segunda-feira, 3 de novembro de 2014

DE PATAS, PENAS E ESCAMAS

As crianças do CEI Almerinda de Albuquerque começaram hoje a desenvolver atividades do projeto De Patas, Penas e Escamas. O título é do livro de Malô Carvalho (Editora Autêntica). Veja abaixo o projeto na íntegra.


1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto De Patas, Penas e Escamas

2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

3. PERÍODO: 03 de novembro a 12 de dezembro de 2014

4. JUSTIFICATIVA
          As crianças atendidas no CEI Almerinda de Albuquerque apresentam grande interesse pelos animais, que têm uma importante presença em seu cotidiano (desenhos animados, músicas, livros) e, além disso, possuem um caráter de identificação em suas vivências pessoais e sociais. Músicas, livros e filmes que tratam do tema são utilizados frequentemente nas atividades pedagógicas do centro, sempre com ótima resposta das crianças. Durante o projeto Quem Conta um Conto Aumenta o Encanto, desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2014, as educadoras observaram o encantamento das crianças com os animais presentes nas histórias infantis.  Personagens como o Lobo Mau, o Gato de Botas e os Três Porquinhos despertaram a atenção dos pequenos.              
Considerando que o estudo dos animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza e, assim, a criança sai do conceito eu para conhecer o outro, foi desenvolvido o Projeto De Patas, Penas e Escamas, título do livro de Malô Carvalho (Editora Autêntica), que trata dos direitos dos animais. A partir do conhecimento dos animais o projeto pretende levar a criança a aprender sobre sua própria natureza, as particularidades do outro, o meio ambiente, a cidadania e a responsabilidade.

3.      OBJETIVO GERAL

Levar as crianças a conhecer diversos animais, reconhecendo-os como seres vivos que precisam de cuidados a fim de despertar o interesse pela preservação da natureza.

3.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar as crianças a:

·         Conhecer os animais e estabelecer relações entre eles (tamanho, cor, voz...)
·         Relacionar animais e seus filhotes
·         Identificar os locais onde vivem os animais (terra, água, ar)
·         Reconhecer e reproduzir as vozes de alguns animais
·         Comparar/imitar os movimentos de alguns animais (rastejar, pular, caminhar, nadar...)
·   Identificar atitudes de cuidado com a natureza

6. EXPERIÊNCIAS
De acordo com o que determina o artigo 9º da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

 7. ESTRATÉGIAS
·         Conto e reconto de histórias infantis
·         Quebra-Cabeças
·         Exibição de vídeos com o tema Animais
·         Leitura de gravuras
·         Desenho livre e orientado
·         Colagem com elementos da natureza (areia, sementes, folhas secas)
·         Confecção de máscaras de animais
·         Mímicas
·         Desfile dos Bichos (utilizar fantasias)
·         Dobraduras
·         Confecção de painel com gravuras de animais
·         Teatro de Dedoches/Fantoches/Teatro de Sombras
·         Pintura em diferentes suportes
·         Brincadeiras variadas
·         Contato com pequenos animais (cachorro, gato, coelho, peixe, tartaruga, pássaros)
·         Passeio ao Zoológico Sargento Prata
8. RECURSOS
● Livros de histórias
● CDs e DVDs acerca do tema
● Fantasias de animais
● Papel sulfite/papel madeira
● Tinta guache/cola branca/cola colorida
● Lápis de cor/gizão de cera
● Tesoura sem ponta
● Pratos de papelão/Bandejas de isopor
● Jornais/Revistas
10. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras acerca da participação da participação das crianças nas atividades sugeridas. Os registros (escritos e fotográficos) deverão acontecer durante todo o projeto e servir de suporte às mudanças que se tornarem necessárias. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, Conselho Nacional Educação. Brasília: MEC/SEF, 2009.

CARVALHO, Míriam Cristina Cazante. Projetos Pedagógicos do 3º milênio. Ed. Gráfica Claranto: MG, maio 2000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário