O CEI Almerinda de Albuquerque, como
unidade de ensino da rede municipal, iniciou suas atividades em maio de 2007.
No entanto, a história da instituição é bem mais antiga. Teve início em 1986,
quando a Associação de Moradores do Lagamar, em casa doada por uma organização
não governamental francesa, passou a atender algumas crianças em regime de
tempo integral, sob a coordenação de uma pessoa da comunidade. As crianças eram
cuidadas por algumas mães que estavam desempregadas e a entidade era mantida
com doações. Dez anos depois, em 1996, a entidade assinou convênio com a
Secretaria de Ação Social do Estado (SAS) e assim funcionou até 2006, ano em
que fechou as portas. A então Creche Paraíso Infantil reabriu em 2007, com o
nome Creche Municipal Almerinda de Albuquerque. Inicialmente, funcionava apenas
com auxiliares de sala e pessoal de apoio. Depois, chegaram as professoras
substitutas e, finalmente, em 2010, foram lotadas professores efetivos da rede
municipal. Atualmente, a unidade funciona com três salas (Infantil I, Infantil
II e Infantil III) e atende mais de sessenta crianças da comunidade do Lagamar
e do entorno.
A rotina diária do
Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque, contempla atividades voltadas
ao cuidado pessoal (escovação de dentes, banho, repouso...) e atividades que se
convencionou chamar de educativas, atendendo à premissa de não desvincular
cuidado e educação. Esses momentos são planejados levando em conta o
desenvolvimento crescente da independência e a construção da autonomia das
crianças. Elas são constantemente estimuladas a cuidar de sua higiene pessoal
sozinhas, usar o banheiro corretamente, além de vestir e despir peças do
vestuário, de acordo com o seu desenvolvimento motor. As crianças do Infantil I
vivenciam ao longo do ano o abandono gradativo das fraldas, conquista que é
comemorada por elas, pelas educadoras e pelas famílias. Importante destacar que
o afeto dos que fazem a instituição é fundamental para o desenvolvimento de
todas as atividades da rotina.
A brincadeira ocupa a
maior parte do tempo das crianças no Centro de Educação Infantil Almerinda de
Albuquerque. As crianças utilizam a pequena área externa para brincadeiras de
roda, banhos de bacia ou piscina, amarelinha, atividades com escada, bambolês,
bolas, túnel etc. Como o espaço é reduzido, há um rodízio para a utilização do
pátio, que não tem piso adequado à realização de algumas atividades. Às
sextas-feiras, acontecem momentos de interação com as crianças de todas as
salas. Nas salas de aula, a formação tradicional com mesas e cadeiras é mantida
durante a realização de atividades gráficas, no momento do lanche e em outras
atividades que exigem o apoio da mesa. O espaço é ocupado por brincadeiras
diversas como jogos de construção, encaixe, quebra-cabeça simples, memória,
boliche, elástico etc.
FUNCIONAMENTO
O regime de funcionamento do Centro
de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque organiza-se em jornada de dez
horas, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Há um mês de férias (julho)
e recesso de dez dias na segunda quinzena de dezembro.
Para o atendimento das crianças
(média de 60 a cada ano letivo), a unidade funciona com três classes: Infantil
I, Infantil II e Infantil II, com cerca de vinte crianças em cada uma. Não há
crianças com deficiências ou transtornos globais matriculadas no Centro.
O quadro de funcionários é composto de três professoras, três auxiliares
de serviços educacionais, duas manipuladoras de alimentos, duas auxiliares de
serviços gerais e quatro porteiros, sob a coordenação de uma orientadora
educacional. Coordenadora, professoras e auxiliares de serviços educacionais
são graduadas em Pedagogia. O pessoal de apoio cursou pelo menos o Ensino
Fundamental.
A gestão é centrada na coordenadora, embora as decisões quanto à
aplicação de recursos financeiros, reuniões de pais, mudança na rotina, dentre
outras, sejam tomadas, sempre que possível, de forma coletiva. Não há
funcionários de apoio administrativo e nem coordenadora pedagógica na
instituição.
A unidade realizou recentemente uma avaliação, aplicando o INDIQUEI
(Indicadores de Qualidade da Educação Infantil), com a presença de pais e
outras pessoas da comunidade. Os resultados apontam para a necessidade de
melhorias da infraestrutura física. Quanto ao trabalho pedagógico, houve a
aprovação dos pais e demais participantes.
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