segunda-feira, 26 de março de 2018

CARTINHA PARA A MAMÃE


Pais e educadores devem construir uma relação construtiva e estável, visto que partilham a função de promover o desenvolvimento integral das crianças. Nesse sentido, a equipe do CEI Almerinda de Albuquerque procura ouvir sugestões e críticas, além de informar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e o dia a dia das crianças. O envio de  cartas e bilhetes é uma das estratégias usadas para manter os pais informados sobre tudo o que acontece no centro. Abaixo a cartinha enviada aos familiares das crianças do Infantil 1 após o período de adaptação.

Mamãe,

         Há alguns dias comecei a frequentar a creche. Foi um momento angustiante para nós. Chorei ao entrar naquele ambiente, com pessoas que eu não conhecia. Vi muitos brinquedos, mas não me animei com nenhum deles, sentia saudade e só queria voltar para casa. Acho que meus coleguinhas também sentiram a mesma coisa porque eles também choravam, uns mais do que outros.
         Alguns colegas já falam e outros só se comunicam com gestos. Os que ainda não falam expressam sua irritação por meio da mordida, o que não é bom. Sei que a senhora fica triste por me ver machucado, mas o meu amiguinho não tem culpa, com o tempo ele vai parar de fazer isso.
         Muitas pessoas cuidam de mim na creche. As tias Manuela, Leidiane, Manu e Scheila são minhas professoras. Quem me recebe pela manhã é a tia Dalila. As tias Sônia e Cláubia fazem as comidinhas, que são muito gostosas.  A tia Deusimar lava minhas roupas, meu lençol e minha toalha sempre que estão sujos. O tio Elivan deixa a creche limpinha. As tias Carla, Leonete e Lidya são professoras dos meus coleguinhas maiores. Estou conhecendo todas as pessoas e aprendendo a confiar nelas. Agora quase não choro mais. 
Eu brinco muito na sala e no parquinho e aprendo muitas coisas. Leio muitos livros e revistas e escuto histórias muito bonitas. Também já estou começando a comer com a minha mãozinha. O meu dia é agitado, então descanso, depois do almoço, no colchonete ou na rede, tirando uma soneca. Quando o dia termina, me arrumo para esperar por você. Tudo isso faz parte da minha rotina. 
Mamãe, se eu ficar doente não me leve à creche, avise à tia Dalila que eu preciso de cuidados e vou ficar em casa. Também não se esqueça de me pegar no horário marcado, quando você atrasa eu fico triste.   
                                                                          Um beijo
                                                                                                           ______________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário