segunda-feira, 6 de agosto de 2018

ÁGUA, PRA QUE TE QUERO?


Os dias quentes do início de agosto levaram as educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque a promover muitas brincadeiras ao ar livre. A alegria das crianças e suas falas durante os banhos de chuveirão, bacia e piscina inspiraram o projeto Água, pra que te quero?


1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Água, pra que te quero?

Período: 06/08/2018 a 05/10/2018

Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque


2.      JUSTIFICATIVA

As coisas mais simples da vida, como brincar com água, podem estar carregadas de significado para as crianças. A turma do CEI Almerinda de Albuquerque já está habituada a essas brincadeiras e adora os banhos de piscina, bacia e mangueira. O reinício do ano letivo foi marcado por atividades lúdicas na água, como colocar barquinhos de papel nas bacias, encher e secar copinhos, soprar bolinhas de sabão... A alegria das crianças, durante esses momentos, levou a equipe a investigar os conhecimentos dos pequenos acerca da água. A pesquisa foi o ponto de partida para o projeto Água, pra que te quero?

3.      OBJETIVO GERAL

● Levar a criança a ter contato com a água em diferentes situações a fim de conhecer suas características e utilidades.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar a criança a:

·         Aumentar a ingestão de água durante o tempo em que permanece na unidade.
·         Reconhecer a água como indispensável à saúde.
·         Identificar os diferentes usos da água no cotidiano.
·         Desenvolver hábitos de consumo consciente da água.
·         Vivenciar momentos de cuidado com a natureza.
·         Identificar as características da água.
·         Observar mudanças no estado físico da água.
·         Experimentar diferentes sensações no contato com a água.


4.      EXPERIÊNCIAS

De acordo com a Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·         Incentivem a curiosidade, a exploração e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
·         Promovam a interação, o cuidado e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
·         Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais.
·         Promovam o conhecimento de si por meio da ampliação das experiências sensoriais, expressivas e corporais e da expressão da individualidade.
·         Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
·         Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e de interação com a linguagem oral e escrita, e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
·         Favoreçam a imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica e musical.

5.      ESTRATÉGIAS

·         Produção de painel com fotos de água (lagos, rios, cachoeiras, mares, caixas d’água, chuveiros, mangueiras, baldes, copos, garrafas etc.)
·         Atividades de cuidado com o jardim (observação, rega)
·         Confecção de cartaz com animais que vivem na água
·         Produção de gelo com forminhas de animais
·         Observação da água em recipientes de tamanhos e formas diferentes.
·         Transporte de água (uso de baldes, bacias, garrafas, esponjas etc.)
·         Confecção de torneira com garrafa PET.
·         Banhos diferentes (piscina, bacia, chuveirão, mangueira, regador)
·         Transformação da água (adicionando pós coloridos, leite em pó, tinta guache, anilina etc.)
·         Confecção de garrafinha da calma
·         Observação de misturas na água (açúcar, sal, farinha de trigo, farinha de mandioca, pedrinhas, conchas etc.)
·         Brincadeiras (Banho sem água, Barquinhos de papel, Bolhas de sabão, Banho na Boneca, Circuito da Água, Bóia ou Afunda?, Pescaria, Bexigas com água, Banho na Bicharada...)
·         “Aula” de culinária (Gelatina, sucos variados)
·         Brincadeiras com seringas e água
·         Dramatização (limpeza da sala e/ou do pátio, lavar e secar panelinhas, compra e venda no depósito de água)
·         Brincadeira “Ajudando a Mamãe” (Lavar as roupas e estender no varal, observar como o sol vai secando as peças)
·         Experiências com água, vinagre e detergente
·         Experiências com água, vinagre e bicarbonato de sódio
·         Experiências sensoriais (exploração de gelo e bolsas de água quente)
·         Orientação do uso da água durante as atividades de higiene
·         Incentivo ao consumo de água (Oferecer copos diferentes, canudos coloridos etc.)
·         Degustação de água de coco
·         Experiências de tranformação do cheiro da água (Usar perfumes, hidratantes, xampu, sabonete líquido etc.)
·         Produções artísticas com o tema água (desenho, pintura, colagem, modelagem)
·         Observação do funcionamento de máquina de lavar roupas e filtro de barro.
·         Aula de campo (Coleta de água no Canal do Lagamar/comparação com água potável)
·         Audição de músicas e exibição de vídeos com o tema água
·         Narrativas de histórias com o tema (A Arca de Noé, de Ruth Rocha, Chuá,  Chuá, Buá, Buá, de Arlene Holanda, Banho, de Marina Massarani, Cocó, o rio amigo e O Monstro do Tietê, de Almir Mota, Dona Vassoura, de Guiomar Paiva, Eu não quero tomar banho, de Julie Sykes, O Banho da Bicharada, de Luciano Albuquerque, No Grande Oceano, da Editora Ciranda Cultural, O Crocodilo Muito Inteligente e O Tubarão Engraçado, de Jack Tickle, O Peixinho do São Francisco, de Luís Pimentel, O Peixinho do Arco-Íris, de Marcus Pfister, O Peixinho Dourado e o Monstro da Caverna, de Matt Buckingham, O que tem dentro da sua fralda?, de Guido Van Gnechten, Tchibum no mundo: a grande história da água, de Natura Naturé, Coco Louco, de Gustavo Luiz, O Livro dos Sorrisos, de Antônio Sílvio de Araújo, Gino Girino, de Milton Célio de Oliveira Filho, O Girino Pequenino, de Sheridan Cain, O que é mais assustador do que um tubarão?, de Paul Bright, O Crocodilo e o Dentista, de Taro Gomi, e Balas, Bombons, Caramelos, de Ana Maria Machado)

 6. AVALIAÇÃO

·         Parecer descritivo das educadoras acerca da participação das crianças nas atividades propostas.
·    Observação de mudanças atitudinais em relação ao uso da água nas atividades de alimentação e higiene
       OBSERVAÇÃO: Os registros (escritos e imagéticos) deverão acontecer durante todo o projeto.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.

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