
V - ampliem a confiança e a participação das
crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
X - promovam a interação, o cuidado, a
preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na
Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
IX - promovam o relacionamento e a interação
das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e
gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
7.
ESTRATÉGIAS
·
Roda de conversa (Meu Bichinho de Estimação/Os
Animais que Conheço)
·
Conto e reconto de histórias infantis
·
Quebra-Cabeças
·
Exibição de vídeos com o tema “animais”
·
Audição de músicas com o tema “animais”
·
Leitura de gravuras
·
Desenho livre e orientado
·
Colagem com elementos da natureza (areia,
sementes, folhas secas)
·
Produção de máscaras de animais
·
Confecção de painel com o título “Meu bichinho
de estimação”
·
Confecção de mural com animais diversos (Usar
mapa como suporte)
·
Mímicas
·
Desfile dos Bichos (utilizar fantasias)
·
Pintura facial (bichinhos)
·
Modelagem do bicho preferido com massinha
·
Confecção de animais com sucata
·
Confecção de painel com gravuras de animais
·
Teatro de Dedoches/Fantoches
·
Desenho/Pintura em diferentes suportes
·
Brincadeiras variadas
·
Contato com pequenos animais (cachorro, gato, peixe,
coelho, tartaruga, pássaros)
·
Visita dos pais das crianças à unidade (trazer
o animal de estimação da criança/família).
·
Passeio ao Zoológico Sargento Prata
·
Entrega de foto moldura com o animal preferido
de cada criança
8. RECURSOS
● Livros de histórias
● CD/DVD acerca do tema
● Fantasias de animais
● Papel sulfite/papel madeira
● Tinta guache/cola branca/cola colorida
● Lápis de cor/gizão de cera
● Tesoura sem ponta
● Pratos de papelão/Bandejas de isopor
● Jornais/Revistas
● Sucata (embalagens plásticas, caixas de
papelão etc.)
10. AVALIAÇÃO
A avaliação inicial deve ser diagnóstica (o que as
crianças já sabem sobre o tema?). As falas dos pequenos, durante as rodas de conversa
e em outros momentos da rotina, deverão embasar o desenvolvimento de
estratégias para favorecer o conhecimento do tema proposto. O parecer
descritivo das educadoras acerca da participação e do envolvimento das crianças deverá ser feito no Caderno de Registro
Diário do Professor da Educação Infantil. Sugere-se a produção de vídeos e
fotografias das crianças em ação durante as atividades do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009,
Conselho Nacional Educação. Brasília: MEC/SEF, 2009.
CARVALHO,
Míriam Cristina Cazante. Projetos
Pedagógicos do 3º milênio. Ed. Gráfica Claranto: MG, maio 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário