segunda-feira, 28 de julho de 2014

LINGUAGEM ESCRITA E EDUCAÇÃO INFANTIL

No contexto grafocêntrico em que vivemos, as crianças convivem com a escrita – umas mais, outras menos, dependendo da camada social a que pertençam – muito antes de ingressar na instituição de educação infantil. Na obra Reflexões Sobre Alfabetização, Emília Ferreiro critica o falso pressuposto de que o acesso à linguagem escrita deve ser determinado pela idade da criança ou pela série que cursa. Para a autora, desde a mais tenra idade, as crianças vão construindo seu conceito de língua escrita, das funções do ler e do escrever, seu conhecimento de letras e números, da diferenciação entre portadores de textos, etc. É fundamental que os educadores desenvolvam atividades, sempre de natureza lúdica, que tenham como objetivo a familiarização dos pequenos com a língua escrita.

A seguir, registros de algumas atividades lúdicas que promovem o contato das crianças com a linguagem escrita.

OS PEQUENOS DO INFANTIL 3, UTILIZANDO BASTÕES DE CERA, PINTAM O PRENOME COM APOIO DE MOLDE VAZADO.












AS CRIANÇAS DO INFANTIL 2 USAM PRENDEDORES DE ROUPA PARA ESTENDER SEUS NOMES, PINTADOS EM TECIDO, EM UM VARAL. 










 



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