Utilizando molde vazado, as crianças
do Infantil 2 pintaram seus nomes em pedaços de tecido. A educadora Eliane de
Freitas transformou o material em bandeirinhas que foram levadas para casa. Esse
tipo de atividade desperta o interesse dos pequenos porque o nome próprio tem
uma carga afetiva para a criança, vez que marca sua identidade. Sendo fixo,
sempre igual, uma vez aprendido, mesmo a criança
com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome
segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo
apresentado. As atividades com os nomes próprios permitem às crianças as
seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras
e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafomotoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/nomes-proprios-428244.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário