A turminha do CEI Almerinda de
Albuquerque adora riscar e rabiscar. A partir dessa observação e considerando a
importância do desenho como forma de linguagem, desenvolvemos o projeto No Mundo de Dona Garatuja, que
apresentamos a seguir.
1. IDENTIFICAÇÃO
Projeto: No Mundo de Dona Garatuja
Período: 02/05/2016
17/05/2013
Grupos Envolvidos:
Crianças, educadoras
e pais do CEI Almerinda de Albuquerque
2. JUSTIFICATIVA
O desenho
é precedido pela garatuja, fase inicial do grafismo. Semelhante ao brincar, a
garatuja se caracteriza, inicialmente, pelo exercício da ação e, segundo Piaget
(1971), passa a ser desenho a partir do reconhecimento pela criança de um
objeto no traçado que realizou. O ato de desenhar contribui na elaboração
conceitual dos objetos e eventos pelas crianças, além de desenvolver a
coordenação motora fina, a organização do pensamento, a construção de noções
espaciais, dentre outros aspectos. Nessa perspectiva, é fundamental que os
educadores disponibilizem tempos, espaços e materiais para que essa forma de
expressão possa estar presente na rotina das instituições de educação infantil.
Observamos,
cotidianamente, o prazer que as crianças do CEI Almerinda de Albuquerque
experimentam ao produzir marcas sobre papel, parede, bandeja, prato de papelão,
tecido, etc. Os pequenos ficam bastante concentrados durante as atividades que
envolvem ações gráficas e apresentam, orgulhosos, seus traços, riscos e
rabiscos. Podemos dizer que a turminha está brincando com garatujas, mesmo que
algumas crianças já comecem a atribuir significado aos seus traços. Perceber
essa evolução levou as educadoras da unidade a desenvolver o projeto No Mundo de Dona Garatuja, cujo objetivo
é oferecer às crianças oportunidades para desenhar livremente, em suportes de
diferentes tamanhos e texturas; em posições variadas e usando diferentes
materiais, a fim de que possam ampliar o desenvolvimento motor e fazer
representações de suas ideias e sentimentos.
3. OBJETIVOS
Levar a criança a:
·
Representar graficamente suas ideias e sentimentos,
desenvolvendo sua sensibilidade, criatividade e modo peculiar de expressão artística.
·
Explorar materiais concretos variados, ampliando
suas experiências sensoriais.
·
Desenvolver a coordenação motora fina
·
Construir noções espaciais
·
Ampliar o universo discursivo
4. EXPERIÊNCIAS
Em
atendimento às diretrizes da Resolução Nº 05, de 17 de dezembro de 2009, do
Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão
garantidas às crianças experiências que:
·
Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da
ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem
movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e
desejos da criança.
·
Favoreçam sua imersão nas diferentes linguagens e o
progressivo domínio das várias formas das expressões gestual, verbal e plástica.
·
Recriem, em contexto significativo para elas,
relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais.
·
Ampliem a confiança e a participação nas atividades
individuais e coletivas.
5. ESTRATÉGIAS
·
Desenho livre e orientado em diferentes suportes
(azulejo, jornal, papel madeira, forma de pizza, lousa, tecido, tela, saco
plástico, lixa, pratos de papelão, bandejas de isopor, CD, etc.) e usando
materiais variados (lápis comum, canetinha colorida, gizão de cera, marcador
permanente, pincel de quadro branco, lápis de cor, carvão, guache, cotonete,
esponja, barbante, cola colorida, tinturas de cenoura e beterraba...)
·
Exploração de Envelope de Gravuras (desenhos
variados)
·
Roda de conversa sobre o tema
·
Produção de autorretrato
·
Produção de desenhos pelos pais/responsáveis, junto
com as crianças
·
Visita ao Parque Ecológico Rio Branco (desenho a
partir do passeio)
·
Exposição de desenhos para visitação da comunidade
6. AVALIAÇÃO
Parecer descritivo das educadoras sobre a evolução
das crianças no que diz respeito ao desenvolvimento das ações gráficas e do uso
da linguagem oral para apresentar suas produções. Os registros (escritos e imagéticos)
deverão acontecer durante todo o projeto.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução
Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília,
2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza:
PMF, 2009.
PIAGET, J. A
formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
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