Os dias quentes do início de
agosto levaram as educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque a promover muitas
brincadeiras ao ar livre. A alegria das crianças e suas falas durante os banhos
de chuveirão, bacia e piscina inspiraram o projeto Água, pra que te quero?
1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Água, pra que te quero?
Período: 06/08/2018
a 05/10/2018
Grupos Envolvidos:
Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2. JUSTIFICATIVA
As
coisas mais simples da vida, como brincar com água, podem estar carregadas de
significado para as crianças. A turma do CEI Almerinda de Albuquerque já está
habituada a essas brincadeiras e adora os banhos de piscina, bacia e mangueira.
O reinício do ano letivo foi marcado por atividades lúdicas na água, como
colocar barquinhos de papel nas bacias, encher e secar copinhos, soprar
bolinhas de sabão... A alegria das crianças, durante esses momentos, levou a equipe a investigar os conhecimentos dos pequenos acerca da água. A
pesquisa foi o ponto de partida para o projeto Água, pra que te quero?
3. OBJETIVO GERAL
● Levar a criança a ter
contato com a água em diferentes situações a fim de conhecer suas
características e utilidades.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a:
·
Aumentar a ingestão de água durante o tempo em que
permanece na unidade.
·
Reconhecer a água como indispensável à saúde.
·
Identificar os diferentes usos da água no cotidiano.
·
Desenvolver hábitos de consumo consciente da água.
·
Vivenciar momentos de cuidado com a natureza.
·
Identificar as características da água.
·
Observar mudanças no estado físico da água.
·
Experimentar diferentes sensações no contato com a
água.
4. EXPERIÊNCIAS
De
acordo com a Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional
de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças
experiências que:
·
Incentivem
a curiosidade, a exploração e o conhecimento das crianças em relação ao mundo
físico e social, ao tempo e à natureza.
·
Promovam
a interação, o cuidado e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade
da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
·
Recriem,
em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas,
formas e orientações espaçotemporais.
·
Promovam o conhecimento de si por meio da ampliação
das experiências sensoriais, expressivas e corporais e da expressão da
individualidade.
·
Ampliem a confiança e a participação nas atividades
individuais e coletivas.
·
Possibilitem às crianças experiências de narrativas,
de apreciação e de interação com a linguagem oral e escrita, e o convívio com
diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
·
Favoreçam a imersão nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica
e musical.
5. ESTRATÉGIAS
·
Produção
de painel com fotos de água (lagos, rios, cachoeiras, mares, caixas d’água,
chuveiros, mangueiras, baldes, copos, garrafas etc.)
·
Atividades
de cuidado com o jardim (observação, rega)
·
Confecção
de cartaz com animais que vivem na água
·
Produção
de gelo com forminhas de animais
·
Observação
da água em recipientes de tamanhos e formas diferentes.
·
Transporte
de água (uso de baldes, bacias, garrafas, esponjas etc.)
·
Confecção
de torneira com garrafa PET.
·
Banhos
diferentes (piscina, bacia, chuveirão, mangueira, regador)
·
Transformação
da água (adicionando pós coloridos, leite em pó, tinta guache, anilina etc.)
·
Confecção
de garrafinha da calma
·
Observação
de misturas na água (açúcar, sal, farinha de trigo, farinha de mandioca,
pedrinhas, conchas etc.)
·
Brincadeiras
(Banho sem água, Barquinhos de papel, Bolhas de sabão, Banho na Boneca,
Circuito da Água, Bóia ou Afunda?, Pescaria, Bexigas com água, Banho na
Bicharada...)
·
“Aula”
de culinária (Gelatina, sucos variados)
·
Brincadeiras
com seringas e água
·
Dramatização
(limpeza da sala e/ou do pátio, lavar e secar panelinhas, compra e venda no
depósito de água)
·
Brincadeira
“Ajudando a Mamãe” (Lavar as roupas e estender no varal, observar como o sol
vai secando as peças)
·
Experiências
com água, vinagre e detergente
·
Experiências
com água, vinagre e bicarbonato de sódio
·
Experiências
sensoriais (exploração de gelo e bolsas de água quente)
·
Orientação
do uso da água durante as atividades de higiene
·
Incentivo
ao consumo de água (Oferecer copos diferentes, canudos coloridos etc.)
·
Degustação
de água de coco
·
Experiências
de tranformação do cheiro da água (Usar perfumes, hidratantes, xampu, sabonete
líquido etc.)
·
Produções
artísticas com o tema água (desenho, pintura, colagem, modelagem)
·
Observação
do funcionamento de máquina de lavar roupas e filtro de barro.
·
Aula
de campo (Coleta de água no Canal do Lagamar/comparação com água potável)
·
Audição
de músicas e exibição de vídeos com o tema água
·
Narrativas
de histórias com o tema (A Arca de Noé, de
Ruth Rocha, Chuá, Chuá, Buá, Buá, de Arlene Holanda, Banho, de Marina Massarani, Cocó, o rio amigo e O Monstro do Tietê, de Almir Mota, Dona Vassoura, de Guiomar Paiva, Eu não quero tomar banho, de Julie Sykes, O Banho da Bicharada, de Luciano Albuquerque, No Grande Oceano, da Editora
Ciranda Cultural, O Crocodilo Muito Inteligente
e O Tubarão Engraçado, de Jack Tickle, O Peixinho do São Francisco, de Luís Pimentel, O Peixinho do Arco-Íris, de Marcus Pfister, O Peixinho Dourado e o Monstro
da Caverna, de Matt Buckingham, O que
tem dentro da sua fralda?, de Guido Van Gnechten, Tchibum no mundo: a grande história da água, de Natura Naturé, Coco Louco, de Gustavo Luiz, O Livro dos Sorrisos, de Antônio Sílvio
de Araújo, Gino Girino, de Milton
Célio de Oliveira Filho, O Girino Pequenino,
de Sheridan Cain, O que é mais assustador
do que um tubarão?, de Paul Bright, O
Crocodilo e o Dentista, de Taro Gomi, e Balas,
Bombons, Caramelos, de Ana Maria Machado)
6. AVALIAÇÃO
·
Parecer
descritivo das educadoras acerca da participação das crianças nas atividades propostas.
· Observação
de mudanças atitudinais em relação ao uso da água nas atividades de alimentação
e higiene
OBSERVAÇÃO:
Os registros (escritos e imagéticos) deverão acontecer durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de
Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
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