segunda-feira, 6 de maio de 2013

BICHO-CARPINTEIRO

Inciamos hoje as atividades do projeto Bicho-Carpinteiro. A seguir, o projeto e, em breve, os registros das brincadeiras.

                                            

 

1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Bicho-Carpinteiro
Período: 06/05/2013 a 14/06//2013
Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2.      JUSTIFICATIVA

A Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação,  dispõe no Artigo 9º, Inciso I, que “as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança”. O documento alerta também para a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.
Na observância dessas diretrizes, o CEI Almerinda de Albuquerque promove interações entre as crianças e procura assegurar a elas deslocamentos e movimentos amplos em todos os espaços da instituição. De acordo com a teoria walloniana, as crianças de um a três anos, faixa etária atendida na unidade, estão no estágio sensório-motor e projetivo, etapa em que a energia se canaliza para o movimento. Nela, a criança volta-se para o mundo exterior, apresentando grande capacidade exploratória e fazendo uso da inteligência prática.
Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Wallon lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias. Assim, é importante organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. Nessa perspectiva, nasceu o projeto Bicho-carpinteiro (no dicionário, inseto que rói a madeira onde vive; informalmente, pessoa inquieta, que está sempre em movimento) para desenvolver as competências motoras, cognitivas e sociais das crianças a partir de atividades lúdicas. 

3.      OBJETIVOS

·         Levar as crianças a viverem plenamente o prazer de brincar.
·         Desenvolver formas saudáveis de convivência social.
·         Estimular o desenvolvimento motor e a criatividade das crianças.
·         Resgatar brincadeiras populares a fim de estimular o contato das crianças com a cultura infantil ancestral de seus pais ou responsáveis e familiares.

4.      EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
·         Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio de percepções sensoriais, expressivas e corporais, respeitando os ritmos e os desejos de cada uma.
·         Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica e social.
·         Recriem, em contexto significativo para elas, as orientações espaçotemporais.
·         Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
·         Promovam a imersão nas linguagens gestual, verbal, plástica, dramática e musical. 

5. ESTRATÉGIAS
·         Brincadeiras de roda
·         Corrida de cavalinhos de pau
·         Brincadeiras com corda
·         Brincadeiras com bola
·         Amarelinha
·         Acerte a lata
·         Boca do Palhaço
·         Subindo no Poleiro
·         Dança do Balão
·         Dança das Cadeiras
·         Produzidos para o baile
·         Pula Pipoca
·         Corrida de sacos
·         Corrida dos três pés
·         Coelho na toca
·         Cabra-cega
·         Patins engraçados
·         Escorregando no mingau
·         Manuseio de instrumentos musicais
·         Aula de culinária (pães, docinhos...)
·         Visita dos pais para brincar com as crianças
·         Transporte de materiais (água em baldinhos ou copos; bolinhas de gude com colher; bolinhas de plástico com peneiras...)
·         Alinhavos
·         Enfiagem de canudos em baldes telados
·         Pesca de pequenos objetos com palitinho japonês
·         Encaixe de objetos (palitos de picolé, palitos de churrasco, botões...) em embalagens plásticas
·         Abertura e fechamento de diferentes embalagens
·         Classificação com botões, macarrão e outros materiais
·         Modelagem com massinha
·         Colagem com grãos e elementos da natureza
·         Atividades de pintura com técnicas variadas e em diferentes suportes
6. RECURSOS
● Papel sulfite
●Papel madeira
● Canetinhas coloridas
● Gizão de cera
● Cola colorida
● Tinta guache
●Massa de modelar
● Revistas/jornais
● Giz colorido
● Bandinha de música
● Baú de fantasias
● CD musical
●Toucas higiênicas e material para “aula de culinária”.
● Amido de milho e anilina (Escorregando no mingau)
● Pincéis
● Bolinhas de gude
● Peneiras/esponjas/barbante
● Pratos de papelão e bandejas de isopor
● Tiras de tecido
● Placas de isopor
● Canudos plásticos de diferentes espessuras
● Cordas
● Bolas
● Circuitos
● Escada

7. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras acerca da participação das crianças nas atividades sugeridas. Os registros (escritos e fotográficos) deverão acontecer durante todo o projeto e servirão de base a possíveis mudanças no decorrer do processo.

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