O início do ano letivo é marcado pela
adaptação dos alunos novos e pela readaptação dos alunos que já frequentavam o
centro de educação infantil. São muitas as novidades: a sala de aula, a
professora, os novos colegas, etc. Esse momento gera bastante ansiedade e,
portanto, é preciso que seja planejado de forma de forma coletiva, a fim de que
as crianças e suas famílias comecem a criar vínculos afetivos com os profissionais da unidade. O dia de hoje foi dedicado à reflexão sobre o processo de adaptação das crianças a fim de desenvolver estratégias que promovam sua integração de forma lúdica, prazerosa e saudável. O projeto recebeu o nome de Muito Prazer, Bebê, título de um livro de Ziraldo, e tem como objetivos específicos:
·
Favorecer a permanência dos pais/familiares na
sala de aula durante as primeiras atividades do dia (chegada, roda de conversa,
lanche...)
·
Levar as
crianças a conhecer o espaço físico da creche, adquirindo segurança ao
deslocar-se de um local para o outro.
·
Estabelecer
uma relação saudável entre educador X criança; criança X criança e educador X
pais.
·
Estimular
a linguagem oral a fim de possibilitar a expressão de desejos, necessidades e
emoções.
·
Construir
as regras de convivência grupal para que haja harmonia e respeito entre os
colegas.
· Promover
momentos de musicalização, explorando o corpo como forma de expressão e
descontração.
Algumas das estratégias planejadas para esse período:
·
Acolhidas com música e cantinhos de brincadeiras
·
Visita aos espaços da creche.
·
Rodas de conversa e de canções
·
Interação com os funcionários da instituição
·
Confecção de cartaz com nome de toda a turma
·
Roda de histórias com apoio de dedoches/fantoches
·
Leitura de gravuras e objetos
·
Brincadeiras variadas
·
Chamadas com fichas de identificação
·
Carimbo com as mãos
·
Modelagem com massinha
·
Banho de bacia
·
Banho de piscina
·
Atividades de pintura/colagem
·
Brincadeiras de Roda
·
Mímicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário