Crianças, educadores e pais do CEI Almerinda de Albuquerque estão desenvolvendo, nos meses de março e abril, o projeto Eu, Você e os Outros, voltado para a construção da identidade e da autonomia. Veja o projeto na íntegra.
1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto “Eu, Você e os Outros”.
2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras,
crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
3. PERÍODO: 02 de março a 30
de abril de 2015
4.
JUSTIFICATIVA
A Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009,
do Conselho Nacional de Educação, determina, no artigo 4º, que “as
propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança,
centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas
interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva,
brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra,
questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo
cultura”. O mesmo documento aponta, no artigo 8º, Inciso V, que “as
instituições de Educação Infantil devem prever condições para o trabalho
coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem o
reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo
interações entre crianças da mesma idade e crianças de idades diferentes". O artigo 9º, Inciso I, faz referência
à “expressão da individualidade”
como meio de construção do conhecimento de si e do mundo e o Inciso VI trata da
necessidade de oferecer às crianças “experiências
de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia nas ações de cuidado
pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar”.
A
partir da análise da legislação vigente, é possível inferir a grande
importância da construção da autonomia e da identidade das crianças, visto que
esses conceitos estão intimamente ligados ao conhecimento, ao desenvolvimento e
ao uso de recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações do
cotidiano.
A
identidade é um conceito que surge a partir da ideia de distinção, de diferenças
entre as pessoas (nome, características físicas, modos de agir e pensar,
história pessoal, etc.). Sua construção é gradativa e acontece por meio das
interações sociais estabelecidas pela criança (imitação-fusão-diferenciação). A
autonomia, às vezes confundida com autocuidado, é a capacidade de se conduzir e
tomar decisões por si próprio, levando em conta regras e valores, perspectiva
pessoal e perspectiva do outro – princípio das ações educativas. A passagem da
heteronomia para a autonomia supõe recursos internos (afetivos e cognitivos) e
externos (sociais e culturais). O autogoverno a ser exercitado pela criança
depende das noções que ela tem da importância da reciprocidade e da cooperação
entre as pessoas. Nessa perspectiva, o processo de construção da identidade e
da autonomia depende tanto das interações socioculturais quanto da vivência de
experiências consideradas essenciais à fusão, à diferenciação e à construção de
vínculos.
A
partir da observação dos primeiros dias das crianças no ano letivo de 2015 e na
tentativa de garantir oportunidades para que elas sejam capazes de construir
sua identidade e avançar gradativamente
da anomia para a autonomia, as educadoras desenvolveram o projeto Eu, Você e os Outros.
5. OBJETIVO GERAL
● Levar a criança a
reconhecer-se como indivíduo único, no meio de outros também únicos,
identificando seu nome, suas características, gostos, preferências e conhecendo
suas habilidades e limites.
5.1.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a
criança a:
● Interagir com
colegas de sala, de outras salas, educadores e funcionários.
● Identificar colegas,
educadores e funcionários pelo nome.
● Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes
do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário.
● Reconhecer o
próprio nome e os dos colegas em fichas, objetos pessoais, chamadinha...
●
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
● Realizar tarefas cotidianas (alimentar-se,
vestir-se, tomar banho, escovar os dentes, etc.) com progressiva autonomia.
● Adotar hábitos
de autocuidado, valorizando as atividades relacionadas com higiene,
alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
● Respeitar as
regrinhas do convívio social.
6.
EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à
Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do
projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento
de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas,
corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e
respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a
imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas
de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e
musical;
III -
possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação
com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros
textuais orais e escritos;
IV - recriem, em
contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas,
formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a
confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI -
possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia
das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VIII -
incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao
tempo e à natureza;
IX - promovam o
relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de
música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e
literatura;
XII -
possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas
fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
7.
ESTRATÉGIAS
● Chamadinha com
fotos (em meio físico e virtual), com fichas, com crachás, etc.
● Atividades com
fotos (construção de painel, comparação de fotos antigas e recentes, etc.)
● Músicas e
quadrinhas com os nomes das crianças
● Exploração de
caixas com espelhos
● Atividades
utilizando crachás
● Produção do
autorretrato
● Contato com os
pais para colher informações acerca das preferências das crianças (brincadeiras alimentos, filmes), suas alegrias, seus
medos, etc. Solicitar que enviem, se possível, foto das crianças quando bebês.
● História do
nome
● Confecção de
painel com nomes
● Confecção de
documento de identidade
● Identificação
dos pertences da criança (escova, copo, toalha...)
● Lista com nome
de colegas, familiares, funcionários da unidade... (tendo o educador como
escriba).
● Atividades com
as preferências das crianças (Gosto/Não Gosto)
● Relações entre
letras móveis e nome nas fichas
● Atividades de
sensibilização frente ao espelho (identifique a criança, fale de suas
características, converse com ela, peça que arrume o cabelo, observe a roupa...).
● Jogo das
expressões
● Exposição de
gravuras de pessoas com características diferentes
● Confecção de
fichas com nomes (molde vazado)
● Modelagem da
letra inicial
● Colagem de pedacinhos
de E.V.A e grãos na letra inicial do nome
● Caça a letra
inicial do nome
● Pintura
corporal (usar mingau tingido com anilina comestível)
● Caminhada no
Tapete das Sensações
● Confecção de
espelho com papel laminado e moldura de borracha colorida
● Brincadeiras livres
e dirigidas com a participação de todas as turmas
● Cinema (imagens
das crianças em diferentes momentos da rotina)
● Confecção de
livro com fotos e recortes de atividades (para cada criança)
● Contação de
histórias (O Mistério da Caixa Vermelha,
Eu sou Isso?, Rápido Como um Gafanhoto, Feito Bicho, Rita, não Grita, O Livro dos Sorrisos,O Mundo Inteiro, Rosita
Maria Antônia Martins da Silva, Um Bebê em Forma de Gente, Os dez Amigos, O Joelho
Juvenal, As Aventuras do Boneco Peteleco, Menina Bonita do Laço de Fita; Lagarta Banguela, Borboleta Bela; Aninha e
João; Quem sou eu?; Gente de Muitos Anos;
Papai!; Como é Bonito o pé do Igor, A Galinha Fofoqueira, Chapeuzinho
Amarelo, Livro dos Medos, Aprendo com meus Amigos, O Patinho Feio, Eu o Amo
Muito, O Sanduíche da Maricota, Tenho Medo, mas dou um Jeito, Ai! Que Medo!; Eu
não Quero Tomar Banho; Não Vou Dormir, ...)
8. RECURSOS
● Chamadinha
virtual
● Fichas com
nomes
● Crachás (Letra
inicial, pré-nome)
● DVD com imagens
das crianças
● Álbuns de fotografias
● Envelopes de
gravuras
● Alfabeto móvel
● Caixas com
espelhos
● Papel sulfite,
cartolina, papel madeira
● Tinta guache,
cola colorida
● Gizão de cera
● Cola
● Tesoura sem
ponta
● Jornais e
revistas
9.
CULMINÂNCIA
Exibição de vídeo das crianças no dia do Cinema
Coletivo (providenciar lanche diferente do cardápio habitual), com participação
das famílias.
10. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto, através da observação do
envolvimento das crianças nas diversas
atividades sugeridas. O educador deve observar e registrar os avanços e
dificuldades das crianças, notadamente no que se refere à interação social, à
oralidade e à autonomia nas ações cotidianas.
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