segunda-feira, 5 de março de 2018

CANTA, CRIANÇA!


A turminha do CEI Almerinda de Albuquerque começou a viver, na manhã de hoje, as experiências do projeto Canta, Criança (veja abaixo).  




1.      IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Canta, Criança!

Período: 05/03/2018 a 04/05/2018

Grupos Envolvidos: Crianças, educadoras e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

2.      JUSTIFICATIVA

            No contexto da educação infantil, ao longo de sua história, a música vem sendo usada com o objetivo de formar hábitos, atitudes e comportamentos, como lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes, guardar os brinquedos; realização de comemorações: dia da árvore, dia das mães, Natal; memorização de conteúdos matemáticos e de outras linguagens etc. No entanto, as contribuições da música no desenvolvimento infantil são muito maiores.
            A Proposta Curricular Para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza aponta dez motivos para favorecer a linguagem musical das crianças, dentre eles a função socializadora da música, o fortalecimento do equilíbrio emocional, a formação do senso estético, o desenvolvimento da motricidade, da oralidade, da capacidade de memorização e do raciocínio lógico-matemático, além da promoção do bem-estar dos pequenos. Nessa perspectiva, as práticas pedagógicas do CEI Almerinda de Albuquerque incluem a música na rotina diária. As educadoras promovem, cotidianamente, rodas de canções e brincadeiras cantadas, além da exploração de instrumentos musicais variados, momentos em que se vê o encantamento que essa linguagem artística provoca na turminha. A partir dessa observação, nasceu o projeto Canta, criança!

3.      OBJETIVO GERAL

● Levar a criança a desenvolver a linguagem musical por meio da participação em atividades lúdicas e prazerosas, a fim de utilizar essa linguagem para expressar ideias, emoções e sentimentos.


3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar a criança a:

·         Ampliar a percepção auditiva, percebendo os sons do ambiente, do próprio corpo e de músicas diversas.
·         Desenvolver o vocabulário, incorporando novas palavras e expressões, por meio da interação com canções variadas, brincadeiras cantadas, poemas, parlendas e trava-línguas.
·      Explorar diferentes materiais sonoros (instrumentos musicais, embalagens, utensílios de cozinha, suportes com água...), estabelecendo diferenças entre os sons produzidos.
·         Brincar com a música em diferentes situações (cirandas de roda, brincadeiras cantadas, show de calouros...), interagindo com colegas e educadores.
·         Movimentar-se ao som de ritmos variados, desenvolvendo noções espaciais.
·         Produzir obras de arte (desenho/pintura, modelagem), expressando os sentimentos despertados pela música.


4.      EXPERIÊNCIAS

Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:

·         Promovam a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, cinema, teatro, poesia e literatura.
·         Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e de interação com a linguagem oral e escrita, e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
·         Promovam o conhecimento de si por meio da ampliação das experiências sensoriais, expressivas e corporais e da expressão da individualidade.
·         Favoreçam a imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal, plástica e musical.
·         Recriem, em contexto significativo para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·         Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.

5.      ESTRATÉGIAS

·         Envio de bilhetinho aos pais, solicitando lista das músicas preferidas da família e da criança. (Socialização nas rodas de conversa e de canções)  
·         Montagem de painel com letras de música e imagens.
·         Audição de CD com sons do cotidiano
·         Audição de músicas variadas
·         Exibição de vídeos musicais
·         Leitura de poemas com rimas
·         Exploração de instrumentos musicais variados
·         Confecção de instrumentos musicais a partir de material reciclável
·         Brincadeiras cantadas variadas
·         Massagem relaxante ao som de músicas suaves
·         Chamadinha com fotos e música
·         Narrativa de histórias que tragam referência à música (Duas Festas de Ciranda, Maria que ria, Um som... animal!Animais do nosso entorno, O Jogo da Parlenda, As Caretas do Boi da Cara Preta, A Doce Cozinheira Borboletinha, A Família do Sapo Sapeca, Os Irmãos Carneirinho e Carneirão. Sobe, Sobe, Dona Aranha, As Mentiras da Beth Barata, A Menina e o Tambor, Tequinho, o Menino Samba, Tequinho e o Ensaio da Bateria, A Canção de Rosamélia, Dona Chica Chicabum, A Festa da Muriçoca, A Festa no Céu, A Flauta do Tatu, O Flautista de Bremen, Sinsalabim, poesia para mim, A Festa dos Bichos; Paca, cara, cará, caramujo, cotia: Viva a cantoria; O Banho da Bicharada, O que rima com..., O Boi da Cara de Todas as Cores, O Puxa-Puxa da Bruxa, dentre outras.).
·         Exploração do varal de instrumentos musicais
·         Passeio pela rua para ouvir/identificar os sons. Produção de texto coletivo, tendo o professor como escriba. (Turmas Infantil II e Infantil III)
·         Desfile de pijamas ao som de músicas de ninar (Infantil 1)
·         Produção de sons, usando o próprio corpo
·         Produção de sons com objetos variados (panelas, tampas, colheres, brinquedos, embalagens, etc.)
·         Apreciação do silêncio (falar baixinho na roda de conversa, dispor colchonetes para as crianças relaxarem, tentar não produzir sons por alguns minutos)
·         Confecção de painel com gravuras de instrumentos musicais
·         Produção de desenho/pintura livre, ao som de diferentes músicas
·         Jogo do Dado Musical
·         Produção de vídeos das crianças falando e/ou cantando (exibição coletiva)
·         Apresentação de músicas infantis com instrumentista convidado.
·         Montagem de coral e ensaio de peças musicais (apresentação nas sextas-coletivas)
·         Programa de calouros com participação de crianças, pais e educadores

6. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras sobre a evolução das crianças no que diz respeito ao desenvolvimento da expressão oral e da ampliação do repertório musical, bem como das interações entre elas. Os registros (escritos e imagéticos) deverão acontecer durante todo o projeto.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
FORTALEZA. Proposta Pedagógica Para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2016.

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