quarta-feira, 16 de julho de 2014

TODO MUNDO TEM UM NOME

O CEI Almerinda de Albuquerque desenvolve, durante o mês de julho, o projeto "Todo Mundo tem um Nome".



1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto “Todo Mundo tem um Nome”.

2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

3. PERÍODO: 14 de julho de 2014 a 01 de agosto de 2014

4. JUSTIFICATIVA

A Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, determina no artigo 4º que “as propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. Assim, o objetivo maior do trabalho com o nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu. Sendo o nome uma palavra muito familiar e significativa para as crianças, o professor pode, a partir dele, desenvolver aprendizagens motivadoras de leitura e de escrita. A partir desse entendimento, as educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque desenvolveram o projeto “Todo Mundo tem um Nome”.
5. OBJETIVO GERAL
● Levar a criança a reconhecer-se como indivíduo único, no meio de outros também únicos, identificando seu nome, suas características, gostos, preferências e conhecendo suas habilidades e limites.
5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Reconhecer o próprio nome e os dos colegas em fichas, objetos pessoais, chamadinha...
● Identificar educadores e funcionários pelo nome
Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário
● Diferenciar letra e desenho
● Desenvolver habilidades grafo - motoras
● Promover a interação com colegas de outras salas, educadores e funcionários  

6. EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
7. ESTRATÉGIAS
● História do nome (Enviar bilhete aos pais solicitando que justifiquem o nome dado à criança e conversar com as crianças sobre a história de seus nomes).
● Chamadinha virtual
● Atividades com fotos
● Música com o nome das crianças
● Exploração de caixas com espelhos
● Atividades utilizando crachás
● Confecção de painel com nomes
● Confecção de documento de identidade 
● Identificação dos pertences da criança (escova, copo, toalha...) 
● Lista com nome de colegas, familiares, personagens de desenho, funcionários da unidade... (tendo o educador como escriba).
● Relações entre letras móveis e nome nas fichas
● Atividades em frente ao espelho (identifique a criança, fale de suas características, converse com ela...)
● Exposição de gravuras de pessoas com características diferentes
● Confecção de fichas com nomes (molde vazado)
 ● Modelagem da letra inciial
● Colagem de grãos na letra inicial do nome
● Comparação do tamanho dos nomes
● Caça à letra inicial do nome
● Brincadeiras dirigidas
● Cinema coletivo (vídeos com fotos e nomes)

8. RECURSOS
● DVD com fotos das crianças
● Álbuns de fotos
● Alfabeto móvel
● Caixas com espelhos
● Papel sulfite
● Papel madeira
● Tinta guache
● Cola colorida
● Lápis de cor
● Gizão de cera
● Cola
● Tesoura sem ponta
● Jornal e revistas

9. CULMINÂNCIA
Exibição de vídeo das crianças no dia do Cinema Coletivo (providenciar lanche diferente do cardápio habitual). Entrega do documento de identidade.
10. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto, através da observação do envolvimento das crianças nas diversas atividades sugeridas. O educador deve aproveitar o projeto para observar e registrar os avanços e dificuldades das crianças, notadamente no que se refere à oralidade e à interação social.

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