terça-feira, 3 de março de 2015

EU, VOCÊ E OS OUTROS




Crianças, educadores e pais do CEI Almerinda de Albuquerque estão desenvolvendo, nos meses de março e abril, o projeto Eu, Você e os Outros, voltado para a construção da identidade e da autonomia. Veja o projeto na íntegra.

1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto “Eu, Você e os Outros”.


   2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

   3. PERÍODO: 02 de março a 30 de abril de 2015

   4. JUSTIFICATIVA

A Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Educação, determina, no artigo 4º, que “as propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. O mesmo documento aponta, no artigo 8º, Inciso V, que “as instituições de Educação Infantil devem prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem o reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças da mesma idade e crianças de idades diferentes". O artigo 9º, Inciso I, faz referência à “expressão da individualidade” como meio de construção do conhecimento de si e do mundo e o Inciso VI trata da necessidade de oferecer às crianças “experiências de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar”. 
A partir da análise da legislação vigente, é possível inferir a grande importância da construção da autonomia e da identidade das crianças, visto que esses conceitos estão intimamente ligados ao conhecimento, ao desenvolvimento e ao uso de recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações do cotidiano.
A identidade é um conceito que surge a partir da ideia de distinção, de diferenças entre as pessoas (nome, características físicas, modos de agir e pensar, história pessoal, etc.). Sua construção é gradativa e acontece por meio das interações sociais estabelecidas pela criança (imitação-fusão-diferenciação). A autonomia, às vezes confundida com autocuidado, é a capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras e valores, perspectiva pessoal e perspectiva do outro – princípio das ações educativas. A passagem da heteronomia para a autonomia supõe recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais). O autogoverno a ser exercitado pela criança depende das noções que ela tem da importância da reciprocidade e da cooperação entre as pessoas. Nessa perspectiva, o processo de construção da identidade e da autonomia depende tanto das interações socioculturais quanto da vivência de experiências consideradas essenciais à fusão, à diferenciação e à construção de vínculos.
A partir da observação dos primeiros dias das crianças no ano letivo de 2015 e na tentativa de garantir oportunidades para que elas sejam capazes de construir sua identidade  e avançar gradativamente da anomia para a autonomia, as educadoras desenvolveram o projeto Eu, Você e os Outros.


   5. OBJETIVO GERAL
● Levar a criança a reconhecer-se como indivíduo único, no meio de outros também únicos, identificando seu nome, suas características, gostos, preferências e conhecendo suas habilidades e limites.
5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a:
● Interagir com colegas de sala, de outras salas, educadores e funcionários.  
● Identificar colegas, educadores e funcionários pelo nome.
Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo, nas situações em que isso se fizer necessário.
● Reconhecer o próprio nome e os dos colegas em fichas, objetos pessoais, chamadinha...
● Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
 ● Realizar tarefas cotidianas (alimentar-se, vestir-se, tomar banho, escovar os dentes, etc.) com progressiva autonomia.
● Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atividades relacionadas com higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
● Respeitar as regrinhas do convívio social.
6. EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

7. ESTRATÉGIAS
● Chamadinha com fotos (em meio físico e virtual), com fichas, com crachás, etc.
● Atividades com fotos (construção de painel, comparação de fotos antigas e recentes, etc.)
● Músicas e quadrinhas com os nomes das crianças
● Exploração de caixas com espelhos
● Atividades utilizando crachás
● Produção do autorretrato
● Contato com os pais para colher informações acerca das preferências das crianças (brincadeiras alimentos, filmes), suas alegrias, seus medos, etc. Solicitar que enviem, se possível, foto das crianças quando bebês.
● História do nome
● Confecção de painel com nomes
● Confecção de documento de identidade 
● Identificação dos pertences da criança (escova, copo, toalha...) 
● Lista com nome de colegas, familiares, funcionários da unidade... (tendo o educador como escriba).
● Atividades com as preferências das crianças (Gosto/Não Gosto)
● Relações entre letras móveis e nome nas fichas
● Atividades de sensibilização frente ao espelho (identifique a criança, fale de suas características, converse com ela, peça que arrume o cabelo, observe a roupa...).
● Jogo das expressões
● Exposição de gravuras de pessoas com características diferentes
● Confecção de fichas com nomes (molde vazado)
● Modelagem da letra inicial
● Colagem de pedacinhos de E.V.A e grãos na letra inicial do nome
● Caça a letra inicial do nome
● Pintura corporal (usar mingau tingido com anilina comestível)
● Caminhada no Tapete das Sensações
● Confecção de espelho com papel laminado e moldura de borracha colorida
● Brincadeiras livres e dirigidas com a participação de todas as turmas
● Cinema (imagens das crianças em diferentes momentos da rotina)
● Confecção de livro com fotos e recortes de atividades (para cada criança)
● Contação de histórias (O Mistério da Caixa Vermelha, Eu sou Isso?, Rápido Como um Gafanhoto, Feito Bicho, Rita, não Grita,  O Livro dos Sorrisos,O Mundo Inteiro, Rosita Maria Antônia Martins da Silva, Um Bebê em Forma de Gente, Os dez Amigos, O Joelho Juvenal, As Aventuras do Boneco Peteleco, Menina Bonita do Laço de Fita;  Lagarta Banguela, Borboleta Bela; Aninha e João; Quem sou eu?; Gente de Muitos Anos;  Papai!; Como é Bonito o pé do Igor, A Galinha Fofoqueira, Chapeuzinho Amarelo, Livro dos Medos, Aprendo com meus Amigos, O Patinho Feio, Eu o Amo Muito, O Sanduíche da Maricota, Tenho Medo, mas dou um Jeito, Ai! Que Medo!; Eu não Quero Tomar Banho; Não Vou Dormir, ...)
8. RECURSOS
● Chamadinha virtual
● Fichas com nomes
● Crachás (Letra inicial, pré-nome)
● DVD com imagens das crianças
● Álbuns de fotografias
● Envelopes de gravuras
● Alfabeto móvel
● Caixas com espelhos
● Papel sulfite, cartolina, papel madeira
● Tinta guache, cola colorida
● Gizão de cera
● Cola
● Tesoura sem ponta
● Jornais e revistas
9. CULMINÂNCIA
Exibição de vídeo das crianças no dia do Cinema Coletivo (providenciar lanche diferente do cardápio habitual), com participação das famílias.
10. AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto, através da observação do envolvimento das  crianças nas diversas atividades sugeridas. O educador deve observar e registrar os avanços e dificuldades das crianças, notadamente no que se refere à interação social, à oralidade e à autonomia nas ações cotidianas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário