Inciamos hoje as atividades do projeto Bicho-Carpinteiro. A seguir, o projeto e, em breve, os registros das brincadeiras.
1.
IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Bicho-Carpinteiro
Período: 06/05/2013 a 14/06//2013
Grupos
Envolvidos: Crianças, educadoras e
pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2.
JUSTIFICATIVA
A Resolução Nº
05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, dispõe no Artigo 9º, Inciso I, que “as
práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil
devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo
experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação
de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem
movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e
desejos da criança”. O documento alerta também para a indivisibilidade das
dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e
sociocultural da criança.
Na observância
dessas diretrizes, o CEI Almerinda de Albuquerque promove interações entre as
crianças e procura assegurar a elas deslocamentos e movimentos amplos em todos
os espaços da instituição. De acordo com a teoria walloniana, as crianças de um
a três anos, faixa etária atendida na unidade, estão no estágio sensório-motor
e projetivo, etapa em que a energia se canaliza para o movimento. Nela, a
criança volta-se para o mundo exterior, apresentando grande capacidade exploratória
e fazendo uso da inteligência prática.
Não há
dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram
seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e
brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão
corporal é reveladora do que sentem. Wallon lembra que a criança pequena
utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se
projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados,
sensações, idéias. Assim, é importante organizar situações e atividades em que
as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do
próprio corpo. Nessa perspectiva, nasceu o projeto Bicho-carpinteiro (no dicionário, inseto que rói a madeira onde
vive; informalmente, pessoa inquieta, que está sempre em movimento) para
desenvolver as competências motoras, cognitivas e sociais das crianças a partir
de atividades lúdicas.
3.
OBJETIVOS
·
Levar as crianças a viverem plenamente o prazer
de brincar.
·
Desenvolver formas saudáveis de convivência
social.
·
Estimular o desenvolvimento motor e a
criatividade das crianças.
·
Resgatar
brincadeiras populares a fim de estimular o contato das crianças com
a cultura infantil ancestral de seus pais ou responsáveis e familiares.
4. EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças
experiências que:
·
Promovam
o conhecimento de si e do mundo por meio de percepções sensoriais, expressivas
e corporais, respeitando os ritmos e os desejos de cada uma.
·
Favoreçam
sua imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas
das expressões gestual, verbal, plástica e social.
·
Recriem,
em contexto significativo para elas, as orientações espaçotemporais.
·
Ampliem
a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
·
Promovam
a imersão nas linguagens gestual, verbal, plástica, dramática e musical.
·
Brincadeiras de roda
·
Corrida de cavalinhos de pau
·
Brincadeiras com corda
·
Brincadeiras com bola
·
Amarelinha
·
Acerte a lata
·
Boca do Palhaço
·
Subindo no Poleiro
·
Dança do Balão
·
Dança das Cadeiras
·
Produzidos para o baile
·
Pula Pipoca
·
Corrida de sacos
·
Corrida dos três pés
·
Coelho na toca
·
Cabra-cega
·
Patins engraçados
·
Escorregando no mingau
·
Manuseio de instrumentos musicais
·
Aula de culinária (pães, docinhos...)
·
Visita dos pais para brincar com as crianças
·
Transporte de materiais (água em baldinhos ou
copos; bolinhas de gude com colher; bolinhas de plástico com peneiras...)
·
Alinhavos
·
Enfiagem de canudos em baldes telados
·
Pesca de pequenos objetos com palitinho japonês
·
Encaixe de objetos (palitos de picolé, palitos
de churrasco, botões...) em embalagens plásticas
·
Abertura e fechamento de diferentes embalagens
·
Classificação com botões, macarrão e outros
materiais
·
Modelagem com massinha
·
Colagem com grãos e elementos da natureza
·
Atividades de pintura com técnicas variadas e em
diferentes suportes
6. RECURSOS
● Papel sulfite ●Papel madeira
● Canetinhas coloridas
● Gizão de cera
● Cola colorida
● Tinta guache
●Massa de modelar
● Revistas/jornais
● Giz colorido
● Bandinha de música
● Baú de fantasias
● CD musical
●Toucas higiênicas e material para “aula de culinária”.
● Amido de milho e anilina (Escorregando no mingau)
● Pincéis
● Bolinhas de gude
● Peneiras/esponjas/barbante
● Pratos de papelão e bandejas de isopor
● Tiras de tecido
● Placas de isopor
● Canudos plásticos de diferentes espessuras
● Cordas
● Bolas
● Circuitos
● Escada
7. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras acerca da participação
das crianças nas atividades sugeridas. Os registros (escritos e fotográficos)
deverão acontecer durante todo o projeto e servirão de base a possíveis
mudanças no decorrer do processo.
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