terça-feira, 1 de agosto de 2017

MATEMÁTICA DE BRINCAR

O CEI Almerinda de Albuquerque inciou hoje as atividades do segundo semestre de 2017. Muitas brincadeiras para receber as crianças e apresentação do projeto Matemática de Brincar (veja abaixo) marcaram o dia no centro.


1. IDENTIFICAÇÃO: Projeto “Matemática de Brincar”.

2. GRUPOS ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de Albuquerque

3. PERÍODO: 01 de agosto de 2017 a 06 de outubro de 2017.

4. JUSTIFICATIVA

As crianças, desde muito pequenas, entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas, ouvem e falam sobre números, comparam, agrupam, separam, ordenam, acompanham a marcação do tempo feita pelos adultos, observam e experimentam as propriedades e as formas dos objetos, exploram e comparam pesos e tamanhos, percorrem e exploram diferentes espaços e distâncias, etc. Esses conhecimentos, assistemáticos e heterogêneos, variam de acordo com a cultura e o meio social nos quais as crianças estão inseridas e constituem um bom ponto de partida para novas aprendizagens. (MONTEIRO, 2010).
A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil estabelece o campo Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, voltado para a inserção das crianças em espaços e tempos de diferentes dimensões e para sua curiosidade em relação ao mundo físico e sociocultural, dentro dos quais se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos. Sendo assim, o mesmo documento aponta que as práticas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem “promover interações e brincadeiras nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações”.
Durante o encontro pedagógico realizado em julho de 2017, as educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque mencionaram a crescente curiosidade das crianças em relação a conhecimentos matemáticos como contagem, ordenação, medidas, formas etc. O grupo referiu que a unidade já garante experiências diversas com foco no campo Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, mas isso ainda não ocorreu de forma mais sistematizada. A partir dessa observação, nasceu o projeto Matemática de Brincar, cujo objetivo é criar oportunidade para que as crianças ampliem seus conhecimentos acerca do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los no seu cotidiano.  

5. OBJETIVOS
Levar a criança a:
INFANTIL I
·         Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
·         Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
·         Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
·         Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
·         Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
·         Experimentar e resolver situações-problema do seu cotidiano.
·         Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

INFANTIL II e INFANTIL III

·         Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (sonoridade, textura, peso, tamanho, posição no espaço).
·         Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
·         Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
·         Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
·         Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
·         Analisar situações-problema do cotidiano, levantando hipóteses, dados e possibilidades de solução.
·         Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
·         Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
·         Identificar quantidades de forma não-convencional (meninas e meninos, presentes e ausentes, bonecas, bolas, livros etc.).
6. EXPERIÊNCIAS
Em atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
7. ESTRATÉGIAS
* Manuseio de objetos diversos, explorando características como cor, forma, textura, temperatura etc.
* Caça a objetos (encontrar objetos a partir de indicações orais ou de gravuras).
* Atividades de esconder e procurar, seguindo pistas (em cima de, embaixo de, perto de, dentro de, fora de...).
* Atividades de construção com materiais diversos (caixas, blocos de madeira, dados de espuma, peças de encaixe etc.).
* Percursos e labirintos (as crianças devem percorrer os trajetos de diferentes formas– em pé, agachadas, se arrastando, rolando...).
* Transporte de objetos (água, areia, brinquedos...), a fim de desenvolver noções de cheio/vazio; leve, pesado.
* Atividades de percepção sensorial (cabra-cega com alimentos diversos; exploração de instrumentos musicais; trajetos com elementos de texturas/temperaturas variadas etc.).
* Montagem de quebra-cabeças variados.
* Identificação de formas nos ambientes internos e externos.
* Atividades de percepção visual/classificação com uso de objetos variados (guardar brinquedos em caixas/cestos com indicações; separar botões, tampas ou bolinhas em diferentes potes a partir de um atributo etc.).
* Exploração de envelope de gravuras (Rotina) a fim de desenvolver noções de tempo - antes/depois)
* Inclusão, em todas as salas, de diferentes portadores numéricos (calendários, fita métrica, calculadora).
* Recitação dos números em situações variadas (chamadinha, brincadeiras, alimentação, aulas de culinária etc.).
* Brincadeiras cantadas, envolvendo conceitos matemáticos.
* Brincadeiras de faz de conta com materiais que contenham números escritos ― notas e moedas, fitas métricas, embalagens de alimentos, propaganda de supermercado, agendas de telefone, calculadoras.
* Brincadeiras com elementos da natureza (areia, argila, água).
* Consulta diária ao quadro do tempo.
* Medição e registro da altura das crianças. (Manter na sala a fim de trabalhar noções de pequeno/grande; maior que/menor que).
* Medição não-convencional (palmos, passos) e convencional (fita métrica, régua) de diferentes espaços/objetos. 
* Produção de calendário do mês com marcação dos aniversários.
* Confecção da carteirinha com peso e altura.
* “Aulas” de culinária a fim de identificar medidas/transformações.
* Plantio de sementes e observação do crescimento das plantas.
* Passeio pelas ruas do entorno com o objetivo de identificar formas e números, seguindo referências do educador.
* Ida ao zoológico com a participação dos familiares (contato com elementos da natureza, observação/exploração dos espaços etc.).  
8. AVALIAÇÃO
Os educadores devem registrar o histórico dos conhecimentos adquiridos pelas crianças nos instrumentais sugeridos pela SME (fichas avaliativas e relatórios individuais) e utilizar outras formas de observação como fotos, vídeos, falas das crianças e portfólios.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
FORTALEZA. Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, 2016.
MONTEIRO, Priscila. As crianças e o conhecimento matemático: Experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas. Disponível em  http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7160-2-8-criancas-cconhecimento-priscila-monteiro/file

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