terça-feira, 6 de maio de 2014

PROJETO ARTISTAS ARTEIROS

1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Artistas Arteiros

Período: 05/05/2014 a 30/05/2014

Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque.


2. JUSTIFICATIVA
As artes plásticas estão presentes no dia a dia das crianças do CEI Almerinda de Albuquerque. Elas desenham, pintam, modelam, colam... Durante a realização do projeto Educação com Sentidos, percebemos que as crianças, ao manipular diferentes materiais (areia, cola, algodão, tinta, giz de cera, etc.), quando da produção de trabalhos artísticos, ficavam mais concentradas e demonstravam prazer nessas atividades. Ficou claro, então, que as artes plásticas não apenas desenvolvem as percepções sensoriais e exercitam as habilidades motoras, mas ampliam a percepção que a criança tem de si e do mundo, visto que expressam ideias, sentimentos e emoções. A partir dessa observação, foi desenvolvido o projeto Artistas Arteiros, cujo objetivo é oferecer às crianças a possibilidade de produzir arte como meio de expressão de ideias e emoções.           
3.      OBJETIVO GERAL

Levar as crianças a vivenciarem momentos de livre criação, produzindo arte como forma de expressão de ideias e sentimentos.


4.      OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar as crianças a:

·         Desenvolver a sensibilidade de perceber a arte presente no cotidiano.
·         Produzir e apreciar obras de arte, valorizando suas produções e as dos outros artistas.
·         Ampliar as percepções sensoriais por meio do contato com diferentes materiais e suportes.
·         Desenvolver a motricidade fina.


5. EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
● Promovam a imersão em atividades de artes plásticas.
● Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação das percepções sensoriais, expressivas e corporais.
● Favoreçam o progressivo domínio das várias formas de expressões gestual, verbal, plástica e musical.
● Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
● Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
● Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, a indagação e o conhecimento acerca do mundo físico e social.

6.      SUGESTÕES DE ATIVIDADES
·         Pintura livre e orientada em diferentes suportes (parede, tecido, bandejas de isopor e papelão, figuras e letras em gesso, pregadores de roupa, cartolina, papel madeira, caixas de papelão, embalagens, CD ou DVD, etc.; e usando diferentes técnicas (pela sombra, espelhada, com sopro, com esponja, com seringa, com barbante, com borrifador, com raspas de giz de cera, com molde vazado...)
·         Confecção de painel com gravuras escolhidas pelas crianças
·         Mágica das cores (tingir garrafas de água com papel crepom)
·         Observação de réplicas de quadros famosos.
·         Modelagem com gesso e argila
·         Colagem utilizando diferentes materiais (borracha, crepom, sementes, botões, flores, papel, etc.)
·         Pintura no rosto
·         Dia da Beleza (maquiagem, manicure)
·         Exposição das obras produzidas pelas crianças (convidar os pais)
·         Brincadeira Escorregando no mingau
·         Aula de culinária (gelatina ou docinhos de leite em pó e anilina)
·         Carimbo com legumes
7. RECURSOS
● Papel (cartolina, sulfite, madeira, camurça, crepom, etc.)
● Tecido para produção de telas
● Argila
● Gesso
● Cola colorida
● Tinta guache
●Gizão de cera
●Pregadores de roupa
● Revistas/jornais
● Tesoura sem ponta
● Bandejas de isopor e papelão
● Toucas higiênicas e material para aula de culinária (gelatina)
● Produtos de maquiagem
●Seringas
● Borrifadores
●Barbante
●Anilina
●Amido de milho

8. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto através da observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas. Os registros serão escritos e fotográficos. Ao final do projeto, sugere-se visita a uma galeria de arte.
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza: PMF, 2009.




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