segunda-feira, 11 de março de 2019

SIRIRI PRA CÁ, SIRIRI PRA LÁ

A turma do CEI Almerinda de Albuquerque começou a vivenciar, na manhã de hoje, as experiências do projeto Siriri pra cá, siriri pra lá, que registramos abaixo.



 
1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto “Siriri pra cá, siriri pra lá”.

2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

3. PERÍODO: 11 de março a 27 de junho de 2019

4. JUSTIFICATIVA

A Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil aponta que os educadores devem garantir às crianças o contato com a linguagem musical, com destaque para as experiências corporais provocadas pela intensidade dos sons e pelo ritmo das melodias. De acordo com o artigo 9º da Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional  de Educação, “as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, plástica, dramática e musical” (Inciso II) e que “promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura” (Inciso IX). (GRIFOS NOSSOS).  Em atendimento a essas diretrizes, a música está sempre presente no cotidiano do CEI Almerinda de Albuquerque. As rodas de conversa são entremeadas com canções, as brincadeiras cantadas figuram entre as preferidas da turma e há trilha sonora até para o tempo da soneca.
Durante os primeiros dias dos pequenos no Centro planejamos várias experiências de escuta ativa e de criação musical. As crianças aprovaram as estratégias, explorando sons produzidos com o próprio corpo, manuseando instrumentos e objetos sonoros e expressando preferências, o que não passou despercebido nas avaliações diárias das educadoras, que também destacaram a importância das brincadeiras de roda tradicionais no processo de interação das turmas. A partir dessa observação nasceu o projeto Siriri pra cá, siriri pra lá, cujo objetivo é levar a criança a ampliar o vocabulário e os repertórios musical e gestual, apropriando-se de sons e de movimentos de sua cultura.

5. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
CAMPO 1 – O EU, O OUTRO E O NÓS
·         Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
·         Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
·         Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
·         Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
CAMPO 2 – CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
·         Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
·         Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
·         Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
·         Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
CAMPO 3 – TRAÇOS, SONS, CORES E IMAGENS
·         Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
·         Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
·         Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
CAMPO 4 – ESCUTA, FALA, PENSAMENTO, IMAGINAÇÃO
·         Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
·         Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
·         Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
·         Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
·         Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
·         Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
CAMPO 5 - ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
·         Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
·         Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
·         Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
·         Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).
·         Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
·         Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
6. ESTRATÉGIAS
● Envio de mensagem aos pais solicitando informações sobre músicas e brincadeiras cantadas preferidas da família e compartilhar nas rodas de conversa.
● Chamadinha com fotos e música
● Brincadeiras cantadas (Siriri pra cá, siriri pra lá, Ciranda Cirandinha, Atirei o pau no gato, Senhora Dona Sancha, Escravos de Jó, Bumba, meu boi; Passarás, não passarás, Marcha, soldado; Pirulito que bate bate, Vamos passear no bosque, Jacaré tá na lagoa, Trenzinho, Passeio da Centopeia, Terezinha de Jesus, O pobre e o rico, O cravo brigou com a rosa, Fui à Espanha, A canoa virou, Esta rua tem um bosque, Ciranda da saia, Fui ao Tororó, Onde está a margarida?, A linda rosa juvenil, Carneirinho, carneirão, Eu entrei na roda, Desengonçada, Caranguejo não é peixe...)  
● Manuseio dos instrumentos da bandinha
● Contação de histórias (Duas Festas de Ciranda, Bocejo,Maria que ria, Um som... animal!, Animais do nosso entorno, O Jogo da Parlenda, As Caretas do Boi da Cara Preta, A Doce Cozinheira Borboletinha, A Família do Sapo Sapeca, Os Irmãos Carneirinho e Carneirão. Sobe, Sobe, Dona Aranha, As Mentiras da Beth Barata, A Menina e o Tambor, Tequinho, o Menino Samba, Tequinho e o Ensaio da Bateria, A Canção de Rosamélia, Dona Chica Chicabum, A Festa da Muriçoca, Arrasta-pé para São José, A Festa no Céu, A Flauta do Tatu, O Flautista de Bremen, A Vida no Sertão é Feliz ou não?, Sinsalabim, poesia para mim, A Festa dos Bichos; Paca, cara, cará, caramujo, cotia: Viva a cantoria; O Banho da Bicharada, O Boi da Cara de Todas as Cores, O que rima com..., Rita, não grita!).
Confecção de instrumentos com sucata
● Exploração do Varal dos Sons
● Passeio pela rua para ouvir/identificar os sons. Produção de texto coletivo, tendo o professor como escriba. (Infantil III)
● Percepção e identificação de eventos sonoros diversos (sons do cotidiano, vozes dos animais, sons da natureza, fala, canto, etc.)
● Desfile das crianças de pijamas ao som de músicas de ninar (Infantil 1)
● Produção de sons com objetos variados (panelas, tampas, colheres, brinquedos, embalagens, etc.)
● Apreciação do silêncio (falar baixinho na roda de conversa, dispor colchonetes para as crianças relaxarem, tentar não produzir sons por alguns minutos)
● Escuta de obras musicais variadas
● Confecção de painel com gravuras e nomes de instrumentos musicais.
● Produção de mural com trava-línguas e iamgens relacionadas.
● Audição de músicas tradicionais brasileiras
● Danças juninas
Show de calouros
● Produção de vídeos das crianças falando e/ou cantando (exibição coletiva)
● Apresentação de instrumentistas convidados.
7. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá, durante todo o projeto, por meio das observações acerca do envolvimento das  crianças nas diversas atividades desenvolvidas, que serão apontadas no Caderno de Registro Diário do Professor. Sugere-se a análise das fotos e vídeos produzidos, durante as experiências propostas, para embasar os registros.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
______. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.

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