segunda-feira, 6 de março de 2017

DE CORPO INTEIRO

Os pequeninos do CEI Almerinda de Albuquerque começaram a vivenciar hoje as experiências do projeto De Corpo Inteiro, cujo objetivo é levar a criança a conhecer o próprio corpo, explorando todas as suas potencialidades.





1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto “De Corpo Inteiro”.

2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

3. PERÍODO: 06 de março a 28 de abril de 2017.

4. JUSTIFICATIVA

Segundo a Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, para organizar o currículo da Educação Infantil é preciso considerar dois grandes eixos: as interações e as brincadeiras, entendendo a criança como ser integral, que se relaciona com o mundo a partir do seu corpo em vivências concretas e com diferentes parceiros e em distintas linguagens.  Em consonância com essa concepção, a Base Nacional Comum Curricular prevê o campo de experiências Corpo, Gesto e Movimentos. Está claro, pois, que o corpo no contato com o mundo é essencial na construção de sentidos pelas crianças, vez que é por meio do tato, do gesto, do deslocamento, do jogo etc. que os pequenos expressam emoções, interagem, habitam espaços e neles se localizam, efetivando a construção do conhecimento de si mesmos e do mundo.
A BNCC aponta como objetivos de aprendizagem desse eixo: conviver com crianças e adultos em espaços diversos e vivenciar movimentos e gestos que marcam sua cultura, utilizando seu corpo com liberdade e autonomia; brincar utilizando criativamente práticas corporais para realizar jogos e brincadeiras e para criar e representar personagens no faz-de-conta, no reconto de histórias, em danças e dramatizações; explorar um amplo repertório de mímicas, gestos, movimentos com o corpo, podendo apoiar-se no uso de bolas, pneus, arcos, descobrindo variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo; participar, de modo ativo, de diversas atividades que envolvem o corpo e de atividades de cuidados pessoais, reconhecendo-o, compreendendo suas sensações e necessidades, e desenvolvendo autonomia para cuidar de si; comunicar corporalmente sentimentos, emoções e representações em diversos tipos de atividades,como no reconto oral de histórias, em danças e dramatizações, e nos momentos de banho e de outros cuidados pessoais; e conhecer-se reconhecendo, nomeando e valorizando suas características pessoais e corporais e as das outras crianças e adultos, e suas capacidades físicas, suas sensações, suas necessidades.
As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque são constantemente encorajadas a ampliar seus repertórios de movimento e a construir a autonomia nas ações de cuidado pessoal, saúde e bem-estar. A coleção Corpim, de Ziraldo, é usada como apoio nesse processo. Os títulos Os Dez Amigos e O Joelho Juvenal são velhos conhecidos dos pequenos. O interesse que as narrativas despertam na turminha foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto De Corpo Inteiro.
5. OBJETIVO GERAL
● Levar a criança a conhecer o próprio corpo e a explorar todas as suas potencialidades.

5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a:
● Brincar livremente, a fim de experimentar diversas posturas corporais.
● Alimentar-se e realizar ações de higiene corporal sem ajuda de adultos.
● Conhecer o próprio corpo, nomeando e valorizando suas características pessoais.
● Perceber semelhanças e diferenças entre as pessoas.
● Conhecer as ruas do entorno da unidade e outros espaços, desenvolvendo noções espaciais.
● Produzir e apreciar obras de arte, utilizando o corpo como instrumento.

6. EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

7. ESTRATÉGIAS
● Chamadinha com fotos e música com os nomes das crianças.
● Envio de bilhetinhos aos pais solicitando fotos dos familiares da criança (usar o material nas rodas de conversa e na produção do painel Eu Pareço com...)
● Montagem de quebra-cabeça simples (Fotos das crianças de corpo inteiro)
● Jogo da memória com o tema.
● Brincadeira de faz de conta (salão de beleza).
● Contação de histórias (Os Dez Amigos, O Joelho Juvenal, Pe-Legrino e Pe-Trônio, Rolim, O Calcanhar de Aquiles, Um Sorriso Chamado Luiz, Dodó, O Livro dos Sorrisos, As Aventuras do Boneco Peteleco, O que tem dentro da sua fralda?, Dona Vassoura, O Banho da Bicharada, Balas, Bombons, Caramelos, O Balde das Chupetas, Como é Bonito o pé do Igor!, O Mistério da Caixa Vermelha, O Cabelo de Lelê, O Sanduíche da Maricota etc.).
● Desenho do autorretrato.
● Desfile com roupas e sapatos de adultos.
● Produção de cartaz com dicas de higiene.
● Caixa-surpresa com produtos de higiene.
● Atividade de recorte de partes do corpo.
● Texto coletivo, tendo o professor como escriba, sobre o tema higiene bucal.
● Atividade de acompanhamento antropométrico (peso e altura)
● Passeio pelas ruas do entorno da unidade (Texto coletivo, tendo o educador como escriba, sobre as pessoas que encontraram nas ruas).
● Produção de desenhos, pinturas e modelagens com o tema corpo.
● Participação em brincadeiras psicomotoras diversas ((Mãozinha alegre, Por cima, por baixo, Morto/Vivo, Boneco de pano, Cabra-Cega, Corrida de sacos, Estátua, Bola de Jornal, Banho sem água etc.).
● Produção de sons e movimentos, usando o próprio corpo
● Brincadeiras e jogos orientados pelo ritmo da música
● Confecção de painel com gravuras de pessoas com diferentes características físicas. (As crianças receberão revistas para realizar a pesquisa)
Show de calouros
● Banho de chuveirão (as crianças devem usar sabonete líquido e esponja para ensaboar do corpo do colega).
● Degustação de alimentos variados e aulas de culinária (favorecer a expressão das preferências alimentares)
● Atividade de reconhecimento de menino/menina (fotos/gravuras).
● Brincadeira de preencher um boneco de pano com jornal.
● Colagem em boneco articulado.
● Carimbo do pé e da mão da criança.
● Audição de músicas e exibição de vídeos relacionados ao tema.
● Desenho de silhueta do corpo em papel madeira.
● Montagem do corpo com palitos de picolé e foto 3x4.
● Massagem com hidratante
● Brincadeira Cuidando do Bebê (Banho, troca de fraldas, alimentação, momento do repouso etc.)
● Demonstração de escovação com molde dentário e escova grande.
● Atividades de sensibilização frente ao espelho.
● Desenhos nos dedinhos, pés e calcanhares das crianças.


8. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto, por meio da observação crítica e criativa das brincadeiras e das interações das crianças nas diversas atividades desenvolvidas. Os apontamentos deverão ser feitos no Caderno de Registro Diário do Professor. Sugere-se a análise das fotos e vídeos produzidos durante as experiências propostas para embasar os registros.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2015.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Artes- Brasília MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.

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