Friedmann (1995) aponta a relevância do resgate das brincadeiras
tradicionais, considerando que elas fazem parte do nosso patrimônio lúdico. Para a autora, essas brincadeiras promovem o desenvolvimento de capacidades físicas,
motoras, sociais, cognitivas e linguísticas das crianças. A Resolução
Nº 05/2009 do Conselho Nacional de Educação, Inciso XI, determina que as práticas pedagógicas que
compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos
norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que “propiciem
a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições
culturais brasileiras”. As crianças do Infantil 3 e a educadora Telma Rodrigues adoraram atender à legislação vigente e se divertiram com
brincadeiras de roda, jogando bilas e pulando corda durante uma tarde inteira.
FONTE: FRIEDMANN, Adriana. Jogos
Tradicionais. Série Idéias, São Paulo: FDE, n.7, p. 54-61. 1995.
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