A turminha do CEI Almerinda de
Albuquerque começou a viver, na manhã de hoje, as experiências do projeto Canta, Criança (veja abaixo).
1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: Canta, Criança!
Período: 05/03/2018
a 04/05/2018
Grupos Envolvidos:
Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2. JUSTIFICATIVA
No contexto da educação infantil, ao
longo de sua história, a música vem sendo usada com o objetivo de formar
hábitos, atitudes e comportamentos, como lavar as mãos antes das refeições,
escovar os dentes, guardar os brinquedos; realização de comemorações: dia da
árvore, dia das mães, Natal; memorização de conteúdos matemáticos e de outras
linguagens etc. No entanto, as contribuições da música no desenvolvimento
infantil são muito maiores.
A Proposta Curricular Para a
Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza aponta dez motivos
para favorecer a linguagem musical das crianças, dentre eles a função
socializadora da música, o fortalecimento do equilíbrio emocional, a formação
do senso estético, o desenvolvimento da motricidade, da oralidade, da
capacidade de memorização e do raciocínio lógico-matemático, além da promoção
do bem-estar dos pequenos. Nessa perspectiva, as práticas pedagógicas do CEI
Almerinda de Albuquerque incluem a música na rotina diária. As educadoras
promovem, cotidianamente, rodas de canções e brincadeiras cantadas, além da
exploração de instrumentos musicais variados, momentos em que se vê o encantamento
que essa linguagem artística provoca na turminha. A partir dessa observação,
nasceu o projeto Canta, criança!
3. OBJETIVO
GERAL
● Levar
a criança a desenvolver a linguagem musical por meio da participação em
atividades lúdicas e prazerosas, a fim de utilizar essa linguagem para
expressar ideias, emoções e sentimentos.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a criança a:
·
Ampliar a percepção
auditiva, percebendo os sons do ambiente, do próprio corpo e de músicas
diversas.
·
Desenvolver o
vocabulário, incorporando novas palavras e expressões, por meio da interação
com canções variadas, brincadeiras cantadas, poemas, parlendas e trava-línguas.
· Explorar diferentes
materiais sonoros (instrumentos musicais, embalagens, utensílios de cozinha, suportes
com água...), estabelecendo diferenças entre os sons produzidos.
·
Brincar com a música em
diferentes situações (cirandas de roda, brincadeiras cantadas, show de calouros...), interagindo com
colegas e educadores.
·
Movimentar-se ao som de
ritmos variados, desenvolvendo noções espaciais.
·
Produzir obras de arte
(desenho/pintura, modelagem), expressando os sentimentos despertados pela
música.
4.
EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão
garantidas às crianças experiências que:
·
Promovam a interação das
crianças com diversificadas manifestações de música, cinema, teatro, poesia e
literatura.
·
Possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e de interação com a linguagem oral e
escrita, e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e
escritos.
·
Promovam o conhecimento
de si por meio da ampliação das experiências sensoriais, expressivas e
corporais e da expressão da individualidade.
·
Favoreçam a imersão nas
diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões
gestual, verbal, plástica e musical.
·
Recriem, em contexto
significativo para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e
orientações espaço temporais.
·
Ampliem a confiança e a
participação nas atividades individuais e coletivas.
5. ESTRATÉGIAS
·
Envio de bilhetinho aos pais, solicitando lista
das músicas preferidas da família e da criança. (Socialização nas rodas de
conversa e de canções)
·
Montagem de painel com letras de música e
imagens.
·
Audição de CD com sons do cotidiano
·
Audição de músicas variadas
·
Exibição de vídeos musicais
·
Leitura de poemas com rimas
·
Exploração de instrumentos musicais
variados
·
Confecção de instrumentos musicais a
partir de material reciclável
·
Brincadeiras cantadas variadas
·
Massagem relaxante ao som de músicas
suaves
·
Chamadinha com fotos e música
·
Narrativa de histórias que tragam
referência à música (Duas Festas de Ciranda, Maria que ria, Um som...
animal!Animais do nosso entorno, O Jogo da Parlenda, As Caretas do Boi da Cara
Preta, A Doce Cozinheira Borboletinha, A Família do Sapo Sapeca, Os Irmãos
Carneirinho e Carneirão. Sobe, Sobe, Dona Aranha, As Mentiras da Beth Barata, A
Menina e o Tambor, Tequinho, o Menino Samba, Tequinho e o Ensaio da Bateria, A
Canção de Rosamélia, Dona Chica Chicabum, A Festa da Muriçoca, A Festa no Céu,
A Flauta do Tatu, O Flautista de Bremen, Sinsalabim, poesia para mim, A Festa
dos Bichos; Paca, cara, cará, caramujo, cotia: Viva a cantoria; O Banho da
Bicharada, O que rima com..., O Boi da Cara de Todas as Cores, O Puxa-Puxa da
Bruxa, dentre outras.).
·
Exploração do varal de instrumentos musicais
·
Passeio pela rua para ouvir/identificar os
sons. Produção de texto coletivo, tendo o professor como escriba. (Turmas Infantil
II e Infantil III)
·
Desfile de pijamas ao som de músicas de
ninar (Infantil 1)
·
Produção de sons, usando o próprio corpo
·
Produção de sons com objetos variados
(panelas, tampas, colheres, brinquedos, embalagens, etc.)
·
Apreciação do silêncio (falar baixinho na
roda de conversa, dispor colchonetes para as crianças relaxarem, tentar não
produzir sons por alguns minutos)
·
Confecção de painel com gravuras de
instrumentos musicais
·
Produção de desenho/pintura livre, ao som
de diferentes músicas
·
Jogo do Dado Musical
·
Produção de vídeos das crianças falando e/ou
cantando (exibição coletiva)
·
Apresentação de músicas infantis com
instrumentista convidado.
·
Montagem de coral e ensaio de peças
musicais (apresentação nas sextas-coletivas)
·
Programa de calouros com participação de
crianças, pais e educadores
6. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras sobre a evolução
das crianças no que diz respeito ao desenvolvimento da expressão oral e da
ampliação do repertório musical, bem como das interações entre elas. Os
registros (escritos e imagéticos) deverão acontecer durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução
Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília,
2009.
FORTALEZA. Proposta
Pedagógica Para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.
Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal
de Fortaleza, 2016.
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