quinta-feira, 31 de julho de 2014

SE EU FOSSE UM PEIXINHO...

Depois de cantar a música Se eu fosse um peixinho (incluindo o nome de cada uma das crianças do Infantil 1), a educadora Manuela Nepomuceno pintou o mar em uma folha de cartolina, onde os pequeninos colaram gravuras de peixe e suas fotos. A brincadeira permite explorar a própria imagem e identificar a figura do outro, elementos essenciais à construção da identidade.















quarta-feira, 30 de julho de 2014

LETRA NO ROLO

Rolos de papel que seriam descartados viraram suportes para a letra inicial do nome das crianças do Infantil 2. A educadora Eliane de Freitas disponibilizou pinceis e tinta guache e os pequenos pintaram o rolo que, depois de seco, foi colado em suporte de papelão. Finalizando o trabalho, as crianças colaram a letra inicial no suporte.











MINHA HISTÓRIA

Depois de trabalhar com crachás, a educadora Manuela Nepomuceno leu para a turminha do Infantil 1 o relato dos pais sobre a escolha dos nomes das crianças.  Em seguida, os pequeninos  desenharam a história com lápis e bastão de cera.




 





 




segunda-feira, 28 de julho de 2014

LINGUAGEM ESCRITA E EDUCAÇÃO INFANTIL

No contexto grafocêntrico em que vivemos, as crianças convivem com a escrita – umas mais, outras menos, dependendo da camada social a que pertençam – muito antes de ingressar na instituição de educação infantil. Na obra Reflexões Sobre Alfabetização, Emília Ferreiro critica o falso pressuposto de que o acesso à linguagem escrita deve ser determinado pela idade da criança ou pela série que cursa. Para a autora, desde a mais tenra idade, as crianças vão construindo seu conceito de língua escrita, das funções do ler e do escrever, seu conhecimento de letras e números, da diferenciação entre portadores de textos, etc. É fundamental que os educadores desenvolvam atividades, sempre de natureza lúdica, que tenham como objetivo a familiarização dos pequenos com a língua escrita.

A seguir, registros de algumas atividades lúdicas que promovem o contato das crianças com a linguagem escrita.

OS PEQUENOS DO INFANTIL 3, UTILIZANDO BASTÕES DE CERA, PINTAM O PRENOME COM APOIO DE MOLDE VAZADO.












AS CRIANÇAS DO INFANTIL 2 USAM PRENDEDORES DE ROUPA PARA ESTENDER SEUS NOMES, PINTADOS EM TECIDO, EM UM VARAL.