quarta-feira, 23 de julho de 2014

NOME NA BANDEIRA

Utilizando molde vazado, as crianças do Infantil 2 pintaram seus nomes em pedaços de tecido. A educadora Eliane de Freitas transformou o material em bandeirinhas que foram levadas para casa. Esse tipo de atividade desperta o interesse dos pequenos porque o nome próprio tem uma carga afetiva para a criança, vez que marca sua identidade. Sendo fixo, sempre igual, uma vez aprendido, mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios permitem às crianças as seguintes aprendizagens: 

- Diferenciar letras e números; 

- Diferenciar letras, umas das outras; 

- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome; 

- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.;  

- Orientação da escrita: da esquerda para a direita; 

- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos; 

- O nome das letras; 

- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala); 
- Habilidades grafomotoras; 

- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras. 


Fonte:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/nomes-proprios-428244.shtml

















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