1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Artistas
Arteiros
Período: 05/05/2014
a 30/05/2014
Grupos
Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque.
2.
JUSTIFICATIVA
As artes plásticas
estão presentes no dia a dia das crianças do CEI Almerinda de Albuquerque. Elas
desenham, pintam, modelam, colam... Durante a realização do projeto Educação
com Sentidos, percebemos que as crianças, ao manipular diferentes materiais
(areia, cola, algodão, tinta, giz de cera, etc.), quando da produção de
trabalhos artísticos, ficavam mais concentradas e demonstravam prazer nessas
atividades. Ficou claro, então, que as artes plásticas não apenas desenvolvem
as percepções sensoriais e exercitam as habilidades motoras, mas ampliam a
percepção que a criança tem de si e do mundo, visto que expressam ideias,
sentimentos e emoções. A partir dessa observação, foi desenvolvido o projeto Artistas Arteiros, cujo objetivo é
oferecer às crianças a possibilidade de produzir arte como meio de expressão de
ideias e emoções.
3. OBJETIVO GERAL
Levar as crianças a vivenciarem momentos de
livre criação, produzindo arte como forma de expressão de ideias e sentimentos.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar as crianças a:
·
Desenvolver a sensibilidade de perceber a arte
presente no cotidiano.
·
Produzir e apreciar obras de arte,
valorizando suas produções e as dos outros artistas.
·
Ampliar as percepções sensoriais por meio do contato
com diferentes materiais e suportes.
·
Desenvolver a motricidade fina.
5.
EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão
garantidas às crianças experiências que:
● Promovam a imersão em atividades de artes
plásticas.
● Promovam o conhecimento de si e do mundo por
meio da ampliação das percepções sensoriais, expressivas e corporais.
● Favoreçam o progressivo domínio das várias
formas de expressões gestual, verbal, plástica e musical.
● Ampliem a confiança e a participação nas
atividades individuais e coletivas.
● Recriem, em contextos significativos para as
crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço
temporais.
● Incentivem a curiosidade, a exploração, o
encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social.
6.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·
Pintura
livre e orientada em diferentes suportes (parede, tecido, bandejas de isopor e
papelão, figuras e letras em gesso, pregadores de roupa, cartolina, papel
madeira, caixas de papelão, embalagens, CD ou DVD, etc.; e usando diferentes
técnicas (pela sombra, espelhada, com sopro, com esponja, com seringa, com
barbante, com borrifador, com raspas de giz de cera, com molde vazado...)
·
Confecção
de painel com gravuras escolhidas pelas crianças
·
Mágica
das cores (tingir garrafas de água com papel crepom)
·
Observação
de réplicas de quadros famosos.
·
Modelagem
com gesso e argila
·
Colagem
utilizando diferentes materiais (borracha, crepom, sementes, botões, flores,
papel, etc.)
·
Pintura
no rosto
·
Dia da
Beleza (maquiagem, manicure)
·
Exposição
das obras produzidas pelas crianças (convidar os pais)
·
Brincadeira
Escorregando no mingau
·
Aula de
culinária (gelatina ou docinhos de leite em pó e anilina)
·
Carimbo
com legumes
7. RECURSOS
●
Papel (cartolina, sulfite, madeira, camurça, crepom, etc.)
●
Tecido para produção de telas
●
Argila
●
Gesso
●
Cola colorida
● Tinta guache
●Gizão de cera
●Pregadores de
roupa
●
Revistas/jornais
● Tesoura sem
ponta
● Bandejas de
isopor e papelão
● Toucas
higiênicas e material para aula de culinária (gelatina)
● Produtos de
maquiagem
●Seringas
● Borrifadores
●Barbante
●Anilina
●Amido de milho
8. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante
todo o projeto através da observação do envolvimento e participação das
crianças nas atividades propostas. Os registros serão escritos e fotográficos.
Ao final do projeto, sugere-se visita a uma galeria de arte.
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação
Básica. Brasília, 2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal
de Educação. Proposta Pedagógica da
Educação Infantil. Fortaleza: PMF, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário