2.
GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e famílias do CEI
Almerinda de Albuquerque
3.
PERÍODO: 27 de novembro a 08 de dezembro de 2017.
4.
JUSTIFICATIVA
O
CEI Almerinda de Albuquerque começou a participar, no ano de 2016, do projeto
intergeracional “Contando e Encantando: Crianças e Idosos Como
Protagonistas”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.
Dentre as ações do projeto, a turminha visitou a Instituição de Longa
Permanência Para Idosos Casa e São Vicente de Paulo, em outubro de 2017 e teve
a oportunidade de interagir com as internas, momento importante para quebrar
barreiras geracionais, vencer preconceitos e favorecer um convívio mais amoroso
das crianças com os idosos.
Algumas de nossas crianças moram
com os avós e muitas delas com pais e avós na mesma casa. Sendo assim, é
fundamental que conheçam o processo de envelhecimento, valorizem os saberes dos
idosos e convivam com eles de forma harmoniosa. Na tentativa de contribuir para que isso ocorra, as
educadoras do centro criaram o projeto Gente
de Muitos Anos, título de um livro de Malô Carvalho, que chama a atenção
para os direitos dos idosos.
5. OBJETIVO GERAL
●
Levar a criança a refletir sobre as mudanças que ocorrem nas pessoas com a
passagem do tempo, por meio de atividades lúdicas e de vivências com a
participação de idosos.
5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a:
●
Identificar as mudanças físicas que ocorrem no processo de envelhecimento.
●
Despertar a curiosidade acerca dos saberes dos idosos
●
Reconhecer os idosos como sujeitos de direitos
●
Conviver com os idosos de forma harmoniosa
6. EXPERIÊNCIAS
Em
atendimento ao Inciso V, art. 7º, da Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de
Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças
experiências que promovam a construção de “novas formas de sociabilidade e de
subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade
do planeta e com o rompimento de
relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero,
regional, linguística e religiosa”. (GRIFOS NOSSOS)
7. ESTRATÉGIAS
* Envio de bilhetinhos aos pais
solicitando informaçoes sobre os idosos que fazem parte da família e convivem
com a criança. (Usar dados nas rodas de conversa)
* Exibição de vídeos e fotos de idosos em
diferentes atividades (Incentivar a fala das crianças acerca das gravuras).
* Rodas de história (Gente de Muitos Anos, de Malô Carvalho, Dona Chica Chicabum, de Ítalo Castelar, Era uma vez três velhinhas, de Anna Cláudia Ramos, Um menino pé de quê?, de Sérgio Neo, A Casa Sonolenta, de Audrey Wood, Abença, Vovó, de Domar Vieira da Silva, O Dedal da Vovó, de Lúcia Pimentel Goés,
A Cesta de Dona Maricota e O Grande Rabanete, de Tatiana Belinky. O
Bolo da Vovó, de Arlete Alonso, Chá
das Dez, de Celso Sisto, e Um Amor de
Família, de Ziraldo.
* Confecção de painel com fotos antigas e
recentes das crianças (Conversar sobre as mudanças que acontecem ao longo do
tempo). Sugere-se que as educadoras incluam suas prórpias fotos no painel.
* Montagem de quebra-cabeças de sequência
temporal.
* Atividades de sensibilização frente ao
espelho
* Produção de desenho orientado (Meu avô,
minha avó etc.)
* Visita de idosos da comunidade ao centro
(entrevista, contação de histórias, dança etc.)
* Encenação de peça teatral (educadoras e
crianças) inspirada no livro Era uma vez
três velhinhas, de Anna Cláudia Ramos.
* Confecção de obra de arte com dedal de
costura.
* Pintura de máscaras de idosos.
* Teatro com fantoches (família)
* Aula de culinária (receitas do tempo da
vovó)
* Produção e entrega de cartões aos idosos
que moram no entorno da instituição.
8.
AVALIAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário