quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SABERES E SABORES

Durante o mês de janeiro, o CEI Almerinda de Albuquerque desenvolve o projeto Saberes e Sabores.


IDENTIFICAÇÃO

Projeto: Saberes e Sabores
Período: 04/01/2013 a 01/02/2013
Grupos Envolvidos: Educadoras, crianças e pais do Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque

JUSTIFICATIVA

         A alimentação é importante para satisfazer as necessidades nutricionais da criança, bem como na promoção da mastigação, da deglutição e do contato com novos sabores. Assim, é necessário que as crianças consumam alimentos variados: frutas, verduras, legumes, carne, peixe, ovos etc. Observando que algumas crianças ainda recusam alimentos do cardápio oferecido na unidade, as educadoras do CEI Almerinda de Albuquerque desenvolveram o projeto Saberes e Sabores.

OBJETIVO GERAL

Promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades lúdicas que estimulem a experimentação de novos sabores e promovam a expressão das preferências.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar as crianças a

Conhecer diferentes formas, texturas, aromas e sabores a partir da experimentação de alimentos,
Estabelecer diferenças entre doce, salgado, amargo e azedo.
Manifestar suas preferências alimentares.
Compreender a importância dos alimentos na promoção da saúde.

EXPERIÊNCIAS
Durante o desenvolvimento do projeto serão garantidas às crianças experiências que:
 Ampliem a confiança e a participação nas atividades individuais e coletivas.
Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação das percepções sensoriais, expressivas e corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos das crianças.
Favoreçam a imersão nas diferentes linguagens e o progressivo domínio das várias formas de expressões gestual, verbal, plástica e musical.
Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas   e orientações espaço temporais.
 Permitam elaborar a autonomia em ações de cuidado pessoal, saúde e bem-estar.
Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, a indagação e o conhecimento   acerca do mundo físico e social.
Promovam a imersão em atividades de artes plásticas, música, poesia e literatura.
Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Visita à cozinha da unidade para observação do fabrico das refeições.
Exposição dos alimentos consumidos na unidade.
Degustação de alimentos não incluídos no cardápio da unidade 
Confecção de painel com gravuras (ou rótulos) de alimentos e fala das crianças.
Identificação de alimentos pelos sentidos (tato, visão, paladar, olfato)
Audição de músicas relacionadas ao tema
Aula de culinária (sanduíche, geladinho, docinho, salada de frutas.
Contação de histórias
O Sanduíche da Maricota (Avelino Guedes, Editora Moderna).
A Formiga Amiga (Bartolomeu Gomes de Queirós, Editora Moderna)
No Tempo em que a Televisão Mandava no Carlinhos (Ruth Rocha, Editora FTD)
A Galinha Ruiva e João e o pé de Feijão (Contos Clássicos, Editora Vale das Letras)
Algodão-doce Doce (Sérgio Néo, Coleção PAIC Prosa e Poesia, Seduc, 2009)
Caju e Castanha (Ana Cristina Silva de Oliveira, Coleção PAIC Prosa e Poesia, Seduc, 2010)
Brincadeira com água (identificação de cheio/vazio)
Tintura de tecido com anilina, beterraba e cenoura.
Pintura com carimbo de legumes.
Colagem com grãos.
Dramatizações.
Atividade com nutricionista.
Visita ao supermercado.
Brincadeiras
BISCOITINHO QUEIMADO
Objetivos: Desenvolver a percepção sensorial e a cooperação.
Material: Um brinquedo.
Desenvolvimento: O educador esconde um brinquedo qualquer (o “biscoitinho queimado”), enquanto os participantes estão de olhos fechados. Depois grita: “Biscoitinho queimado!”, e os outros têm que tentar encontrá-lo. Quando uma criança chega perto do “biscoitinho queimado”, o educador grita seu nome e fala: “Está quente!”. Se estiver longe, ele grita “Está frio!”. Quem encontrar o brinquedo primeiro ganha.
COLHER CORRENTE
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora, a atenção, noções espacial e temporal e socialização. 
Material: Colheres de sobremesa e caramelos.
Desenvolvimento: As crianças formam duas filas com número igual de pessoas. Elas ficam sentadas frente a frente, cada uma com uma colher de sobremesa. O primeiro da fila recebe na sua colher, presa com o cabo na boca, um caramelo, que deverá passar para a colher do vizinho. A brincadeira começa e, sob uma ordem dada pelo educador, cada um deverá passar o caramelo, com a colher na boca, para a colher do vizinho, sem ajuda das mãos, que devem ficar cruzadas nas costas. Toda vez que o caramelo cair, a criança pode recolhê-lo com a mão e continuar a brincadeira. Ganha a fileira que primeiro conseguir passar o seu caramelo de colher para colher até o final.
APANHADOR DE BATATAS

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora, a agilidade e a percepção visual.

