sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SACIS MUITO DIFERENTES

Vygotsky (1984) afirma que o comportamento da criança, nas situações do dia-a-dia, é, quanto a seus fundamentos, o oposto daquele apresentado nas situações de brincadeira. Nesse sentido, a atividade lúdica cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança, que nela age além do comportamento habitual de sua idade. A brincadeira fornece, pois, ampla estrutura básica para mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação ao real. A partir desse entendimento, a educadora Roberta Bedê criou uma situação de faz de conta em que o pátio foi transformado em uma floresta (cheia de embalagens plásticas e outros materiais) e as crianças em sacis. Em seguida, disse aos pequenos que sacis não fazem só travessuras e podem ser os protetores da floresta. Propôs, então que recolhessem o lixo em sacos plásticos e colocassem no recipiente adequado. As crianças do Infantil 3 adoraram a brincadeira! 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário