quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

QUEM SOMOS E O QUE PENSAMOS



            O CEI Almerinda de Albuquerque, como unidade de ensino da rede municipal, iniciou suas atividades em maio de 2007. No entanto, a história da instituição é bem mais antiga. Teve início em 1986, quando a Associação de Moradores do Lagamar, em casa doada por uma organização não governamental francesa, passou a atender algumas crianças em regime de tempo integral, sob a coordenação de uma pessoa da comunidade. As crianças eram cuidadas por algumas mães que estavam desempregadas e a entidade era mantida com doações. Dez anos depois, em 1996, a entidade assinou convênio com a Secretaria de Ação Social do Estado (SAS) e assim funcionou até 2006, ano em que fechou as portas. A então Creche Paraíso Infantil reabriu em 2007, com o nome Creche Municipal Almerinda de Albuquerque. Inicialmente, funcionava apenas com auxiliares de sala e pessoal de apoio. Depois, chegaram as professoras substitutas e, finalmente, em 2010, foram lotadas professores efetivos da rede municipal. Atualmente, a unidade funciona com três salas (Infantil I, Infantil II e Infantil III) e atende mais de sessenta crianças da comunidade do Lagamar e do entorno.

            A rotina diária do Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque, contempla atividades voltadas ao cuidado pessoal (escovação de dentes, banho, repouso...) e atividades que se convencionou chamar de educativas, atendendo à premissa de não desvincular cuidado e educação. Esses momentos são planejados levando em conta o desenvolvimento crescente da independência e a construção da autonomia das crianças. Elas são constantemente estimuladas a cuidar de sua higiene pessoal sozinhas, usar o banheiro corretamente, além de vestir e despir peças do vestuário, de acordo com o seu desenvolvimento motor. As crianças do Infantil I vivenciam ao longo do ano o abandono gradativo das fraldas, conquista que é comemorada por elas, pelas educadoras e pelas famílias. Importante destacar que o afeto dos que fazem a instituição é fundamental para o desenvolvimento de todas as atividades da rotina.    

            A brincadeira ocupa a maior parte do tempo das crianças no Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque. As crianças utilizam a pequena área externa para brincadeiras de roda, banhos de bacia ou piscina, amarelinha, atividades com escada, bambolês, bolas, túnel etc. Como o espaço é reduzido, há um rodízio para a utilização do pátio, que não tem piso adequado à realização de algumas atividades. Às sextas-feiras, acontecem momentos de interação com as crianças de todas as salas. Nas salas de aula, a formação tradicional com mesas e cadeiras é mantida durante a realização de atividades gráficas, no momento do lanche e em outras atividades que exigem o apoio da mesa. O espaço é ocupado por brincadeiras diversas como jogos de construção, encaixe, quebra-cabeça simples, memória, boliche, elástico etc.

FUNCIONAMENTO

            O regime de funcionamento do Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque organiza-se em jornada de dez horas, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Há um mês de férias (julho) e recesso de dez dias na segunda quinzena de dezembro.

            Para o atendimento das crianças (média de 60 a cada ano letivo), a unidade funciona com três classes: Infantil I, Infantil II e Infantil II, com cerca de vinte crianças em cada uma. Não há crianças com deficiências ou transtornos globais matriculadas no Centro.

O quadro de funcionários é composto de três professoras, três auxiliares de serviços educacionais, duas manipuladoras de alimentos, duas auxiliares de serviços gerais e quatro porteiros, sob a coordenação de uma orientadora educacional. Coordenadora, professoras e auxiliares de serviços educacionais são graduadas em Pedagogia. O pessoal de apoio cursou pelo menos o Ensino Fundamental.  

A gestão é centrada na coordenadora, embora as decisões quanto à aplicação de recursos financeiros, reuniões de pais, mudança na rotina, dentre outras, sejam tomadas, sempre que possível, de forma coletiva. Não há funcionários de apoio administrativo e nem coordenadora pedagógica na instituição.

A unidade realizou recentemente uma avaliação, aplicando o INDIQUEI (Indicadores de Qualidade da Educação Infantil), com a presença de pais e outras pessoas da comunidade. Os resultados apontam para a necessidade de melhorias da infraestrutura física. Quanto ao trabalho pedagógico, houve a aprovação dos pais e demais participantes.   



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