Material: Jornal e revistas, dois cestos de boca larga.

Desenvolvimento: Os participantes devem amassar várias folhas de jornal e revistas (serão as “batatas”). O educador deve distribuir as “batatas” em vários lugares. A um sinal do educador, os participantes, divididos em duas equipes, devem apanhar as “batatas” e colocar no cesto destinado ao seu grupo. Vence a equipe que apanhar o maior número de “batatas”. 

BATATINHA FRITA

Objetivos: Desenvolver a coordenação dinâmica e estática.

Material: Nenhum.

Desenvolvimento: O educador será “dono dos movimentos”. Ele fica parado com os olhos fechados enquanto os participantes se movimentam livremente. O “dono dos movimentos” recita: “Batatinha frita, Frita na manteiga, 1, 2, 3, Se mexer vai pro xadrez”. No momento em ele terminar de recitar, todos os participantes “perdem os movimentos”, devendo parar na posição que se encontram. A partir daí, cabe ao “dono dos movimentos” caminhar entre os participantes, tentando de alguma forma fazer com que alguém se mexa (sem tocar neles). Caso isso aconteça, a pessoa que se mexeu vai para “o xadrez” saindo da brincadeira. Vence o jogo aquele que conseguir não se mexer.

BATATA QUENTE
Objetivos: Desenvolver a coordenação motora, a atenção e a agilidade.
Material: Um objeto pequeno (uma bolinha, por exemplo).
Desenvolvimento: Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguinte canção: “Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!” Quando a música terminar, quem estiver com o objeto na mão, sai da roda.  
DANÇA DA LARANJA
Objetivos: Desenvolver o equilíbrio dinâmico e estático e a socialização.
Material: Laranjas em quantidade correspondente a metade do número de participantes, aparelho de som e CD.
Desenvolvimento: Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.
A SOPA ESTÁ PRONTA

Objetivos: Desenvolver a coordenação motora ampla, a atenção e percepção auditiva e a linguagem oral.

Material: Um gorro de cozinheiro.

Desenvolvimento: Colocar as crianças em círculo. Uma criança é sorteada para ser o cozinheiro. Recebe o gorro e caminha em volta do grupo escolhendo crianças para representarem vários ingredientes: macarrão, arroz, temperos, água etc. O “cozinheiro” vai para o centro da roda e começa a chamar os “ingredientes”, que devem pular rapidamente para o centro. A criança que não for rápido para a “panela” sai temporariamente da brincadeira. Quando todas as crianças forem chamadas, o “cozinheiro” deve gritar: “A sopa está pronta!”. A brincadeira recomeça com a escolha
de outra criança para ser o “cozinheiro”.

LARANJA NO PÉ

Objetivos: Desenvolver habilidades motoras, a atenção e o espírito de cooperação.

Material: Duas laranjas.

Desenvolvimento: participantes divididos em dois grupos. Os grupos devem ficar em duas fileiras, uma de frente para a outra, sentados em cadeiras, com os pés tocando o chão. Uma laranja é colocada sobre os pés (que estão unidos) da primeira pessoa de cada fila, que procurará passar a laranja sem a deixar cair, para os pés da segunda pessoa e assim por diante. Se a laranja cair, a brincadeira prosseguirá, do ponto em que caiu, utilizando o tempo que for preciso. Será vencedor o grupo que terminar primeiro.

(JUCÁ, Dalila. Falando Sério:100 Brincadeiras. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.)
RECURSOS
 Gravuras
Livros de histórias
CD variados
Papel madeira
Papel sulfite
Cola colorida
Tinta guache
Gizão de cera
Cola branca
Revistas/jornais
Tesoura sem ponta
Bandejas de isopor
Grãos de arroz, milho e feijão
Toucas higiênicas e material para aula de culinária.
Copos, pratos e colheres descartáveis.

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o projeto através da observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas. Os registros serão escritos e fotográficos. Ao final do projeto, sugere-se uma visita ao supermercado do bairro para simulação de compra de diferentes alimentos. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Resolução Nº 5. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Brasília, 2009.
FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Pedagógica da Educação Infantil. Fortaleza: PMF, 2009.


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