segunda-feira, 28 de maio de 2018

CRIANÇAS NO JARDIM


A importância do acesso das crianças a espaços ao ar livre é reconhecida na legislação educacional vigente. Na Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, o Conselho Nacional da Educação determina que as práticas pedagógicas  que compõem a proposta curricular das instituições de Educação Infantil devem garantir experiências que “incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza”.  Nos “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças”, de 2005, há dois direitos relativos ao contato com a natureza: “Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza” e “Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos”. Sendo assim, fica claro que o mundo social e o mundo natural devem ser vistos como aspectos inseparáveis e conectados à vivência da criança. Em atendimento a essas diretrizes, a educadora Lidya da Penha levou os pequenos do Infantil 3 para brincar no pátio e regar as plantas do jardim. Veja como foi.





























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