O CEI Almerinda de Albuquerque inciou hoje as atividades do segundo semestre de 2017. Muitas brincadeiras para receber as crianças e apresentação do projeto Matemática de Brincar (veja abaixo) marcaram o dia no centro.
1.
IDENTIFICAÇÃO: Projeto “Matemática de
Brincar”.
2. GRUPOS
ENVOLVIDOS: Educadoras, crianças e pais do CEI Almerinda de
Albuquerque
3.
PERÍODO: 01 de agosto de 2017 a 06 de outubro de 2017.
4.
JUSTIFICATIVA
As
crianças, desde muito pequenas, entram em contato com grande quantidade e
variedade de noções matemáticas, ouvem e falam sobre números, comparam, agrupam,
separam, ordenam, acompanham a marcação do tempo feita pelos adultos, observam
e experimentam as propriedades e as formas dos objetos, exploram e comparam
pesos e tamanhos, percorrem e exploram diferentes espaços e distâncias, etc.
Esses conhecimentos, assistemáticos e heterogêneos, variam de acordo com a
cultura e o meio social nos quais as crianças estão inseridas e constituem um
bom ponto de partida para novas aprendizagens. (MONTEIRO, 2010).
A
Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil estabelece o campo Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações, voltado para a inserção das
crianças em espaços e tempos de diferentes dimensões e para sua curiosidade em
relação ao mundo físico e sociocultural, dentro dos quais se deparam, frequentemente,
com conhecimentos matemáticos. Sendo assim, o mesmo documento aponta que as
práticas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem “promover
interações e brincadeiras nas quais as crianças possam fazer observações,
manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e
consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e
indagações”.
Durante
o encontro pedagógico realizado em julho de 2017, as educadoras do CEI
Almerinda de Albuquerque mencionaram a crescente curiosidade das crianças em
relação a conhecimentos matemáticos como contagem, ordenação, medidas, formas
etc. O grupo referiu que a unidade já garante experiências diversas com foco no
campo Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, mas isso ainda
não ocorreu de forma mais sistematizada. A partir dessa observação, nasceu o
projeto Matemática de Brincar, cujo
objetivo é criar oportunidade para que as crianças ampliem seus conhecimentos acerca
do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los no seu cotidiano.
5.
OBJETIVOS
Levar a criança a:
INFANTIL
I
·
Explorar e descobrir as propriedades de
objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
·
Explorar relações de causa e efeito
(transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo
físico.
·
Explorar o ambiente pela ação e
observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
·
Manipular, experimentar, arrumar e
explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
·
Manipular materiais diversos e variados
para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
·
Experimentar e resolver
situações-problema do seu cotidiano.
·
Vivenciar diferentes ritmos, velocidades
e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores
etc.).
INFANTIL II e INFANTIL III
·
Explorar e descrever semelhanças e
diferenças entre as características e propriedades dos objetos (sonoridade,
textura, peso, tamanho, posição no espaço).
·
Observar, relatar e descrever incidentes
do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
·
Compartilhar, com outras crianças,
situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora
dela.
·
Identificar relações espaciais (dentro e
fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes,
durante e depois).
·
Classificar objetos, considerando
determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
·
Analisar situações-problema do
cotidiano, levantando hipóteses, dados e possibilidades de solução.
·
Utilizar conceitos básicos de tempo
(agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa,
devagar).
·
Contar oralmente objetos, pessoas,
livros etc., em contextos diversos.
·
Identificar quantidades de forma
não-convencional (meninas e meninos, presentes e ausentes, bonecas, bolas,
livros etc.).
6.
EXPERIÊNCIAS
Em
atendimento à Resolução Nº 05 do Conselho Nacional de Educação, durante o
desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
I -
promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências
sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla,
expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
IV
- recriem, em contextos significativos para as crianças, relações
quantitativas, medidas, formas e orientações espaçotemporais;
V -
ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e
coletivas;
VIII -
incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a
indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao
tempo e à natureza;
7.
ESTRATÉGIAS
* Manuseio
de objetos diversos, explorando características como cor, forma, textura,
temperatura etc.
* Caça a
objetos (encontrar objetos a partir de indicações orais ou de gravuras).
* Atividades
de esconder e procurar, seguindo pistas (em cima de, embaixo de, perto de,
dentro de, fora de...).
*
Atividades de construção com materiais diversos (caixas, blocos de madeira,
dados de espuma, peças de encaixe etc.).
*
Percursos e labirintos (as crianças devem percorrer os trajetos de diferentes formas–
em pé, agachadas, se arrastando, rolando...).
*
Transporte de objetos (água, areia, brinquedos...), a fim de desenvolver noções
de cheio/vazio; leve, pesado.
*
Atividades de percepção sensorial (cabra-cega com alimentos diversos;
exploração de instrumentos musicais; trajetos com elementos de
texturas/temperaturas variadas etc.).
*
Montagem de quebra-cabeças variados.
*
Identificação de formas nos ambientes internos e externos.
*
Atividades de percepção visual/classificação com uso de objetos variados (guardar
brinquedos em caixas/cestos com indicações; separar botões, tampas ou bolinhas em
diferentes potes a partir de um atributo etc.).
*
Exploração de envelope de gravuras (Rotina) a fim de desenvolver noções de
tempo - antes/depois)
*
Inclusão, em todas as salas, de diferentes portadores numéricos (calendários,
fita métrica, calculadora).
*
Recitação dos números em situações variadas (chamadinha, brincadeiras,
alimentação, aulas de culinária etc.).
*
Brincadeiras cantadas, envolvendo conceitos matemáticos.
*
Brincadeiras de faz de conta com materiais que contenham números escritos ―
notas e moedas, fitas métricas, embalagens de alimentos, propaganda de
supermercado, agendas de telefone, calculadoras.
*
Brincadeiras com elementos da natureza (areia, argila, água).
*
Consulta diária ao quadro do tempo.
* Medição
e registro da altura das crianças. (Manter na sala a fim de trabalhar noções de
pequeno/grande; maior que/menor que).
* Medição
não-convencional (palmos, passos) e convencional (fita métrica, régua) de
diferentes espaços/objetos.
*
Produção de calendário do mês com marcação dos aniversários.
*
Confecção da carteirinha com peso e altura.
* “Aulas”
de culinária a fim de identificar medidas/transformações.
* Plantio
de sementes e observação do crescimento das plantas.
* Passeio
pelas ruas do entorno com o objetivo de identificar formas e números, seguindo
referências do educador.
* Ida ao
zoológico com a participação dos familiares (contato com elementos da natureza,
observação/exploração dos espaços etc.).
8. AVALIAÇÃO
Os educadores devem registrar o histórico dos conhecimentos
adquiridos pelas crianças nos instrumentais sugeridos pela SME (fichas
avaliativas e relatórios individuais) e utilizar outras formas de observação
como fotos, vídeos, falas das crianças e portfólios.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução Nº 5.
Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação
e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
FORTALEZA. Proposta
Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/Secretaria
Municipal de Educação de Fortaleza, 2016.
MONTEIRO, Priscila. As crianças e o conhecimento matemático: Experiências de exploração
e ampliação de conceitos e relações matemáticas. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7160-2-8-criancas-cconhecimento-priscila-monteiro/file
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