As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque começaram hoje a desenvolver atividades do projeto De Patas, Penas e Escamas. O título é do livro de Malô Carvalho (Editora Autêntica). Veja abaixo o projeto na íntegra.
1.
IDENTIFICAÇÃO: Projeto De
Patas, Penas e Escamas
2. GRUPOS
ENVOLVIDOS: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de
Albuquerque
3. PERÍODO: 03 de novembro
a 12 de dezembro de 2014
4. JUSTIFICATIVA
As
crianças atendidas no CEI Almerinda de Albuquerque apresentam grande interesse
pelos animais, que têm uma importante presença em seu cotidiano (desenhos
animados, músicas, livros) e, além disso, possuem um caráter de identificação
em suas vivências pessoais e sociais. Músicas, livros e filmes que tratam do
tema são utilizados frequentemente nas atividades pedagógicas do centro, sempre
com ótima resposta das crianças. Durante o projeto Quem Conta um Conto Aumenta o Encanto, desenvolvido nos meses de
setembro e outubro de 2014, as educadoras observaram o encantamento das
crianças com os animais presentes nas histórias infantis. Personagens como o Lobo Mau, o Gato de Botas
e os Três Porquinhos despertaram a atenção dos pequenos.
Considerando que o estudo dos animais traz
associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza e, assim,
a criança sai do conceito eu para
conhecer o outro, foi desenvolvido o
Projeto De Patas, Penas e Escamas,
título do livro de Malô Carvalho (Editora Autêntica), que trata dos direitos
dos animais. A partir do conhecimento dos animais o projeto pretende levar a
criança a aprender sobre sua própria natureza, as particularidades do outro, o
meio ambiente, a cidadania e a responsabilidade.
3.
OBJETIVO GERAL
Levar as crianças a conhecer diversos animais,
reconhecendo-os como seres vivos que precisam de cuidados a fim de despertar o
interesse pela preservação da natureza.
3.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar as crianças a:
·
Conhecer os animais e estabelecer relações entre
eles (tamanho, cor, voz...)
·
Relacionar animais e seus filhotes
·
Identificar os locais onde vivem os animais (terra,
água, ar)
·
Reconhecer e reproduzir as vozes de alguns animais
·
Comparar/imitar os movimentos de alguns animais
(rastejar, pular, caminhar, nadar...)
· Identificar atitudes de cuidado com a natureza
6. EXPERIÊNCIAS
De acordo com o que determina o artigo 9º da Resolução Nº 05, de 17 de
dezembro de 2014, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento
do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de
experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação
ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da
criança;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações
quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades
individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da
biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não
desperdício dos recursos naturais;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com
diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema,
fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
7. ESTRATÉGIAS
·
Conto
e reconto de histórias infantis
·
Quebra-Cabeças
·
Exibição
de vídeos com o tema Animais
·
Leitura
de gravuras
·
Desenho
livre e orientado
·
Colagem
com elementos da natureza (areia, sementes, folhas secas)
·
Confecção
de máscaras de animais
·
Mímicas
·
Desfile
dos Bichos (utilizar fantasias)
·
Dobraduras
·
Confecção
de painel com gravuras de animais
·
Teatro
de Dedoches/Fantoches/Teatro de Sombras
·
Pintura
em diferentes suportes
·
Brincadeiras
variadas
·
Contato
com pequenos animais (cachorro, gato, coelho, peixe, tartaruga, pássaros)
·
Passeio
ao Zoológico Sargento Prata
8. RECURSOS
● Livros de histórias
● CDs e DVDs acerca do tema
● Fantasias de animais
● Papel sulfite/papel madeira
● Tinta guache/cola branca/cola colorida
● Lápis de cor/gizão de cera
● Tesoura sem ponta
● Pratos de papelão/Bandejas de isopor
● Jornais/Revistas
10. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das
educadoras acerca da participação da participação
das crianças nas atividades sugeridas. Os registros (escritos e fotográficos)
deverão acontecer durante todo o projeto e servir de suporte às mudanças que se
tornarem necessárias.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, Conselho Nacional
Educação. Brasília: MEC/SEF, 2009.
CARVALHO, Míriam Cristina Cazante. Projetos Pedagógicos do 3º milênio. Ed.
Gráfica Claranto: MG, maio 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário