Os pequeninos do CEI Almerinda de Albuquerque começaram a vivenciar hoje as experiências do projeto De Corpo Inteiro, cujo objetivo é levar a criança a conhecer o próprio corpo, explorando todas as suas potencialidades.
1.
IDENTIFICAÇÃO: Projeto “De Corpo Inteiro”.
2. GRUPOS
ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de
Albuquerque
3.
PERÍODO: 06 de março a 28 de abril de 2017.
4. JUSTIFICATIVA
Segundo
a Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação,
para organizar o currículo da Educação Infantil é preciso considerar dois
grandes eixos: as interações e as brincadeiras, entendendo a criança como ser
integral, que se relaciona com o mundo a
partir do seu corpo em vivências concretas e com diferentes parceiros e em
distintas linguagens. Em consonância com
essa concepção, a Base Nacional Comum Curricular prevê o campo de experiências
Corpo, Gesto e Movimentos. Está claro, pois, que o corpo no contato com o mundo é essencial na construção de sentidos
pelas crianças, vez que é por meio do tato, do gesto, do deslocamento, do
jogo etc. que os pequenos expressam emoções, interagem, habitam espaços e neles
se localizam, efetivando a construção do conhecimento de si mesmos e do mundo.
A
BNCC aponta como objetivos de aprendizagem desse eixo: conviver com crianças e
adultos em espaços diversos e vivenciar movimentos e gestos que marcam sua cultura,
utilizando seu corpo com liberdade e autonomia; brincar utilizando
criativamente práticas corporais para realizar jogos e brincadeiras e para
criar e representar personagens no faz-de-conta, no reconto de histórias, em
danças e dramatizações; explorar um amplo repertório de mímicas, gestos,
movimentos com o corpo, podendo apoiar-se no uso de bolas, pneus, arcos,
descobrindo variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo; participar,
de modo ativo, de diversas atividades que envolvem o corpo e de atividades de
cuidados pessoais, reconhecendo-o, compreendendo suas sensações e necessidades,
e desenvolvendo autonomia para cuidar de si; comunicar corporalmente
sentimentos, emoções e representações em diversos tipos de atividades,como no
reconto oral de histórias, em danças e dramatizações, e nos momentos de banho e
de outros cuidados pessoais; e conhecer-se reconhecendo, nomeando e valorizando
suas características pessoais e corporais e as das outras crianças e adultos, e
suas capacidades físicas, suas sensações, suas necessidades.
As
crianças do CEI Almerinda de Albuquerque são constantemente encorajadas a
ampliar seus repertórios de movimento e a construir a autonomia nas ações de
cuidado pessoal, saúde e bem-estar. A coleção Corpim, de Ziraldo, é usada como apoio nesse processo. Os títulos Os Dez Amigos e O Joelho Juvenal são velhos conhecidos dos pequenos. O interesse
que as narrativas despertam na turminha foi o ponto de partida para o
desenvolvimento do projeto De Corpo
Inteiro.
5.
OBJETIVO GERAL
● Levar a criança a conhecer o próprio corpo e a
explorar todas as suas potencialidades.
5.1.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança
a:
● Brincar
livremente, a fim de experimentar diversas posturas corporais.
● Alimentar-se e realizar ações de higiene corporal
sem ajuda de adultos.
● Conhecer o próprio corpo, nomeando e valorizando
suas características pessoais.
● Perceber semelhanças e diferenças entre as
pessoas.
● Conhecer
as ruas do entorno da unidade e outros espaços, desenvolvendo noções espaciais.
● Produzir e apreciar obras de arte, utilizando o
corpo como instrumento.
6.
EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho
Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às
crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por
meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que
possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos
ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas
diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e
formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de
narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e
convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as
crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço
temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das
crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem
mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado
pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o
encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em
relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o relacionamento e a interação das
crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e
gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
7.
ESTRATÉGIAS
● Chamadinha com fotos e música com os nomes das
crianças.
● Envio de bilhetinhos aos pais solicitando fotos
dos familiares da criança (usar o material nas rodas de conversa e na produção
do painel Eu Pareço com...)
● Montagem de quebra-cabeça simples (Fotos das
crianças de corpo inteiro)
● Jogo da memória com o tema.
● Brincadeira de faz de conta (salão de beleza).
● Contação de histórias (Os Dez Amigos, O Joelho Juvenal, Pe-Legrino e Pe-Trônio, Rolim, O
Calcanhar de Aquiles, Um Sorriso Chamado Luiz, Dodó, O Livro dos Sorrisos, As
Aventuras do Boneco Peteleco, O que tem dentro da sua fralda?, Dona Vassoura, O
Banho da Bicharada, Balas, Bombons, Caramelos, O Balde das Chupetas, Como é
Bonito o pé do Igor!, O Mistério da Caixa Vermelha, O Cabelo de Lelê, O
Sanduíche da Maricota etc.).
● Desenho do autorretrato.
● Desfile com roupas e sapatos de adultos.
● Produção de cartaz com dicas de higiene.
● Caixa-surpresa com produtos de higiene.
● Atividade de recorte de partes do corpo.
● Texto coletivo, tendo o professor como escriba,
sobre o tema higiene bucal.
● Atividade de acompanhamento antropométrico (peso
e altura)
● Passeio pelas ruas do entorno da unidade (Texto
coletivo, tendo o educador como escriba, sobre as pessoas que encontraram nas
ruas).
● Produção de desenhos, pinturas e modelagens com o
tema corpo.
● Participação em brincadeiras psicomotoras
diversas ((Mãozinha alegre, Por cima, por baixo, Morto/Vivo,
Boneco de pano, Cabra-Cega, Corrida de sacos, Estátua, Bola de Jornal, Banho
sem água etc.).
● Produção de sons e movimentos, usando o próprio
corpo
● Brincadeiras e jogos orientados pelo ritmo da
música
● Confecção de painel com gravuras de pessoas com
diferentes características físicas. (As crianças receberão revistas para
realizar a pesquisa)
● Show de
calouros
● Banho de chuveirão (as crianças devem usar
sabonete líquido e esponja para ensaboar do corpo do colega).
● Degustação de alimentos variados e aulas de culinária (favorecer a
expressão das preferências alimentares)
● Atividade de reconhecimento de menino/menina
(fotos/gravuras).
● Brincadeira de preencher um boneco de pano com
jornal.
● Colagem em boneco articulado.
● Carimbo do pé e da mão da criança.
● Audição de músicas e exibição de vídeos relacionados
ao tema.
● Desenho de silhueta do corpo em papel madeira.
● Montagem do corpo com palitos de picolé e foto
3x4.
● Massagem com hidratante
● Brincadeira Cuidando
do Bebê (Banho, troca de fraldas, alimentação, momento do repouso etc.)
● Demonstração de escovação com molde dentário e
escova grande.
● Atividades de sensibilização frente ao espelho.
● Desenhos nos dedinhos, pés e calcanhares das crianças.
8. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá
durante todo o projeto, por meio da observação crítica e criativa das brincadeiras
e das interações das crianças nas diversas atividades desenvolvidas. Os
apontamentos deverão ser feitos no Caderno de Registro Diário do Professor.
Sugere-se a análise das fotos e vídeos produzidos durante as experiências
propostas para embasar os registros.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação.
Secretaria da Educação Básica. Base
Nacional Comum Curricular. Brasília, 2015.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Artes- Brasília MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Resolução
Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília,
2009.
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