segunda-feira, 11 de agosto de 2014

APRENDENDO COM O FOLCLORE



Para Alberto Ikeda, professor de Cultura Popular do Instituto de Artes da Unesp, é um  equívoco resumir o folclore às lendas e cantigas de roda. Para ele, estimular os estudantes a pesquisar sobre suas próprias comunidades e até mesmo hábitos familiares pode ser um ótimo ponto de partida para o ensino da noção de folclore. O estudioso aponta que para aproximar o folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, os educadores podem inserir nos planos de aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como abordagem exclusiva). Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala. Batucar e dançar ritmos regionais, por exemplo, faz os pequenos entrarem em contato com manifestações artísticas locais, que são expressões de sua cultura. "Começar com aquilo que o aluno traz facilita o entendimento da diversidade cultural", diz Ikeda.
Fonte: PECHI, Daniela. O Jeito Certo de Trabalhar o Folclore. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jeito-certo-trabalhar-folclore-635351.shtml


Atentas a essas recomendações, as educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque desenvolveram o projeto Aprendendo com o Folclore.

1. GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2. JUSTIFICATIVA
 As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque convivem com as tradições culturais brasileiras durante todo o ano: cantam músicas folclóricas, dançam ciranda, brincam com cavalinhos de pau, etc. O mês de agosto é, pois, mais uma oportunidade para que os pequenos entrem em contato com as manifestações de sua cultura.  
 3.      OBJETIVO GERAL

Aproveitar a riqueza do folclore brasileiro para enriquecer a linguagem, desenvolver a coordenação global e estimular a criatividade das crianças.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Levar as crianças a ter contato com algumas manifestações da cultura popular.
·         Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas a fim de valorizar nossas tradições culturais.
·         Desenvolver a linguagem oral por meio de lendas, músicas folclóricas, parlendas e trava-línguas.
·    Promover momentos de musicalização a fim de levar as crianças a usar o corpo como forma de expressão.

4.      EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.

 5. ESTRATÉGIAS
·         Envio de bilhete aos pais solicitando que descrevam uma brincadeira de sua infância. (Compartilhar com as crianças).
·         Brincadeiras tradicionais (cirandas, jogos com bolinhas de gude, pula-corda, etc.)
·         Corrida do Saci
·         Danças
·         Leitura de gravuras
·         Conto e reconto das lendas brasileiras
·         Desenho (representação das histórias/músicas)
·         Colagem (painel com personagens)
·         Trava-Língua
·         Adivinhas
·         Teatro de Dedoches/Fantoches
·         Aula de culinária e degustação de comidas típicas








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