1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto “Siriri
pra cá, siriri pra lá”.
2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI
Almerinda de Albuquerque
3. PERÍODO: 11 de março a 27 de junho de 2019
4. JUSTIFICATIVA
A Base Nacional Comum
Curricular para a Educação Infantil aponta que os educadores devem garantir às
crianças o contato com a linguagem musical, com destaque para as experiências
corporais provocadas pela intensidade dos sons e pelo ritmo das melodias. De
acordo com o artigo 9º da Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, do
Conselho Nacional de Educação, “as
práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil
devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo
experiências que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, plástica, dramática e musical” (Inciso II) e que “promovam o
relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas,
cinema, fotografia, dança, teatro,
poesia e literatura” (Inciso IX). (GRIFOS NOSSOS). Em atendimento a essas diretrizes, a música
está sempre presente no cotidiano do CEI Almerinda de Albuquerque. As rodas de
conversa são entremeadas com canções, as brincadeiras cantadas figuram entre as
preferidas da turma e há trilha sonora até para o tempo da soneca.
Durante os primeiros dias
dos pequenos no Centro planejamos várias experiências de escuta ativa e de
criação musical. As crianças aprovaram as estratégias, explorando sons
produzidos com o próprio corpo, manuseando instrumentos e objetos sonoros e
expressando preferências, o que não passou despercebido nas avaliações diárias
das educadoras, que também destacaram a importância das brincadeiras de roda
tradicionais no processo de interação das turmas. A partir dessa observação
nasceu o projeto Siriri pra cá, siriri pra
lá,
cujo objetivo é levar a criança a ampliar o vocabulário e os repertórios
musical e gestual, apropriando-se de sons e de movimentos de sua cultura.
5. OBJETIVOS DE
APRENDIZAGEM
CAMPO 1 – O EU, O OUTRO
E O NÓS
·
Perceber
as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das
quais participa.
·
Compartilhar
os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
·
Comunicar-se
com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
·
Respeitar
regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
CAMPO 2 – CORPO, GESTOS
E MOVIMENTOS
·
Experimentar
as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores
e desafiantes.
·
Apropriar-se
de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e
brincadeiras.
·
Deslocar
seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto,
embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de
diferentes naturezas.
·
Explorar
formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos
e seguindo orientações.
CAMPO 3 – TRAÇOS, SONS,
CORES E IMAGENS
·
Explorar
sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
·
Criar
sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos
ritmos de música.
·
Utilizar
diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas,
canções, músicas e melodias.
CAMPO 4 – ESCUTA, FALA,
PENSAMENTO, IMAGINAÇÃO
·
Reconhecer
quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem
convive.
·
Dialogar
com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e
opiniões.
·
Demonstrar
interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
·
Identificar
e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e
textos poéticos.
·
Manipular
textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com
diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas,
cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).
·
Conhecer
e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
CAMPO 5 - ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
·
Manipular,
experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de
deslocamentos de si e dos objetos.
·
Identificar
relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do
lado) e temporais (antes, durante e depois).
·
Classificar
objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
·
Vivenciar
diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em
danças, balanços, escorregadores etc.).
·
Utilizar
conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã,
lento, rápido, depressa, devagar).
·
Contar
oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
6. ESTRATÉGIAS
● Envio de mensagem aos pais solicitando informações
sobre músicas e brincadeiras cantadas preferidas da família e compartilhar nas
rodas de conversa.
● Chamadinha com fotos e música
● Brincadeiras cantadas (Siriri pra cá, siriri pra lá, Ciranda Cirandinha, Atirei o pau no gato,
Senhora Dona Sancha, Escravos de Jó, Bumba, meu boi; Passarás, não passarás,
Marcha, soldado; Pirulito que bate bate, Vamos passear no bosque, Jacaré tá na
lagoa, Trenzinho, Passeio da Centopeia, Terezinha de Jesus, O pobre e o rico, O
cravo brigou com a rosa, Fui à Espanha, A canoa virou, Esta rua tem um bosque,
Ciranda da saia, Fui ao Tororó, Onde está a margarida?, A linda rosa juvenil,
Carneirinho, carneirão, Eu entrei na roda, Desengonçada, Caranguejo não é
peixe...)
● Manuseio dos instrumentos da
bandinha
● Contação de histórias (Duas Festas de Ciranda, Bocejo,Maria que ria, Um som... animal!, Animais
do nosso entorno, O Jogo da Parlenda, As Caretas do Boi da Cara Preta, A Doce
Cozinheira Borboletinha, A Família do Sapo Sapeca, Os Irmãos Carneirinho e
Carneirão. Sobe, Sobe, Dona Aranha, As Mentiras da Beth Barata, A Menina e o
Tambor, Tequinho, o Menino Samba, Tequinho e o Ensaio da Bateria, A Canção de
Rosamélia, Dona Chica Chicabum, A Festa da Muriçoca, Arrasta-pé para São José,
A Festa no Céu, A Flauta do Tatu, O Flautista de Bremen, A Vida no Sertão é
Feliz ou não?, Sinsalabim, poesia para mim, A Festa dos Bichos; Paca, cara,
cará, caramujo, cotia: Viva a cantoria; O Banho da Bicharada, O Boi da Cara de
Todas as Cores, O que rima com..., Rita, não grita!).
● Confecção de instrumentos com sucata
● Exploração do Varal dos Sons
● Passeio pela rua para
ouvir/identificar os sons. Produção de texto coletivo, tendo o professor como
escriba. (Infantil III)
● Percepção e identificação de
eventos sonoros diversos (sons do cotidiano, vozes dos animais, sons da
natureza, fala, canto, etc.)
● Desfile das crianças de pijamas ao
som de músicas de ninar (Infantil 1)
● Produção de sons com objetos
variados (panelas, tampas, colheres, brinquedos, embalagens, etc.)
● Apreciação do silêncio (falar
baixinho na roda de conversa, dispor colchonetes para as crianças relaxarem,
tentar não produzir sons por alguns minutos)
● Escuta de obras musicais variadas
● Confecção de painel com gravuras e
nomes de instrumentos musicais.
● Produção de mural com trava-línguas
e iamgens relacionadas.
● Audição de músicas tradicionais
brasileiras
● Danças juninas
● Show
de calouros
● Produção de vídeos das crianças
falando e/ou cantando (exibição coletiva)
● Apresentação de instrumentistas
convidados.
7. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá, durante
todo o projeto, por meio das observações acerca do envolvimento das crianças nas diversas atividades desenvolvidas,
que serão apontadas no Caderno de Registro Diário do Professor. Sugere-se a análise das fotos e vídeos produzidos, durante as experiências propostas, para
embasar os registros.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Brasília: MEC/SEB, 2017.
______. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação
Básica. Brasília, 2009.
http://www.mma.gov.br/estruturas/pda/_arquivos/cartilha_reencantando_a_infncia_com_cantigas_51.pdf. Acesso em
28 fev. 2019.
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