segunda-feira, 17 de outubro de 2016

QUE BICHO É ESSE?


Tia, que bicho é esse? Ouvimos essa pergunta muitas vezes na Hora da História e em outros momentos da rotina do CEI Almerinda de Albuquerque. Para responder, pelos menos parcialmente, à indagação dos pequeninos criamos o projeto Que Bicho é Esse? 


1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto Que Bicho é Esse?

2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

3. PERÍODO: 17 de outubro a 09 de dezembro de 2016

4. JUSTIFICATIVA
Durante o projeto Saboreando Histórias, desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2016, as educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque observaram o encantamento da turminha com os animais presentes nas histórias infantis.  Personagens como a galinha (O Sanduíche da Maricota, A Galinha Ruiva e A Galinha dos Ovos de Rapadura) o ratinho (O Ratinho Faminto e O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado) o hipopótamo (Balas, Bombons, Caramelos) e a borboleta (A Doce Cozinheira Borboletinha) despertaram a atenção dos pequenos. Surgiram muitas perguntas sobre esses e outros bichinhos. As crianças queriam saber o que comem, onde moram... 
A partir da reflexão acerca do fascínio que os animais exercem sobre os pequenos nasceu o projeto Que Bicho é Esse?, cujo objetivo é levar a criança a reconhecer os animais como seres vivos que precisam de cuidados, a fim de despertar seu interesse pela preservação da natureza. O estudo desse tema também favorece o aprendizado da criança sobre sua própria natureza, as particularidades do outro, o meio ambiente, a cidadania e a responsabilidade.

3.      OBJETIVOS

Levar a criança a:

·     Reconhecer os animais como seres vivos que precisam de cuidados, identificando atitudes de preservação da natureza, no geral, e dos animais, em particular.
·         Ter contato com alguns animais a fim de ampliar a curiosidade acerca das relações entre o homem e os outros seres vivos.
·       Comparar/imitar os movimentos de alguns animais (rastejar, pular, caminhar, nadar...), ampliando o repertório corporal.
·      Representar alguns animais a partir de desenhos e pinturas, utilizando diversos suportes e materiais, desenvolvendo a criatividade.
·        Imitar as “vozes” de alguns animais, explorando os sons da natureza e brincando com a sonoridade das palavras.
·      Conhecer diferentes narrativas em que os animais são personagens, identificando os lugares onde vivem, o que comem e quais os seus hábitos, desenvolvendo a curiosidade sobre o meio físico e a natureza.

6. EXPERIÊNCIAS

De acordo com o que determina o artigo 9º da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

 7. ESTRATÉGIAS
·         Roda de conversa (Meu Bichinho de Estimação/Os Animais que Conheço)
·         Conto e reconto de histórias infantis
·         Quebra-Cabeças
·         Exibição de vídeos com o tema “animais”
·         Audição de músicas com o tema “animais”
·         Leitura de gravuras
·         Desenho livre e orientado
·         Colagem com elementos da natureza (areia, sementes, folhas secas)
·         Produção de máscaras de animais
·         Confecção de painel com o título “Meu bichinho de estimação”
·         Confecção de mural com animais diversos (Usar mapa como suporte)
·         Mímicas
·         Desfile dos Bichos (utilizar fantasias)
·         Pintura facial (bichinhos)
·         Modelagem do bicho preferido com massinha
·         Confecção de animais com sucata
·         Confecção de painel com gravuras de animais
·         Teatro de Dedoches/Fantoches
·         Desenho/Pintura em diferentes suportes
·         Brincadeiras variadas
·         Contato com pequenos animais (cachorro, gato, peixe, coelho, tartaruga, pássaros)
·         Visita dos pais das crianças à unidade (trazer o animal de estimação da criança/família).
·         Passeio ao Zoológico Sargento Prata
·         Entrega de foto moldura com o animal preferido de cada criança

8. RECURSOS
● Livros de histórias
● CD/DVD acerca do tema
● Fantasias de animais
● Papel sulfite/papel madeira
● Tinta guache/cola branca/cola colorida
● Lápis de cor/gizão de cera
● Tesoura sem ponta
● Pratos de papelão/Bandejas de isopor
● Jornais/Revistas
● Sucata (embalagens plásticas, caixas de papelão etc.)


10. AVALIAÇÃO
A avaliação inicial deve ser diagnóstica (o que as crianças já sabem sobre o tema?). As falas dos pequenos, durante as rodas de conversa e em outros momentos da rotina, deverão embasar o desenvolvimento de estratégias para favorecer o conhecimento do tema proposto. O parecer descritivo das educadoras acerca da participação e do envolvimento das crianças deverá ser feito no Caderno de Registro Diário do Professor da Educação Infantil. Sugere-se a produção de vídeos e fotografias das crianças em ação durante as atividades do projeto. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, Conselho Nacional Educação. Brasília: MEC/SEF, 2009.
CARVALHO, Míriam Cristina Cazante. Projetos Pedagógicos do 3º milênio. Ed. Gráfica Claranto: MG, maio 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário